Buscar

Ativ. Radiação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Gracielle Goes Castro B2AM
Atividade Biofísica – Radiação
Questão 01. Descreva os postulados de Bohr e associe-os à formação das diferentes ondas eletromagnéticas: 
Radiações Não-Ionizantes (infravermelho, ultra violeta). 
Resposta: Ocorre que as ondas magnéticas produzem aquecimento.
Radiação Ionizante (partículas alfa, beta, raios-x e raios gama). 
Resposta: acontece uma desintegração do núcleo por parte da eletrosfera.
Questão 02. Com relação as suas características gerais, diferencie as seguintes formas de radiação ionizante: raio-x e raios gama. 
Resposta: Raio X são fótins entre 100eV e 100KeV e só podem ser observados próximo ao canal por causa da absorção da atmosfera, enquanto que os raios gamas são fótons com energias acima de 100 eV e podem proceder longos caminhos, tendo sido observados no solo ou ao espaço.
Questão 03. Radioatividade, radiação, desintegração atômica, transmutação atômica e decaída radioativa são todos termos ligados ao mesmo fenômeno físico. Defina-os, mostrando a diferença entre eles. 
Resposta: A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
 Radiação é uma forma de energia transmitida através do ar ou não, como uma onda eletromagnética ou partículas. Além de existir naturalmente no ambiente, a radiação também vem de fontes artificiais como atividades médicas e industriais.
Desintegração atômica definir átomo como sendo a menor proporção de um elemento químico, que pode participar numa combinação química, sendo por sua vez constituído por partículas mais pequenas, chamadas partículas sub atômicas (eletros, protões, neutrões)
Transmutação atômica é que durante o processo de desintegração atômica o elemento químico se transforma em outro produto por meio de uma reação nuclear.
Decaída radioativa é o decréscimo na relatividade provocada pela desintegração atômica em razão da diminuição do numero de átomos radiativos. 
Questão 04. Diferencie Fissão de Fusão nuclear. 
Resposta: Fissão Nuclear: reação que se inicia com o choque de um nêutron com um núcleo instável que proporciona a quebra deste último e, por este motivo, é chamada de fissão nuclear.
Fusão Nuclear consiste na união de núcleos para dar origem a novos elementos químicos.
Questão 05. Cite três usos das radiações nucleares. 
Resposta: Radioterapia, aplicação militar, produção de energia elétrica. 
Questão 06. Em relação aos efeitos biológicos das radiações, responda:
Qual a relação entre os efeitos biológicos, o tipo de radiação e a dose? 
Resposta: Cada tipo de radiação possui uma potência, dependendo do tipo há uma quantidade de exposição limite para que não haja dano á saúde.
Descreva os efeitos biológicos das radiações via direta e indireta. 
Resposta: Direta a radiação age diretamente com as proteínas do organismo, alterando a configuração a função genética. Indireta a radiação reage com moléculas de água formando radicais livres de oxigênio posteriormente reagem com estruturas celulares alterando sua função. 
Questão 07. Como o efeito físico das radiações é utilizado para detectar e quantificar o efeito das radiações. 
Resposta: O ar atmosférico e os gases são ionizados pela radiação, tornando-se condutores de eletricidade. Existem aparelhos capazes de detectar a presença de radiação e medir a sua intensidade utilizando esta propriedade. A radiação também provoca fluorescência em algumas substância, como o sulfeto de zinco.
Questão 08. Descreva a relação entre Energia das Radiações e a frequência e comprimento das ondas eletromagnéticas.
Resposta: Quanto maior a energia liberada maior será a frequência e menor o comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda mais danosa a radiação é, pois tem facilidade de penetração nas células.

Outros materiais