Buscar

AP1 (2005-1) com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Licenciaturas
UERJ /CEDERJ
Avaliação Presencial 1
Disciplina: Fundamentos da Educação 3
Coordenador: Marcos Antonio Silva
Data:
Aluno: _____________________________________________________
Pólo: _________________________________________________________
1ª Questão:
Defina com suas palavras o que são políticas de ação afirmativa.
Segundo a leitura do volume 1 de fund.3(pág.30), temos a seguinte afirmação: 
“... as políticas afirmativas, políticas de discriminação positiva ou políticas sociais compensatórias, são ações do Estado voltadas para grupos específicos, historicamente discriminados.” Dessa forma temos dois pontos principais que norteiam nossa pontuação:
1º - São políticas públicas de caráter compensatório.
2º - São voltadas para grupos historicamente discriminados
2ª Questão:
Faça um breve comentário sobre a seguinte afirmação, tendo como eixo principal a utilização do livro didático na prática docente. 
“Aprender é construir e reconstruir o conhecimento, elaborando e exercendo a autonomia de sujeito histórico.”(pág.42.Vol. 1-Fundamentos 3)
A seguinte afirmação nos permite falar da utilização do livro didático na prática docente a partir de uma leitura ampla. Sobre os argumentos que o aluno possa apresentar segundo suas leituras podemos ter:
a utilização do livro didático , como veículo preferencial utilizado pelo docente para apresentação dos conteúdos privilegiados por determinada disciplina .
é um instrumento pedagógico, apresentando uma metodologia própria.
Não é neutro na medida que tanto seu processo de fabricação, quanto seu conteúdo representam uma determinada ideologia. 
Não pode ser tomado como único meio técnico no qual o professor se apoia, em seu cotidiano, uma vez que apresenta inúmeras limitações. 
Outras respostas deixo a cargo da tutoria analizar, sendo que para obter uma nota máxima a resposta do aluno precisa conter pelo menos 3 das idéias apresentadas acima. 
3ª Questão:
Vivemos numa sociedade, cuja tradição, sempre foi a de marginalizar uma grande parcela da população. Podemos perceber, como ao longo dos séculos as diferenças foram transformadas em desigualdades através de diversos processos presentes em nosso cotidiano. A exclusão social se perpetua na sala de aula atingindo negros, mestiços, pobres, homossexuais, gordos, mulheres, pessoas com necessidades especiais, suburbanos, etc. Então caro aluno, a pergunta que colocamos aqui é: de que forma você, enquanto futuro professor, segundo suas leituras e história de vida acredita que a escola pode contribuir para uma mudança significativa do atual quadro social. 
Essa é a questão mais ampla que desenvolvi para esta avaliação. Seu objetivo, entre outras coisas, é tentar identificar nas respostas do aluno, qual é o papel social que o mesmo atribui para a escola enquanto uma instituição, fundamental na construção de qualquer sociedade contemporânea. Ela é o único caminho de transformação? Ela não pode fazer nada? Ela precisa trabalhar associada com outras instituições? Enfim, somente as respostas dos alunos poderão nos dizer. Acredito que como esta questão não tem uma única resposta, a retirada de pontos deve ser feita tendo por base idéias incoerentes, construções sem sentido, ou muito vagas
4ª Questão:
 	Sobre o tema mecanismos e dispositivos de exclusão social abordado na disciplina Fundamentos da Educação 3, marque a única alternativa que apresenta erro.
A exclusão social é fenômeno que impede a integração satisfatória dos indivíduos e dos grupos aos direitos e privilégios estabelecidos socialmente. 
A organização e o funcionamento da sociedade capitalista tem como base o modelo da igualdade estrutural.
A escola é um grande fator de exclusão social, por causa da forma como funciona o sistema de ensino para a maioria da população.
No Brasil a exclusão social manifesta-se principalmente de duas maneiras : econômica e étnico-cultural
Para diminuir o impacto da exclusão social, Estado e sociedade buscam construir mecanismos que alterem a realidade, contribuindo para incluir um número maior de indivíduos, através de mudança na política educacional.

Outros materiais