Buscar

Planejamento Estrategico 4a questao P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

4ª questão (3,0 pontos)
Escolha duas empresas de um mesmo setor que tenham organizado sua cadeia de atividades de forma distinta. Responda:
Descreva duas importantes diferenças na forma de executar as atividades ou na forma de inter-relacionar atividades dentro de sua própria cadeia ou na forma de interfacear as atividades com as de seus fornecedores ou compradores.
Identifique se esta forma de organizar a cadeia (ou o sistema) de valor conduz a custos mais baixos para a empresa ou a maior grau de diferenciação (benefícios percebidos pelos clientes).
3. Discuta se esta forma de organizar as atividades de valor seria imitável por concorrentes atuais ou novos entrantes. E apresente uma iniciativa que a empresa poderia tomar (ou já tomou) para se proteger contra a imitação. 
4.1. Restaurantes Manekineko X Koni Stores
Setor: Gastronomia Japonesa
A empresa Koni inicou-se em 2006, começando no Baixo Leblon, “nascendo” com a ideia de ser um dos maiores “cases” de gastronomia no Rio de Janeiro. Foi criada por jovens, que compartilhavam o desejo de criar um novo conceito de comida japonesa. Com seu crescimento e sucesso rápido, despertou o interesse do “Grupo Trigo” (proprietário das redes Spoleto e Domino’s Pizza) que adquiriu 80% da marca em 2008. Hoje, o Koni possui mais de 100 lojas pelo Brasil inteiro.
O Manekineko, nome designado de um símbolo japonês, um gato que convida, trás sorte ao seu dono, trás boa sorte e dinheiro. Foi fundado em 2010, com a expectativa de se tornar um restaurante japonês que seria a cara do Rio: leve, descontraído, acolhedor. Dono de um cardápio exclusivo, com um toque de sofisticação e modernidade. Hoje, possui seis lojas somente no Rio de Janeiro. Mas sendo considerado um dos melhores no ramo, tendo ganho o prêmio de Melhor Restaurante Oriental - Prêmio Água na Boca.
Diferenças na forma de Executar suas atividades:
O Koni é como se fosse uma espécie de fast-food japonesa. Para os amantes de japonês e sem tempo, ele é ágil e rápido, e mini porções de comidas. Ou seja, sua proposta é oferecer aos consumidores o serviço de consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Seus produtos são comercializados, e são lojas que pertencem a grandes redes de alimentação. O Koni pode ser considerado uma linha de produção, rotatividade, dentro de cada loja, possui um funcionário responsável, por cada função. Eles se preocupam em oferecer comidas que podem ser ingeridas a qualquer momento do dia e noite. Seu horário de funcionamento é de meio dia até as cinco da manhã. Seus ambientes possuem músicas, design contemporâneo com o intuito de atrair seu principal público – alvo, os jovens. Os fornecedores entregam o alimento praticamente pronto, só basta muitas vezes esquentar, e montar os “rolls” que são seu produto de maior saída. E possuem também Konis doces, o que são sua forma de sobremesa. Sua principal proposta é ser uma marca jovem e inovadora que cresça de forma saudável e sustentável.
Já os restaurantes Manekineko, tem outra proposta de serviço, seus ambientes seguem o padrão tradicional de restaurantes japoneses.
Seu horário de funcionamento é de meio dia até uma da manhã. Dispõe de um cardápio rico em opções, como pratos quentes, combinados, rodízio, e porções livres de japonês. Suas refeições são preparadas na hora, e são fornecidos os alimentos completamente crus. Sua maior preocupação, é passar aos consumidores finais, seus clientes, um ambiente agradável, umas misturas contemporâneas que eles mesmo criam, e também, poder agradar àqueles que gostam da comida oriental, daqueles que não apreciam tanto o gênero, por possuírem pratos de forma bem criativa, diferentes dos tradicionais. O Manekineko possui em cada um de seus restaurantes, garçons, cozinheiros, gerentes, recepcionistas e equipe de limpeza. E lida com o modo tradicional de restaurantes dispondo de entradas, prato principal e sobremesas.
4.2 Em relação ao Koni acredito que essa forma de organizar a cadeia de valor conduz a custos mais baixos para a empresa e também a maior grau de diferenciação, por ser pioneira no país nesse ramo, por ser uma ideia inovadora de proposta de fast food japonesa, e pelas suas promoções e preços baixos. Além de não requerir altos investimentos, são filiais pequenas, pequeno número de funcionários e sempre muito frequentados o que garante um valor considerável de retorno.
O Manekineko, conduz para a empresa um grande grau de diferenciação por tudo que oferece, principalmente um menu com produtos inovadores criados por eles e por procurar agradar também aqueles que não são tão amantes da culinária japonesa. Por meio disso, muitas vezes se torna uma opção quando parte das pessoas que está indo não é tão fã de japonês mas aceita ir pelas suas opções de produtos, que as vezes fogem do tradicional japonês. Mas quanto a conduzir a custos mais baixos, acredito que cada filial requeira um certo grau elevado de investimento, por serem sempre restaurantes grandes e com design moderno, e grande números de funcionários além de serviço de manobrista o que todos de rua possuem, o que é um custo adicional. Acontece, que estão sempre lotados, com fila, o que mostra ter um valor de retorno alto. Por isso, ao meu ver, apostaria que sua forma de organizar sua cadeia de valor não garanta fundos tão baixos, mas sim um alto nível de diferenciação.
4.3 No caso do Koni, já possuem concorrentes que imitaram sua cadeia de valor, e forma de entrega de serviço, como exemplo: Temaki Club, Tamakeria Sabor Brasil e Brasil Temakeria.
No caso do Koni, além de ser pioneiro nesse ramo de “cases” japonesas no Brasil, ele lida com muitas promoções e trabalha também com o serviço de festas. Pode ser contratado para servir em eventos. Sua diferenciação é oferecer uma mistura especial de cozinha asiática contemporânea com um ambiente moderno e agradável que a muitos faz lembrar Tóquio em meio ao tradicionalismo das demais cidades japonesas. Como iniciativa para se proteger da imitação, a Koni ampliou seu cardápio e se reinventou para não sair da moda. Para continuar a crescer, Koni Store foi além do temaki e criou novos modelos de lojas para impulsionar expansão. Uma de suas iniciativas foi a criação do Koni Express, menor que as demais lojas já implantadas, no Koni Express o cliente faz o pedido diretamente no caixa, acompanha o seu preparo e utiliza o espaço do salão/praça de alimentação para comer. A primeira loja Express foi inaugurada com sucesso no shopping Via Parque, localizada no Rio de Janeiro. Hoje, já são 94 lojas em todo o Brasil.
A vantagem da Koni Store foi ter sido uma das primeiras temakerias do Rio de Janeiro. A localização do primeiro ponto, bem no coração da zona sul carioca, também ajudou a divulgar a marca e o conceito do negócio.
No caso do Manekineko, também já possuem alto nível de concorrentes diretos com cadeias de valor similares, como Origami, Togu, Tenkai e Deusimar. Com faixa de preços similares, e mesmo público-alvo. Como iniciativa de defesa contra a imitação, o Manekineko para se diferenciar, criou novidades de acordo com as estações, menus executivos, menu desgutação, uma conta de whatsapp de serviço ao consumidor, entrou para as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, TripAdvisor e Pinterest. Criou o Manekineko Clube, tem como objetivo prestigiar os clientes, oferecendo vantagens a quem se tornar sócio. Todo consumo é convertido em pontos. A cada R$ 5,00 gastos, você acumula 01 ponto. Os pontos podem ser trocados por pratos (de acordo com a tabela que consta no cardápio). Além de estar disponível para ser contratado para servir em festas, ou fechar restaurantes para receber festas, além de possuir convênios com mais de 150 empresas brasileiras. Funcionários de empresas conveniadas tem 10% de desconto nos pratos do cardápio e rodízio.

Outros materiais

Outros materiais