28 pág.

Requalificação Urbana seminario

Disciplina:Projeto de Urbanismo73 materiais721 seguidores
Pré-visualização1 página
Intervenção Urbana
Amanda, Lucas
Projeto de Urbanismo: Complexidade urbana
Contoso Ltd.
1

Histórico
Com o constante crescimento das cidades, as mudanças em respostas a crises econômicas ou até grandes avanços econômicos com a implantação de grandes empreendimentos imobiliários, levam ao abandono e degradação de outras áreas das cidades. Esse abandono ocorre no setor publico e privado, levando a degradação e desvalorização dos espaços e das áreas entorno de um local ou setor.

Parque linear sobre o rio Manzanares Madri, Espanha

Contoso Ltd.
2

Histórico
 Intervenções urbanas tem o objetivo de permitir que o usuario crie uma identificação com a cidade e também permitem que os cidadãos com interesses em comum se encontrem. Devido a seus vários benefícios, este tipo de intervenção se enquadra no urbanismo tático, definido como ações dos cidadãos que criam novos espaços públicos;

High Line, Nova Iorque
Contoso Ltd.
3

Histórico
Estão ligadas à mesma ideia: transformar e regenerar espaços, zonas ou áreas urbanas a fim de rejuvenescer-las através da reconstrução de prédios ou de espaços públicos. Esses processos surgem da necessidade de resolver questões econômicas, sociais ou ambientais. Para que a população possa usufruir e ser impactada de forma positiva pela área transformada, o planejamento deve apoiar-se na participação da comunidade.

Superkilen é um parque situado no bairro de Nørrebro, em Copenhague
Contoso Ltd.
4

Viaduto da Estação de Seul, Coreia do Sul
 O projeto, assinado pelo escritório MVRDV, transformou o elevado que seria demolido em um parque de um quilômetro com mais de 24 mil plantas. 
Concluído em 1970, o viaduto da estação de Seul foi por muitos anos um símbolo do progresso nacional, entretanto, a estrutura de um quilômetro de extensão passou por uma radical transformação a cargo do escritório MVRDV, sendo reaberta em 2010 como um jardim urbano com mais de 23 mil plantas.

Contoso Ltd.
5

Viaduto da Estação de Seul, Coreia do Sul
“O viaduto para pedestres tornou a cidade, e especialmente a região central, mais verde, mais amigável e mais atrativa, enquanto conectamos todos os remendos verdes em uma área maior”
O projeto também idealiza ruas e elevados que possam ser conectados ao Seoullo 7017, como uma forma de espalhar a iniciativa pela metrópole.

Contoso Ltd.
6

Contoso Ltd.
7

Contoso Ltd.
8

Contoso Ltd.
9

Porto Maravilha, Rio de janeiro
A intervenção prevê a implantação de um novo sistema viário, com base em uma malha de vias estruturantes para integrar a área de intervenção com o centro e bairros próximos. O projeto também prevê o alargamento de um túnel existente sob o Morro da Providência e a criação de calhas ajardinadas destinadas à futura implantação de um circuito de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT).

Contoso Ltd.
10

Porto Maravilha, Rio de janeiro
PRINCIPAIS IMPACTOS DA OPERAÇÃO URBANA
-Aumento da população de 32 mil para 100 mil habitantes em 10 anos
-Aumento da área verde
-Aumento de 50% na capacidade de fluxo de tráfego na região
-Redução da poluição do ar e sonora, com a retirada da Perimetral e a redução do transporte pesado na região
-Aumento da permeabilidade do solo
-Aumento e melhoria da qualidade da oferta de serviços públicos
-Transformação da região em referência para a cidade

Contoso Ltd.
11

Porto Maravilha, Rio de janeiro
Para se ter ideia do volume de obras contempladas no plano de revitalização, seguem alguns números:
● 79 mil m de rede de água potável; 
● 28 km de rede e galerias de drenagem de águas pluviais; 
● 76 km de rede e galerias de esgoto;
● 4 km de túneis e viadutos; 
● 650 mil m² de calçadas;
● 70 km de vias; 
● 17 km de ciclovias;
● 15 mil árvores plantadas.

Contoso Ltd.
12

Contoso Ltd.
13

Contoso Ltd.
14

Contoso Ltd.
15

Cheonggyecheon, Seul – Coréia do Sul 
As obras foram iniciadas em 2002, seguindo as concepções do projeto concebido pelo governo metropolitano de Seul, sob a direção do urbanista e paisagista Yun-Jae Yang, vice-prefeito da cidade.

Contoso Ltd.
16

Cheonggyecheon, Seul – Coréia do Sul 
Com a abertura e ampliação do rio, foram introduzidos instalações de artes públicas, espaços para o pedestre, com corredores que variavam em sua forma de cruzar o córrego, a plantação de novas árvores ao longo de toda a sua extensão e implantação de um centro comunitário. Além disso, como uma maneira de otimizar os pequenos negócios realizados na área adjacente ao rio, foram reconfigurados todas as interações entre os pedestres e veículos, modificando seus direitos de passagem.

Contoso Ltd.
17

Contoso Ltd.
18

Contoso Ltd.
19

Contoso Ltd.
20

Contoso Ltd.
21

São Miguel Mais Humana: Rua para todos!

São Miguel Paulista, bairro no extremo leste de São Paulo, recebeu, no último 19 de novembro, a intervenção urbana temporária “São Miguel Mais Humana: Rua Para Todos”. A iniciativa foi parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária da Área 40 de São Miguel - uma parceria entre Prefeitura Municipal de São Paulo e Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito (BIGRS) apoiada pelo ITDP Brasil.
Contoso Ltd.

A intervenção visa a convivência pacífica no trânsito, a segurança de pedestres e ciclistas e a diminuição de colisões e atropelamentos. Tem também como objetivo de criar um espaço de lazer e recreação para a população, com a disposição de mobiliário urbano - como cadeiras e guarda-sóis, vasos de plantas, mesa de ping pong - e a promoção de atividades ao ar livre - incluindo palco com atrações culturais, atividades com crianças e área para recepção e comunicação do projeto.

Contoso Ltd.

Praça Roosevelt - SÃO PAULO

Intervenção projeta pelos arquitetos Rubens Reis,  José Eduardo de Assis Lefèvre e Rita Gonçalves. A rigor, a Roosevelt propriamente dita nada mais era que a cobertura de um estacionamento enterrado, programa a que estavam agregados um mercado, um centro esportivo e uma galeria de exposições.
A intervenção tratou-se mais de retirar elementos existentes do que colocar novos no local, a ampliação da acessibilidade, a abertura das esplanadas da Consolação e da Augusta e a articulação com o entorno. Também constavam a ampliação das áreas permeável e de vegetação, e a reintegração do trecho arborizado que fica no entorno da igreja da Consolação.

Contoso Ltd.

Contoso Ltd.

Contoso Ltd.

Contoso Ltd.

Obrigado
Contoso Ltd.
28