Buscar

av2 nutrição

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0132_AV2_201301030961 » NUTRIÇÃO 19712986
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301030961 - THAMYRES DE MEDEIROS PEREIRA
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 23/11/2014 17:18:03 (A)
	
	 1a Questão (Ref.: 137789)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Para que a nutrição seja completa sucessivas etapas devem ser alcançadas. A etapa que inclui as reações químicas que envolvem a ressíntese de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) que acionam todas as formas de trabalho biológico é:
		
	 
	Digestão enzimática.
	
	Absorção de nutrientes.
	
	Excreção de nutrientes.
	
	Proteólise muscular.
	 
	Metabolismo energético.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 113878)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Índice Glicêmico (IG) é um fator que diferencia os carboidratos e deve ser considerado quando da orientação nutricional ao paciente diabético. Em relação ao Índice Glicêmico, qual das afirmativas abaixo é correta?
		
	
	Pacientes diabéticos precisam dar preferência aos alimentos com IG maior de 90.
	 
	Cereais integrais apresentam IG alto e não devem ser consumidas pelos diabéticos.
	 
	O IG está relacionado com a velocidade com que os carboidratos entram na corrente sanguínea.
	
	A forma de preparo dos alimentos não altera o IG dos mesmos.
	
	Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina são chamados de alimentos com alto valor glicêmico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 192245)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente desnutrido, com diagnóstico de pancreatite aguda grave, foi internado na unidade de clínica médica, onde você é o enfermeiro responsável. Foi indicada terapia nutricional parenteral. Com relação ao tipo de via para o suporte nutricional parenteral, é correto afirmar que:
		
	
	O mais indicado é utilizar o posicionamento gástrico, pois é a única localização que permitirá recuperar o estado nutricional do paciente, sem que este apresente risco de broncoaspiração.
	 
	O mais indicado é utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal e esta via permitirá ofertar um maior aporte energético para a recuperação do estado nutricional do paciente.
	
	O mais indicado é utilizar outra forma de terapia nutricional, como a terapia nutricional enteral, pois só assim será possível recuperar o estado nutricional do paciente.
	
	O mais indicado é uma veia periférica, pois o paciente manterá o trato gastrointestinal funcionante, evitando complicações.
	
	O mais indicado é utilizar um cateter periférico, pois não há risco de broncoaspiração, sendo possível com esta via atingir as necessidades nutricionais do paciente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 138742)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João, 54 anos, sedentário e recém-infartado, pretende mudar de estilo de vida. Irá iniciar um plano de atividade física 3 vezes por semana e além disso, pretende equilibrar de forma mais saudável sua alimentação. Com relação às recomendações da Pirâmide Alimentar as assinale a alternativa CORRETA: I- Recomenda-se consumir aves, peixes e ovos por conterem proteínas de alto valor biológico. II- Recomenda-se dar prioridade ao consumo de cereais integrais na nossa alimentação em virtude dos benefícios das fibras alimentares. III- Recomenda-se não dar limites para o consumo de frutas, pois elas são ricas em vitaminas e minerais. IV- Recomenda-se consumir leite e derivados para atingir as necessidades diárias de cálcio. V- A Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional para a população adotar uma alimentação mais saudável.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a alternativa V está correta.
	 
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 138362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de algumas doenças. Um paciente com IMC menor que 18,5 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver:
		
	
	doenças cardiovasculares.
	 
	infecções.
	
	obesidade.
	
	diabetes.
	
	dislipidemias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 191628)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Diabetes Mellitus constitui um importante problema de saúde pública, uma vez que é de alta prevalência e está associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos, além de envolver altos custos no seu tratamento e das suas complicações. Com relação a esta doença crônica, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A glicose é o nutriente que tem sua captação celular alterada no diabetes mellitus, aumentando sua concentração no sangue.
	
	Os sintomas clássicos do diabetes mellitus são: poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso e fraqueza.
	 
	O diabetes mellitus tipo II é causado por deficiência congênita na síntese e secreção do hormônio insulina pelas células beta-pancreáticas.
	
	É uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos.
	 
	Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 113858)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O que é Avaliação Global Subjetiva e qual o objetivo dessa avaliação?
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
A avaliação subjetiva global é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente.
O objetivo do método é facilitar o diagnóstico da desnutrição e possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 191544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cálcio é um dos micronutrientes mais importantes na prevenção da osteoporose. Com relação às fontes alimentares e biodisponibilidade deste nutriente, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A elevada ingestão de fósforo diminui a absorção de cálcio.
	 
	O ácido fítico, presente nos cereais integrais, aumenta a absorção de cálcio.
	
	A lactose aumenta a biodisponibilidade de cálcio.
	
	A ingestão adequada de vitamina D aumenta a biodisponibilidade de cálcio.
	
	Os vegetais folhosos contêm ácido oxálico, que diminui a absorção de cálcio.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 191552)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma adolescente resolveu adotar uma dieta hipocalórica, ficando muitas vezes em jejum. Devido à continuidade da dieta, cada vez mais restrita, os pais começaram a perceber, mesmo que de forma tardia, a alteração no comportamento alimentar da adolescente, associando à prática de exercícios físicos diários e à distorção da imagem corpórea. Entretanto, somente quando a adolescente sofreu um desmaio na escola apresentando odor ácido (de acetona) na sua respiração (halitose ácida), foi encaminhada para o serviço de psicologia com diagnóstico de anorexia nervosa. Sobre o caso clínico responda: a) Por que esta paciente apresentou halitose ácida? b) Relacione anorexia nervosa na adolescência com osteoporose.
		
	
Resposta: A) Devido a uma dieta hipocalórica, e por passar muito tempo em jejum o organismo da jovem passou a formar corpos cetônicos formandoessa halitose. B)Tem em comum o fato de que a anorexia a paciente passar a não se alimentar corretamente,e com isso não sintetiza estrogênio acarretando a osteoporose.
	
Gabarito: a) Devido à dieta hipocalórica e ao jejum, ocorreu a formação excessiva de corpos cetônicos, como a acetona. b) ingestão dietética reduzida + exercício físico=perda de peso (massa gorda) que leva à diminuição no % gordura corpórea desencadeando uma hipoestrogenemia, amenorréia e prejuízo na maximização do pico de massa óssea.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 191713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Clara, 3 anos de idade, deu entrada na UTI pediátrica, com quadro de infecção do trato gastrointestinal (diarreia e vômitos). Com relação às características da dieta indicada neste caso, leia e analise as afirmativas abaixo:
 I A dieta deve ser hipoproteica para evitar a sobrecarga renal.
II A dieta deve ser hiperlipídica, a fim de fornecer aminoácidos essenciais para a síntese de albumina.
III A dieta deve ser isenta de resíduos para minimizar o peristaltismo intestinal.
IV A dieta deve conter repositores hidroeletrolíticos para evitar a desidratação.
Marque a opção CORRETA:
		
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente a alternativa III está incorreta.
	 
	Somente as alternativas III e IV estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes