Logo Passei Direto
Buscar

desafio nota maxima

User badge image
Senhor Smith

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação à Responsabilidade Social Empresarial:
É correto o que se afirmar em:
I. Podemos dizer que é uma nova forma de gestão empresarial, onde existe um compromisso da empresa em relação à sociedade em geral.
II. Está sendo vista, como um compromisso da empresa com relação à sociedade e a humanidade em geral, compreendendo que o papel atual das empresas vai muito além da obtenção de lucro.
III. A Responsabilidade Social passou a ser departamento obrigatório nas corporações, apoiando sua governança, decidindo as estratégias sociais da empresa, criando políticas de doações e patrocínios e até mesmo, utilizando recursos incentivados para ampliar sua atuação.
IV. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível conceitual e o nível histórico.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter nito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social.
De acordo com o texto, o terceiro setor:
É responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.
Promove o desenvolvimento social e a participação das empresas no desenvolvimento sustentável.
Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.
Controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
É responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

A Constituição de 1988 incorporou mudanças no papel do Estado e alterou profundamente o arcabouço jurídico- institucional do sistema público de saúde, criando novas relações entre diferentes esferas do governo, novos papéis do setor, dando origem, em, ao Sistema Único de Saúde.
Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), qual das assertivas abaixo está correta?
As necessidades básicas de saúde, no que diz respeito às demandas sanitárias (saneamento básico, desenvolvimento nutricional, vacinação), estão sendo bem atendidas pelo SUS, o que resolve boa parte dos problemas de saúde existentes.
O modelo de atenção à saúde implementado busca a integralidade, mas sofre da desarticulação entre ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
O acesso da população aos medicamentos essenciais distribuídos no SUS tem proporcionado mudanças importantes no perfil de morbimortalidade no país.
A participação da comunidade no SUS está regulamentada pela Lei 8142/90, que assegura a existência de instâncias colegiadas como conferências e conselhos de saúde nas esferas federal e estadual.
As ações básicas de assistência à saúde se limitam à oferta de consulta médica em clínica geral e em ginecologia/obstetrícia, além de atendimento de enfermagem e odontologia.

A respeito da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale à opção correta.
Os critérios adotados para a seleção dos medicamentos da RENAME são eficácia e segurança comprovadas; conveniência posológica; disponibilidade no mercado, independente de custo; e tratamento de doenças epidêmicas.
Os medicamentos presentes na RENAME são usados no âmbito do SUS e têm caráter obrigatório para a seleção de medicamentos que constam nas listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais.
Os medicamentos para uso ambulatorial no SUS devem ser adquiridos de laboratórios públicos e a RENAME serve como orientação para os medicamentos que devem ser produzidos com prioridade no Brasil.
Os medicamentos essenciais visam à promoção do consumo, do acesso e do uso racional de medicamentos considerados indispensáveis pela população.
Os medicamentos essenciais são necessários para a efetiva política de medicamentos, e são definidos pela OMS como aqueles que servem para satisfazer às necessidades de atenção à saúde da maioria da população.

No final do século passado foi implantado no país o Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de alterar o modelo existente à época, promovendo maior qualidade de saúde da população.
Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no SUS.
I − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente.
II − O Farmacêutico que atua nas Unidades de Saúde do SUS deverá desenvolver as funções de dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica, deixando as atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos, sob a responsabilidade do Auxiliar de Farmacêutico.
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos.
IV − O SUS, ao estimular o desenvolvimento da atenção primária à saúde, estimula a aproximação do profissional Farmacêutico aos outros profissionais da equipe de saúde e aos usuários, favorecendo a formação do profissional Farmacêutico mais especializado em detrimento do perfil generalista.
Estão corretas, somente, as afirmacoes II e III.
Estão corretas, somente, as afirmações II e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações I e II.
Estão corretas, somente, as afirmações I e III.

Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fornecem a base para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Ao analisarmos o macroambiente, observam-se que consiste nas forças sociais maiores, estas são compostas por variáveis diferentes entre si. Essas variáveis podem afetar a gestão do negócio e são potenciais para definir estratégias na gestão empresarial.
Diante disso, quais as variáveis que estão ligadas ao macroambiente?
Forças demográficas, geográficas, sociais, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Forças tecnológicas, políticas e culturais.
Forças demográficas, econômicas, naturais e culturais.
Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Forças demográficas, econômicas, religiosas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
Referente ao sistema de informações sobre mortalidade analise as informações abaixo e identifique a que não está correta:
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da declaração de óbito.
As informações obtidas permitem delinear o perfil de morbidade de uma área para as doenças mais letais e doenças crônicas que não são de notificação compulsórias.
O preenchimento da declaração de óbito deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não exista, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por duas testemunhas.
O controle e distribuição da declaração de óbito entre os profissionais médicos e instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios são de responsabilidade das secretarias estaduais.
A coleta de dados é a declaração de óbito, cuja emissão e distribuição para os estados são de competência exclusiva do Ministério da Saúde.

No país W, durante o ano de 2015, ocorreram 3.060.000 nascimentos com 60.000 natimortos. Considere que a população de crianças menores de 1 ano de idade no mesmo ano foi de 3.399.251, sendo registrados 80.200 óbitos nesta faixa etária.
A taxa de mortalidade infantil foi de:
26,73/1.000
267,3/1.000
266,73/1.000
0,267/1.000
2,67/1.000

Em um estudo epidemiológico, foram incluídas 100 crianças com a doença Z e 100 crianças sem essa doença. Entre as crianças com a doença Z, 50 foram expostas ao composto químico D nas três semanas prévias ao diagnóstico. Entre as crianças sem a doença, 25 foram expostas ao mesmo composto químico nas três semanas prévias ao diagnóstico.
Neste estudo, a melhor estimativa de associação entre exposição ao composto D e desenvolvimento de doença Z é:
1,5
2,0
3,0
2,5
1,0

Dispõe-se de agentes terapêuticos para modicar a maior parte das etapas do processo de regulação da homeostasia da glicose. As classes de fármacos disponíveis incluem: inibidores da absorção da glicose (inibidores da α-glicosidase); preparações de insulina exógena; secretagogos da insulina (sulfonilureias e meglitinidas); inibidores da produção hepática de glicose (biguanidas); análogos da amilina e do GLP-1; e sensibilizadores da ação da insulina (tiazolidinedionas).
Qual dos seguintes agentes aumenta a secreção de insulina?
Meglitinidas
Rosiglitazona
Pioglitazona
Acarbose
Insulina protamina neutra Hagedorn (NPH)

Os inibidores da α-glicosidase são “bloqueadores do amido” que retardam a absorção dos carboidratos da dieta ao inibir as enzimas α-glicosidades da borda em escova intestinal. Ao aumentar o tempo necessário para absorção dos carboidratos complexos, os inibidores da α-glicosidase reduzem o pico pós-prandial da glicemia.
Assinale o representante dessa classe.
Repaglinida
exenatida
saxagliptina
glimepirida
acarbose

A legislação regulamenta a quantidade de medicamento controlado que pode ser prescrita por Notificação de Receita ou Receituário de Controle Especial. As quantidades máximas que podem ser prescritas são definidas por tempo de tratamento.
Analise as armações que se seguem:
I. A Notificação de Receita 'A' poderá conter no máximo de 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 30 (trinta) dias de tratamento.
II. A Notificação de Receita 'B' poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente no máximo a 60 (sessenta) dias.
III. A Notificação de Receita “B2” deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a 30 dias. (Exceção: Sibutramina – quantidade para até 60 dias de tratamento)
IV. A quantidade prescrita de cada substância constante da lista 'C1' (outras substâncias sujeitas a controle especial) e 'C5' (anabolizantes), ou medicamentos que as contenham, ficará limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 (sessenta) dias.
V. Os medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes prescritos em Receituário de Controle Especial poderão ser prescritos em quantidade para até 6 meses de tratamento.
Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Um grupo de pesquisadores estudou a prevalência de hipertensão arterial na população de maiores de 40 anos de um município. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas sobre: características demográficas, socioeconômicas e de hábitos de vida. Foram também realizadas medidas de pressão arterial, de peso e de altura. Além da avaliação da prevalência de hipertensão arterial, procedeu-se à análise da associação das variáveis investigadas com a presença da hipertensão arterial referida.
A partir deste estudo, que medida pode ser calculada para a avaliação da associação entre obesidade (índice de massa corporal maior do que 30 Kg/m2) e presença de hipertensão?
Razão de Chances.
Risco Relativo.
Risco Absoluto.
Risco Absoluto Populacional.
% de Risco Absoluto Populacional.

O reconhecimento do fármaco (micromolécula) pela biomacromolécula depende do arranjo espacial dos grupos funcionais e das propriedades da micromolécula, que devem ser complementares ao sítio de ligação localizado na macromolécula (o sítio receptor). Duas etapas são relevantes na interação da micromolécula ligante com a biomacromolécula que contém a subunidade receptora: a interação ligante-receptor, que traduz a capacidade da micromolécula se complexar com o sítio complementar de interação e, a produção da resposta biológica, que traduz a capacidade do complexo ligante-receptor desencadear uma determinada resposta biológica.
A esterificação do ácido carboxílico do flurbiprofeno implicaria no(a):
aumento da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o sítio receptor.
manutenção da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o sítio receptor.
aumento da atividade, pois ocorreria interação do tipo forças de Van der Waals.
manutenção da atividade, pois não ocorreria mudança de interações intermoleculares.
perda da atividade, pois não ocorreria a interação iônica entre o fármaco e o sítio receptor.

Analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) O processo de distribuição tem início a partir de uma solicitação, a m de suprir as necessidades por um determinado período de tempo.
( ) O armazenamento e a distribuição são as etapas que visam assegurar a qualidade dos produtos através de condições adequadas e controle de estoque.
( ) Existem vários métodos para a programação de medicamentos, fazem parte: perfil epidemiológico; oferta de serviços; consumos histórico e ajustado.
( ) A seleção deve priorizar medicamentos que se tenha mais dados e estudos, enfim, que não tenham sido objeto de avaliação baseada em evidências.
( ) A aquisição constitui-se num conjunto de procedimentos articulados que visam selecionar o licitante com a proposta mais vantajosa.
( ) Os processos de compra de bens e serviços no setor público não são disciplinados atualmente pela Lei Federal no 8.666, de 21 de junho de 1993.
( ) Deve-se ter cuidado com os fatores extrínsecos, fatores ambientais, ligados às condições de transporte e estocagem.
( ) O processo de programação deverá ser centralizado (unidades e/ou centros de saúde ao nível local e deste ao regional) e ascendente (níveis estadual e federal).
( ) Segurança na distribuição é a garantia de que os produtos chegarão ao destinatário nas quantidades corretas e com a qualidade desejada.
V, V, V, F, V, V, F, F, V
V, F, V, F, V, F, V, F, V
F, V, F, V, F, V, F, V, V
V, F, V, V, V, F, V, F, V
F, V, F, V, F, V, F, V, F

A senhora M., 65 anos, procurou um estabelecimento farmacêutico reclamando de dor de cabeça e solicitando um medicamento para aliviar a dor. Ao ser questionada pelo farmacêutico, ela relatou que “suas veias pulsavam na cabeça”, e informou que seu médico a orientou a evitar bebidas alcoólicas, já que ela fazia uso de medicamentos para o tratamento de depressão. Na investigação realizada pelo farmacêutico constatou-se que, ao participar de uma reunião social, a senhora M. ingeriu cerveja sem álcool e sentiu-se mal. A pressão arterial da senhora M. foi aferida na ocasião e encontrava-se no valor de 190/100 mmHg. Para o tratamento da depressão foi-lhe prescrito pelo médico tranilcipromida, em substituição aos medicamentos de primeira escolha.
Tendo em vista as informações acima, o farmacêutico deve:
sugerir que a senhora M. repouse para diminuir a sintomatologia da cefaleia, efeito esperado para certos antidepressivos.
informar ao médico da senhora M. que a tranilcipromida apresentou efeitos colaterais inesperados e solicitar a substituição do antidepressivo.
contactar o médico da senhora M. solicitando a prescrição de um anti-hipertensivo e orientá-la a interromper o tratamento com antidepressivo.
suspeitar que a senhora M. teve uma reação característica de interação entre medicamento e alimento e encaminhá-la ao serviço de saúde.
sugerir que a senhora M. tome um analgésico não opioide e repouse.

Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS).
I − O SUS favorece a formação de um profissional Farmacêutico mais especializado em detrimento do perfil generalista, uma vez que estimula a aproximação deste profissional com os demais da equipe de saúde e com os usuários, desenvolvendo a atenção primária.
II − Nas Unidades de Saúde do SUS, o farmacêutico deverá desenvolver as funções de dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica e os auxiliares do farmacêutico as atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos.
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos.
IV − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente.
Estão corretas, somente, as afirmacoes I e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações II e III.
Estão corretas, somente, as afirmações II e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações III e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação à Responsabilidade Social Empresarial:
É correto o que se afirmar em:
I. Podemos dizer que é uma nova forma de gestão empresarial, onde existe um compromisso da empresa em relação à sociedade em geral.
II. Está sendo vista, como um compromisso da empresa com relação à sociedade e a humanidade em geral, compreendendo que o papel atual das empresas vai muito além da obtenção de lucro.
III. A Responsabilidade Social passou a ser departamento obrigatório nas corporações, apoiando sua governança, decidindo as estratégias sociais da empresa, criando políticas de doações e patrocínios e até mesmo, utilizando recursos incentivados para ampliar sua atuação.
IV. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível conceitual e o nível histórico.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter nito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social.
De acordo com o texto, o terceiro setor:
É responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.
Promove o desenvolvimento social e a participação das empresas no desenvolvimento sustentável.
Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.
Controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
É responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

A Constituição de 1988 incorporou mudanças no papel do Estado e alterou profundamente o arcabouço jurídico- institucional do sistema público de saúde, criando novas relações entre diferentes esferas do governo, novos papéis do setor, dando origem, em, ao Sistema Único de Saúde.
Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), qual das assertivas abaixo está correta?
As necessidades básicas de saúde, no que diz respeito às demandas sanitárias (saneamento básico, desenvolvimento nutricional, vacinação), estão sendo bem atendidas pelo SUS, o que resolve boa parte dos problemas de saúde existentes.
O modelo de atenção à saúde implementado busca a integralidade, mas sofre da desarticulação entre ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
O acesso da população aos medicamentos essenciais distribuídos no SUS tem proporcionado mudanças importantes no perfil de morbimortalidade no país.
A participação da comunidade no SUS está regulamentada pela Lei 8142/90, que assegura a existência de instâncias colegiadas como conferências e conselhos de saúde nas esferas federal e estadual.
As ações básicas de assistência à saúde se limitam à oferta de consulta médica em clínica geral e em ginecologia/obstetrícia, além de atendimento de enfermagem e odontologia.

A respeito da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale à opção correta.
Os critérios adotados para a seleção dos medicamentos da RENAME são eficácia e segurança comprovadas; conveniência posológica; disponibilidade no mercado, independente de custo; e tratamento de doenças epidêmicas.
Os medicamentos presentes na RENAME são usados no âmbito do SUS e têm caráter obrigatório para a seleção de medicamentos que constam nas listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais.
Os medicamentos para uso ambulatorial no SUS devem ser adquiridos de laboratórios públicos e a RENAME serve como orientação para os medicamentos que devem ser produzidos com prioridade no Brasil.
Os medicamentos essenciais visam à promoção do consumo, do acesso e do uso racional de medicamentos considerados indispensáveis pela população.
Os medicamentos essenciais são necessários para a efetiva política de medicamentos, e são definidos pela OMS como aqueles que servem para satisfazer às necessidades de atenção à saúde da maioria da população.

No final do século passado foi implantado no país o Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de alterar o modelo existente à época, promovendo maior qualidade de saúde da população.
Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no SUS.
I − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente.
II − O Farmacêutico que atua nas Unidades de Saúde do SUS deverá desenvolver as funções de dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica, deixando as atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos, sob a responsabilidade do Auxiliar de Farmacêutico.
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos.
IV − O SUS, ao estimular o desenvolvimento da atenção primária à saúde, estimula a aproximação do profissional Farmacêutico aos outros profissionais da equipe de saúde e aos usuários, favorecendo a formação do profissional Farmacêutico mais especializado em detrimento do perfil generalista.
Estão corretas, somente, as afirmacoes II e III.
Estão corretas, somente, as afirmações II e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações I e II.
Estão corretas, somente, as afirmações I e III.

Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fornecem a base para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Ao analisarmos o macroambiente, observam-se que consiste nas forças sociais maiores, estas são compostas por variáveis diferentes entre si. Essas variáveis podem afetar a gestão do negócio e são potenciais para definir estratégias na gestão empresarial.
Diante disso, quais as variáveis que estão ligadas ao macroambiente?
Forças demográficas, geográficas, sociais, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Forças tecnológicas, políticas e culturais.
Forças demográficas, econômicas, naturais e culturais.
Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Forças demográficas, econômicas, religiosas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
Referente ao sistema de informações sobre mortalidade analise as informações abaixo e identifique a que não está correta:
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Em tese, nenhum sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da declaração de óbito.
As informações obtidas permitem delinear o perfil de morbidade de uma área para as doenças mais letais e doenças crônicas que não são de notificação compulsórias.
O preenchimento da declaração de óbito deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto em locais onde não exista, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por duas testemunhas.
O controle e distribuição da declaração de óbito entre os profissionais médicos e instituições que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios são de responsabilidade das secretarias estaduais.
A coleta de dados é a declaração de óbito, cuja emissão e distribuição para os estados são de competência exclusiva do Ministério da Saúde.

No país W, durante o ano de 2015, ocorreram 3.060.000 nascimentos com 60.000 natimortos. Considere que a população de crianças menores de 1 ano de idade no mesmo ano foi de 3.399.251, sendo registrados 80.200 óbitos nesta faixa etária.
A taxa de mortalidade infantil foi de:
26,73/1.000
267,3/1.000
266,73/1.000
0,267/1.000
2,67/1.000

Em um estudo epidemiológico, foram incluídas 100 crianças com a doença Z e 100 crianças sem essa doença. Entre as crianças com a doença Z, 50 foram expostas ao composto químico D nas três semanas prévias ao diagnóstico. Entre as crianças sem a doença, 25 foram expostas ao mesmo composto químico nas três semanas prévias ao diagnóstico.
Neste estudo, a melhor estimativa de associação entre exposição ao composto D e desenvolvimento de doença Z é:
1,5
2,0
3,0
2,5
1,0

Dispõe-se de agentes terapêuticos para modicar a maior parte das etapas do processo de regulação da homeostasia da glicose. As classes de fármacos disponíveis incluem: inibidores da absorção da glicose (inibidores da α-glicosidase); preparações de insulina exógena; secretagogos da insulina (sulfonilureias e meglitinidas); inibidores da produção hepática de glicose (biguanidas); análogos da amilina e do GLP-1; e sensibilizadores da ação da insulina (tiazolidinedionas).
Qual dos seguintes agentes aumenta a secreção de insulina?
Meglitinidas
Rosiglitazona
Pioglitazona
Acarbose
Insulina protamina neutra Hagedorn (NPH)

Os inibidores da α-glicosidase são “bloqueadores do amido” que retardam a absorção dos carboidratos da dieta ao inibir as enzimas α-glicosidades da borda em escova intestinal. Ao aumentar o tempo necessário para absorção dos carboidratos complexos, os inibidores da α-glicosidase reduzem o pico pós-prandial da glicemia.
Assinale o representante dessa classe.
Repaglinida
exenatida
saxagliptina
glimepirida
acarbose

A legislação regulamenta a quantidade de medicamento controlado que pode ser prescrita por Notificação de Receita ou Receituário de Controle Especial. As quantidades máximas que podem ser prescritas são definidas por tempo de tratamento.
Analise as armações que se seguem:
I. A Notificação de Receita 'A' poderá conter no máximo de 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente no máximo a 30 (trinta) dias de tratamento.
II. A Notificação de Receita 'B' poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente no máximo a 60 (sessenta) dias.
III. A Notificação de Receita “B2” deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a 30 dias. (Exceção: Sibutramina – quantidade para até 60 dias de tratamento)
IV. A quantidade prescrita de cada substância constante da lista 'C1' (outras substâncias sujeitas a controle especial) e 'C5' (anabolizantes), ou medicamentos que as contenham, ficará limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 (sessenta) dias.
V. Os medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes prescritos em Receituário de Controle Especial poderão ser prescritos em quantidade para até 6 meses de tratamento.
Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Um grupo de pesquisadores estudou a prevalência de hipertensão arterial na população de maiores de 40 anos de um município. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas sobre: características demográficas, socioeconômicas e de hábitos de vida. Foram também realizadas medidas de pressão arterial, de peso e de altura. Além da avaliação da prevalência de hipertensão arterial, procedeu-se à análise da associação das variáveis investigadas com a presença da hipertensão arterial referida.
A partir deste estudo, que medida pode ser calculada para a avaliação da associação entre obesidade (índice de massa corporal maior do que 30 Kg/m2) e presença de hipertensão?
Razão de Chances.
Risco Relativo.
Risco Absoluto.
Risco Absoluto Populacional.
% de Risco Absoluto Populacional.

O reconhecimento do fármaco (micromolécula) pela biomacromolécula depende do arranjo espacial dos grupos funcionais e das propriedades da micromolécula, que devem ser complementares ao sítio de ligação localizado na macromolécula (o sítio receptor). Duas etapas são relevantes na interação da micromolécula ligante com a biomacromolécula que contém a subunidade receptora: a interação ligante-receptor, que traduz a capacidade da micromolécula se complexar com o sítio complementar de interação e, a produção da resposta biológica, que traduz a capacidade do complexo ligante-receptor desencadear uma determinada resposta biológica.
A esterificação do ácido carboxílico do flurbiprofeno implicaria no(a):
aumento da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o sítio receptor.
manutenção da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o sítio receptor.
aumento da atividade, pois ocorreria interação do tipo forças de Van der Waals.
manutenção da atividade, pois não ocorreria mudança de interações intermoleculares.
perda da atividade, pois não ocorreria a interação iônica entre o fármaco e o sítio receptor.

Analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) O processo de distribuição tem início a partir de uma solicitação, a m de suprir as necessidades por um determinado período de tempo.
( ) O armazenamento e a distribuição são as etapas que visam assegurar a qualidade dos produtos através de condições adequadas e controle de estoque.
( ) Existem vários métodos para a programação de medicamentos, fazem parte: perfil epidemiológico; oferta de serviços; consumos histórico e ajustado.
( ) A seleção deve priorizar medicamentos que se tenha mais dados e estudos, enfim, que não tenham sido objeto de avaliação baseada em evidências.
( ) A aquisição constitui-se num conjunto de procedimentos articulados que visam selecionar o licitante com a proposta mais vantajosa.
( ) Os processos de compra de bens e serviços no setor público não são disciplinados atualmente pela Lei Federal no 8.666, de 21 de junho de 1993.
( ) Deve-se ter cuidado com os fatores extrínsecos, fatores ambientais, ligados às condições de transporte e estocagem.
( ) O processo de programação deverá ser centralizado (unidades e/ou centros de saúde ao nível local e deste ao regional) e ascendente (níveis estadual e federal).
( ) Segurança na distribuição é a garantia de que os produtos chegarão ao destinatário nas quantidades corretas e com a qualidade desejada.
V, V, V, F, V, V, F, F, V
V, F, V, F, V, F, V, F, V
F, V, F, V, F, V, F, V, V
V, F, V, V, V, F, V, F, V
F, V, F, V, F, V, F, V, F

A senhora M., 65 anos, procurou um estabelecimento farmacêutico reclamando de dor de cabeça e solicitando um medicamento para aliviar a dor. Ao ser questionada pelo farmacêutico, ela relatou que “suas veias pulsavam na cabeça”, e informou que seu médico a orientou a evitar bebidas alcoólicas, já que ela fazia uso de medicamentos para o tratamento de depressão. Na investigação realizada pelo farmacêutico constatou-se que, ao participar de uma reunião social, a senhora M. ingeriu cerveja sem álcool e sentiu-se mal. A pressão arterial da senhora M. foi aferida na ocasião e encontrava-se no valor de 190/100 mmHg. Para o tratamento da depressão foi-lhe prescrito pelo médico tranilcipromida, em substituição aos medicamentos de primeira escolha.
Tendo em vista as informações acima, o farmacêutico deve:
sugerir que a senhora M. repouse para diminuir a sintomatologia da cefaleia, efeito esperado para certos antidepressivos.
informar ao médico da senhora M. que a tranilcipromida apresentou efeitos colaterais inesperados e solicitar a substituição do antidepressivo.
contactar o médico da senhora M. solicitando a prescrição de um anti-hipertensivo e orientá-la a interromper o tratamento com antidepressivo.
suspeitar que a senhora M. teve uma reação característica de interação entre medicamento e alimento e encaminhá-la ao serviço de saúde.
sugerir que a senhora M. tome um analgésico não opioide e repouse.

Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS).
I − O SUS favorece a formação de um profissional Farmacêutico mais especializado em detrimento do perfil generalista, uma vez que estimula a aproximação deste profissional com os demais da equipe de saúde e com os usuários, desenvolvendo a atenção primária.
II − Nas Unidades de Saúde do SUS, o farmacêutico deverá desenvolver as funções de dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica e os auxiliares do farmacêutico as atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos.
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos.
IV − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente.
Estão corretas, somente, as afirmacoes I e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações II e III.
Estão corretas, somente, as afirmações II e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações III e IV.
Estão corretas, somente, as afirmações I e II.

Prévia do material em texto

1 // (ID 257577) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 93 
Em relação à Responsabilidade Social Empresarial: 
I. Podemos dizer que é uma nova forma de gestão empresarial, onde existe um 
compromisso da empresa em relação à sociedade em geral. 
II. II. Está sendo vista, como um compromisso da empresa com relação à sociedade e a 
humanidade em geral, compreendendo que o papel atual das empresas vai muito além 
da obtenção de lucro. 
III. III. A Responsabilidade Social passou a ser departamento obrigatório nas corporações, 
apoiando sua governança, decidindo as estratégias sociais da empresa, criando políticas 
de doações e patrocínios e até mesmo, utilizando recursos incentivados para ampliar 
sua atuação. 
IV. IV. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível 
conceitual e o nível histórico. É correto o que se afirmar em: 
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
2 // (ID 4878) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com 
respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da 
cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de 
desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma 
justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o 
m da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, 
geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à 
saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o m 
da exclusão social; para a democracia plena. TAVARES, E. M. F. Disponível em: Acesso em: 25 
jul. 2013 (adaptado). 
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de 
políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas. 
PORQUE 
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como 
sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter nito dos recursos naturais e 
privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital. A respeito dessas 
asserções, assinale a opção correta. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3 // (ID 4849) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o 
desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de 
complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social. A 
interação entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas experiências, 
proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações desenvolvidas e evita 
superposições de recursos e competências. De uma forma geral, esses desafios moldam hoje o 
quadro de atuação das organizações da sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento 
relativo a mais exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das 
fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90. 
De acordo com o texto, o terceiro setor: É responsável pelas ações governamentais na área 
social e ambiental. 
Promove o desenvolvimento social e a participação das empresas no desenvolvimento 
sustentável. 
Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social. 
Controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor 
privado. 
É responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de 
trabalho. 
4 // (ID 12) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender 
às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste 
a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura 
política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça 
real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição 
privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos 
fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce 
existentes no planeta, grande extensão de terras cultiváveis, diversidade étnica e cultural e rica 
variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser 
conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade 
econômica e sustentabilidade sociopolítica. 
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe: 
O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um 
novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. 
A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do 
desenvolvimento econômico e tecnológico. 
A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e 
regional. 
A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica 
a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade. 
A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os 
efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. 
1 // KROTON (ID 60113) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
Enumere as alternativas abaixo de acordo com os 3 tópicos apresentados e assinale a opção 
correta: 
1 – Organização da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) 
2 – Blocos de Financiamento do Sistema Único de Saúde 
3 – Diretrizes das ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e 
hierarquizada (SISTEMA ÚNICO) 
( ) Atendimento integral; 
( ) Ações e serviços da atenção primária; 
( ) Assistência Farmacêutica; 
( ) Participação da comunidade 
( ) Ações e serviços da urgência e emergência; 
( ) Vigilância em Saúde 
( ) descentralização, com direção única; 
( ) Ações e serviços da atenção psicossocial; 
( ) Gestão do SUS. 
3,1,2,3,1,2,3,1,2 
2,1,3,2,1,3,2,1,3 
3,2,1,2,1,3,3,1,2 
3,1,2,2,1,3,3,1,2 
2,1.3,3,1,2,1,3,2 
2 // KROTON (ID 57838) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
A Constituição de 1988 incorporou mudanças no papel do Estado e alterou profundamente o 
arcabouço jurídico- institucional do sistema público de saúde, criando novas relações entre 
diferentes esferas do governo, novos papéis do setor, dando origem, em, ao Sistema Único de 
Saúde. 
Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), qual das assertivas abaixo está correta? 
As necessidades básicas de saúde, no que diz respeito às demandas sanitárias (saneamento 
básico, desenvolvimento nutricional,vacinação), estão sendo bem atendidas pelo SUS, o que 
resolve boa parte dos problemas de saúde existentes. 
O modelo de atenção à saúde implementado busca a integralidade, mas sofre da 
desarticulação entre ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação. 
O acesso da população aos medicamentos essenciais distribuídos no SUS tem proporcionado 
mudanças importantes no perfil de morbimortalidade no país. 
A participação da comunidade no SUS está regulamentada pela Lei 8142/90, que assegura a 
existência de instâncias colegiadas como conferências e conselhos de saúde nas esferas federal 
e estadual. 
As ações básicas de assistência à saúde se limitam à oferta de consulta médica em clínica geral 
e em ginecologia/obstetrícia, além de atendimento de enfermagem e odontologia. 
3 // KROTON (ID 60120) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
A respeito da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale à opção 
correta. 
Os critérios adotados para a seleção dos medicamentos da RENAME são eficácia e segurança 
comprovadas; conveniência posológica; disponibilidade no mercado, independente de custo; e 
tratamento de doenças epidêmicas. 
Os medicamentos presentes na RENAME são usados no âmbito do SUS e têm caráter obrigatório 
para a seleção de medicamentos que constam nas listas estaduais e municipais de 
medicamentos essenciais. 
Os medicamentos para uso ambulatorial no SUS devem ser adquiridos de laboratórios públicos 
e a RENAME serve como orientação para os medicamentos que devem ser produzidos com 
prioridade no Brasil. 
Os medicamentos essenciais visam à promoção do consumo, do acesso e do uso racional de 
medicamentos considerados indispensáveis pela população. 
Os medicamentos essenciais são necessários para a efetiva política de medicamentos, e são 
definidos pela OMS como aqueles que servem para satisfazer às necessidades de atenção à 
saúde da maioria da população. 
4 // KROTON (ID 56877) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
No final do século passado foi implantado no país o Sistema Único de Saúde (SUS), com a 
finalidade de alterar o modelo existente à época, promovendo maior qualidade de saúde 
da população. Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no SUS. 
I − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como aos 
outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção e à 
promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente. 
II − O Farmacêutico que atua nas Unidades de Saúde do SUS deverá desenvolver as funções de 
dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica, deixando as atividades gerenciais 
das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos, sob 
a responsabilidade do Auxiliar de Farmacêutico. 
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver 
atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos 
processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de 
medicamentos. IV − O SUS, ao estimular o desenvolvimento da atenção primária à saúde, 
estimula a aproximação do profissional Farmacêutico aos outros profissionais da equipe de 
saúde e aos usuários, favorecendo a formação do profissional Farmacêutico mais especializado 
em detrimento do perfil generalista. 
Estão corretas, somente, as afirmações 
II e III. 
II e IV. 
I e II. 
I e III. 
1 // (ID 3830) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E 
COMUNICAÇÃO 
Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, 
o acesso por parte de seus cidadãos às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores 
empregados é o número de hosts, ou seja, o número de computadores que estão conectados à 
internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países 
que lideram o setor na América Latina. 
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento 
percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram: 
 
 
Argentina e México 
Argentina e Brasil. 
México e Argentina. 
Brasil e México. 
Brasil e Argentina. 
2 // (ID 246234) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E 
COMUNICAÇÃO 
Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas 
escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital. É nesse contexto que se aplica 
o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por 
essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. 
NERI, Marcelo. O mapa da exclusão digital. Revista Conjuntura Econômica, v. 57, n. 5, p. 70-73, 
2003. 
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as armações que se seguem: 
I. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses 
estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o 
indivíduo e o conhecimento. 
II. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles 
que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores 
graus de mobilidade social e econômica. 
III. III. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fornecem a base para a 
construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. 
IV. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia 
existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos 
países do primeiro mundo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
3 // (ID 246233) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 
E COMUNICAÇÃO 
A exclusão digital refere-se às camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da 
sociedade da informação e comunicação e, consequentemente, da extensão das redes 
digitais. A pobreza não é um fenômeno isolado. A maneira como ela é definida e percebida 
depende do nível de desenvolvimento cultural, tecnológico e político de cada sociedade. A 
introdução de novos produtos, que passam a ser indicativos de uma condição de vida 
"civilizada" (seja telefone, eletricidade, geladeira, rádio ou TV), aumenta o patamar abaixo 
do qual uma pessoa ou família é considerada pobre. Como o ciclo de acesso a novos 
produtos começa com os ricos e se estende aos pobres após um tempo mais ou menos longo 
(e que nem sempre se completa), há um aumento da desigualdade. Os ricos são os primeiros 
a usufruir as vantagens do uso e/ou domínio dos novos produtos no mercado de trabalho, 
enquanto a falta destes aumenta as desvantagens dos grupos excluídos. Em ambos os casos, 
os novos produtos TICs aumentam, em princípio, a pobreza e a exclusão digital. 
SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís Eduardo. Exclusão digital: problemas conceituais, evidências 
empíricas e políticas públicas. Novos estudos-CEBRAP, n. 72, p. 101-117, 2005. 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta 
entre elas. 
I. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias 
de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da 
sociedade contemporânea. 
PORQUE 
II-Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a 
competição global. É fundamental para a invenção, paraa inovação e para a geração de 
riqueza. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4 // (ID 3756) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E 
COMUNICAÇÃO 
Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou 
seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação. Um dos 
indicadores empregados é o número de hosts, isto é, o número de computadores que estão 
conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts 
nos três países que lideram o setor na América do Sul. 
 
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento 
percentual no número de hosts, no período 2003−2007, foram 
Brasil e Colômbia. 
Brasil e Argentina. 
Argentina e Brasil. 
Colômbia e Brasil. 
Colômbia e Argentina. 
1 // KROTON (ID 62983) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
Segundo a ANVISA (2014) os prédios que sediam as farmácias precisam ser construídos com 
infraestrutura adequada à atividade. O prédio precisa ser independente, ou seja, não pode 
ter comunicação com residência ou qualquer outro estabelecimento. As instalações devem 
possuir superfícies lisas e claras, de lavagem fácil, sem rachaduras, estar sempre limpas e 
organizadas. Além disso, a farmácia deve: 
Disponibilizar uma sala única para aplicações de injetáveis. 
Manter uma sala diferenciada para aplicação de injetáveis sem ar condicionado. 
Oferecer dependência exclusiva para aplicação de injetáveis e sala para tomar soro. 
A sala de aplicação de injetáveis deve estar à direita da entrada do estabelecimento e não 
ter acesso para servir de passagem. 
Disponibilizar para aplicação de injetável sala separada, que não tenha acesso a outras 
áreas, para não precisar usar de passagem 
2 // KROTON (ID 63540) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
A gestão farmacêutica na atualidade tem buscado diversificar no atendimento aos seus 
consumidores. Logo, os genéricos são medicamentos que possuem as mesmas características 
dos medicamentos de referência e possuem a mesma dose e fórmula farmacêutica (efeitos 
esperados). Esse momento dar-se-á à quebra de patentes. Dessa forma, os genéricos promovem 
qual tipo de nicho de mercado? 
Atuam no macroambiente e para todos os consumidores, pois o valor agregado dar-se-á pela 
quebra de patentes. 
Estão ligados apenas a população carente. 
Atuam principalmente na população mais carente, pois esses medicamentos por ter um preço 
mais acessível, e muitas vezes têm sua distribuição gratuita. 
Estão ligados à venda para a farmácia popular. 
Dividem-se entre os consumidores populares e que compradores de alta frequência. 
3 // KROTON (ID 62310) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
Ao analisarmos o macroambiente, observam-se que consiste nas forças sociais maiores, estas 
são compostas por variáveis diferentes entre si. Essas variáveis podem afetar a gestão do 
negócio e são potenciais para definir estratégias na gestão empresarial. Diante disso, quais as 
variáveis que estão ligadas ao macroambiente? 
Forças demográficas, geográficas, sociais, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e 
culturais. 
Forças tecnológicas, políticas e culturais. 
Forças demográficas, econômicas, naturais e culturais. 
Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. 
Forças demográficas, econômicas, religiosas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. 
4 // KROTON (ID 62945) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
A Gestão de Negócios requer conhecimento e avaliação de seus possíveis consumidores. Este 
reconhecimento promove a identificação das necessidades, desejos e motivações que levam o 
consumidor a adquirir o produto, neste caso, a ida à farmácia em busca de algum medicamento, 
cosmético ou outros produtos deve ser motivada pela gestão. Diante desse cenário, o 
consumidor possui três tipos de tomada de decisões, sendo eles: 
Decisiva, limitada e extensiva 
Avaliativa, limitada e extensiva 
Rotineira, limitada e extensiva 
Esporádica, limitada e extensiva 
Eventual, limitada e extensiva 
 
1 // KROTON (ID 59169) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > SAÚDE COLETIVA 
Qual é o efeito da redução da fecundidade e do aumento da expectativa de vida no traçado da 
pirâmide populacional de um país, considerando as últimas décadas? 
Estreitamento da base e do ápice. 
Alargamento da base e do ápice. 
Ocorrência de “entradas” nas faixas de fertilidade. 
Estreitamento do ápice e ampliação da base. 
Estreitamento da base e ampliação do ápice. 
2 // KROTON (ID 59168) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > SAÚDE COLETIVA 
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 
1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo 
dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir 
da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises 
epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. Referente ao sistema de 
informações sobre mortalidade analise as informações abaixo e identifique a que não está 
correta: 
O registro do óbito deve ser feito no local de ocorrência do evento. Em tese, nenhum 
sepultamento deveria ocorrer sem prévia emissão da declaração de óbito. 
As informações obtidas permitem delinear o perfil de morbidade de uma área para as doenças 
mais letais e doenças crônicas que não são de notificação compulsórias. 
O preenchimento da declaração de óbito deve ser realizado exclusivamente por médicos, exceto 
em locais onde não exista, situação na qual poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de 
Registro Civil, assinada por duas testemunhas. 
O controle e distribuição da declaração de óbito entre os profissionais médicos e instituições 
que a utilizem, bem como pelo recolhimento das primeiras vias em hospitais e cartórios são 
de responsabilidade das secretarias estaduais. 
A coleta de dados é a declaração de óbito, cuja emissão e distribuição para os estados são de 
competência exclusiva do Ministério da Saúde. 
3 // KROTON (ID 59163) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > SAÚDE COLETIVA 
No país W, durante o ano de 2015, ocorreram 3.060.000 nascimentos com 60.000 natimortos. 
Considere que a população de crianças menores de 1 ano de idade no mesmo ano foi de 
3.399.251, sendo registrados 80.200 óbitos nesta faixa etária. A taxa de mortalidade infantil foi 
de: 
0,267/1.000 
2,67/1.000 
26,73/1.000 
267,3/1.000 
266,73/1.000 
4 // KROTON (ID 59160) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > SAÚDE COLETIVA 
Em um estudo epidemiológico, foram incluídas 100 crianças com a doença Z e 100 crianças sem 
essa doença. Entre as crianças com a doença Z, 50 foram expostas ao composto químico D nas 
três semanas prévias ao diagnóstico. Entre as crianças sem a doença, 25 foram expostas ao 
mesmo composto químico nas três semanas prévias ao diagnóstico. Neste estudo, a melhor 
estimativa de associação entre exposição ao composto D e desenvolvimento de doença Z é: 
1,5 
2,0 
3,0 
2,5 
1,0 
1 // KROTON (ID 77084) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMÁCIA CLÍNICA 
Dispõe-se de agentes terapêuticos para modicar a maior parte das etapas do processo de 
regulaçãoda homeostasia da glicose. As classes de fármacos disponíveis incluem: inibidores da 
absorção da glicose (inibidores da α-glicosidase); preparações de insulina exógena; secretagogos 
da insulina (sulfonilureias e meglitinidas); inibidores da produção hepática de glicose 
(biguanidas); análogos da amilina e do GLP-1; e sensibilizadores da ação da insulina 
(tiazolidinedionas). Qual dos seguintes agentes aumenta a secreção de insulina? 
Meglitinidas 
Rosiglitazona 
Pioglitazona 
Acarbose 
Insulina protamina neutra Hagedorn (NPH) 
2 // KROTON (ID 82069) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMÁCIA CLÍNICA 
Os inibidores da α-glicosidase são “bloqueadores do amido” que retardam a absorção dos 
carboidratos da dieta ao inibir as enzimas α-glicosidades da borda em escova intestinal. Ao 
aumentar o tempo necessário para absorção dos carboidratos complexos, os inibidores da α-
glicosidase reduzem o pico pós-prandial da glicemia. Assinale o representante dessa classe. 
Repaglinida 
exenatida 
saxagliptina 
glimepirida 
acarbose 
 
3 // KROTON (ID 56890) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMÁCIA CLÍNICA 
 
o odor forte da urina deve-se à formação de corpos cetônicos, como fenilacetato, que é 
produzido pela descarboxilação do fenilpiruvato. 
o processo patológico é causado pela elevada concentração de fenilalanina, que está 
correlacionada com o aumento da atividade da enzima fenilalanina hidroxilase. 
o nível elevado de fenilalanina direciona o metabolismo deste aminoácido para a formação de 
alanina por ação da enzima aminotransferase, usando o piruvato proveniente do ciclo de Krebs, 
o que leva à formação de fenilpiruvato. 
o excesso de fenilalanina ativa competititivamente a enzima tirosina hidroxilase, acarretando 
a diminuição da conversão de tirosina em melanina, o que explicaria a despigmentação de pele 
e cabelo observada na criança. 
o nível reduzido de conversão de fenilalanina em tirosina pela enzima fenilalanina hidroxilase 
resulta no comprometimento da conversão de tirosina (DOPA) pela enzima tirosina 
hidroxilase, que, por sua vez, diminui a formação de dopamina, o que explicaria o quadro 
neurológico apresentado. 
 
4 // KROTON (ID 56972) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMÁCIA CLÍNICA 
 
suspender a warfarina e retornar ao AAS durante a gestação, utilizando um fármaco de potência 
menor, mas que apresenta efeitos colaterais e reações adversas menos intensas. 
trocar o AAS e a warfarina durante a gestação por uma heparina de baixa massa molecular, 
que não atravessa a placenta nem produz sangramentos como reações adversas. 
manter a paciente sem tratamento antitrombótico até o m da gestação para proteger a mãe e 
o bebê das reações adversas desse medicamento. 
manter warfarina até o final da gestação, pois o risco de uma nova trombose pode ser letal ou 
para a mãe ou para o embrião ou para ambos. 
substituir a warfarina durante a gestação por uma heparina de alta massa molecular, pois esta 
não atravessa a barreira placentária e não produz o sangramento como reação adversa. 
1 // KROTON (ID 59235) LEGISLAÇÃO SANITÁRIA E PROFISSIONAL > REGULAMENTAÇÃO DA 
ATUAÇÃO DAS EMPRESAS 
A legislação regulamenta a quantidade de medicamento controlado que pode ser prescrita por 
Notificação de Receita ou Receituário de Controle Especial. As quantidades máximas que podem 
ser prescritas são definidas por tempo de tratamento. 
Analise as armações que se seguem: 
I. A Notificação de Receita "A" poderá conter no máximo de 5 (cinco) ampolas e para 
as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade 
correspondente no máximo a 30 (trinta) dias de tratamento. 
II. II. A Notificação de Receita "B" poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para 
as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente 
no máximo a 60 (sessenta) dias. 
III. III. A Notificação de Receita “B2” deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior 
a 30 dias. (Exceção: Sibutramina – quantidade para até 60 dias de tratamento) 
IV. IV. A quantidade prescrita de cada substância constante da lista "C1" (outras 
substâncias sujeitas a controle especial) e "C5" (anabolizantes), ou medicamentos 
que as contenham, ficará limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas 
farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 
(sessenta) dias. 
V. V. Os medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes prescritos em 
Receituário de Controle Especial poderão ser prescritos em quantidade para até 6 
meses de tratamento. 
Apenas as afirmativas II e V estão corretas. 
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
1 // KROTON (ID 58509) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ESTUDO DOS FÁRMACOS 
Um grupo de pesquisadores estudou a prevalência de hipertensão arterial na população de 
maiores de 40 anos de um município. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas 
sobre: características demográficas, socioeconômicas e de hábitos de vida. Foram também 
realizadas medidas de pressão arterial, de peso e de altura. Além da avaliação da prevalência 
de hipertensão arterial, procedeu-se à análise da associação das variáveis investigadas com 
a presença da hipertensão arterial referida. Os resultados estão na tabela abaixo. 
 
A partir deste estudo, que medida pode ser calculada para a avaliação da associação entre 
obesidade (índice de massa corporal maior do que 30 Kg/m2) e presença de hipertensão? 
Razão de Chances. 
Risco Relativo. 
Risco Absoluto. 
Risco Absoluto Populacional. 
% de Risco Absoluto Populacional. 
 
2 // KROTON (ID 110990) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ESTUDO DOS FÁRMACOS 
O sistema cardiovascular é responsável por transporte de oxigênio, nutrientes, células 
imunológicas para todo o organismo, também da eliminação de gás carbônico e toxinas. A 
perda da homeostase pode acarretar em diversos distúrbios. E, para o tratamento das 
doenças que acometem o sistema cardiovascular, tem-se um leque muito de medicamentos 
e ainda medidas não farmacológicas para auxiliar. O que ocorre quando se ultrapassa uma 
distância entre as células internas e a superfície do corpo? 
Ocorre difusão entre as moléculas, onde as substâncias migram da região de 
menor concentração para a maior concentração. 
Ocorre difusão entre as moléculas, onde as substâncias migram de regiões de iguais 
concentrações. 
Ocorre difusão entre as moléculas, onde as substâncias migram da região de maior 
concentração para a menor concentração. 
Ocorre pinocitose entre as moléculas, onde as substâncias migram da região de 
menor concentração para a maior concentração. 
Ocorre fagocitose entre as moléculas, onde as substâncias migram da região de maior 
concentração para a menor concentração. 
3 // KROTON (ID 111004) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ESTUDO DOS FÁRMACOS 
Uma indústria detentora da patente de um anti-inflamatório desenvolveu recentemente um 
pró fármaco a partir da molécula do anti-inflamatório anteriormente patenteado. Sabendo 
que, por definição, um pró-fármaco é um composto que requer biotransformação 
metabólica depois da administração, para produzir o composto farmacologicamente 
ativo desejado é preciso considerar que 
I − Para garantir a inovação e os direitos sobre o produto, a indústria precisará patentear o 
desenvolvimento do pró-fármaco; 
II − Para fins de registro junto ao Ministério da Saúde a forma farmacêutica contendo o pró-
fármaco terá de ser submetida a todas as etapas de registro de um novo medicamento 
lançado no mercado; 
III − dependendo da velocidade metabólica de conversãode um pró-fármaco em fármaco 
ativo, ela pode ser útil para proporcionar liberação prolongada, aumentando a sua atividade 
terapêutica; 
IV − Por tratar-se de um pró-fármaco de uma molécula já submetida a registro e na qual foi 
mantida a mesma forma farmacêutica, serão necessárias, para fins de registro, as avaliações 
de liberação, biodisponibilidade, estabilidade e toxicológicas. 
São corretas, apenas, as armações 
II e III. 
I e IV. 
I, III e IV. 
I, II e IV. 
II, III e IV. 
4 // KROTON (ID 111010) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ESTUDO DOS FÁRMACOS 
Pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus do tipo 1 utilizam o hormônio insulina para 
controlar a glicemia. Esse controle é fundamental para a sobrevivência desses pacientes 
que, após o diagnóstico, passam a utilizá-la durante toda sua vida. Existem insulinas 
comercialmente disponíveis de várias espécies, como as insulinas bovina, suína e humana. 
Em relação à insulina, arma-se que: 
I - A insulina comercial pode ser sintetizada por reações peptídicas seguidas de purificação 
do produto final; 
II - As de origem bovina ou suína podem ser purificadas do fígado desses animais; 
III - a humana é obtida utilizando-se técnicas de DNA recombinante em que o gene do pró 
insulina é inserido em E. coli ou em leveduras; 
IV - As de origem animal apresentam maior antigenicidade quando comparadas com a 
insulina humana. 
Estão corretas apenas as armações 
I e III. 
III e IV. 
I e II. 
I e IV. 
II e IV. 
1 // KROTON (ID 58666) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
O reconhecimento do fármaco (micromolécula) pela biomacromolécula depende do arranjo 
espacial dos grupos funcionais e das propriedades da micromolécula, que devem ser 
complementares ao sítio de ligação localizado na macromolécula (o sítio receptor). Duas 
etapas são relevantes na interação da micromolécula ligante com a biomacromolécula que 
contém a subunidade receptora: a interação ligantereceptor, que traduz a capacidade da 
micromolécula se complexar com o sítio complementar de interação e, a produção da 
resposta biológica, que traduz a capacidade do complexo ligante-receptor desencadear uma 
determinada resposta biológica. O flurbiprofeno é anti-inflamatório que atua inibindo a 
enzima prostaglandina endoperóxido sintase (PGHS), por meio de interações com o resíduo 
de arginina, conforme representado na figura abaixo: 
 
A esterificação do ácido carboxílico do flurbiprofeno implicaria no(a): 
aumento da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o sítio 
receptor. 
manutenção da atividade, pois ocorreria a interação do tipo íon-dipolo entre o fármaco e o 
sítio receptor. 
aumento da atividade, pois ocorreria interação do tipo forças de Van der Waals. 
manutenção da atividade, pois não ocorreria mudança de interações intermoleculares. 
perda da atividade, pois não ocorreria a interação iônica entre o fármaco e o sítio receptor. 
1 // KROTON (ID 60116) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
Analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta: 
( ) O processo de distribuição tem início a partir de uma solicitação, a m de suprir as 
necessidades por um determinado período de tempo. 
( ) O armazenamento e a distribuição são as etapas que visam assegurar a qualidade dos 
produtos através de condições adequadas e controle de estoque. 
( ) Existem vários métodos para a programação de medicamentos, fazem parte: perfil 
epidemiológico; oferta de serviços; consumos histórico e ajustado. 
( ) A seleção deve priorizar medicamentos que se tenha mais dados e estudos, enfim, que 
não tenham sido objeto de avaliação baseada em evidências. 
( ) A aquisição constitui-se num conjunto de procedimentos articulados que visam 
selecionar o licitante com a proposta mais vantajosa. 
( ) Os processos de compra de bens e serviços no setor público não são disciplinados 
atualmente pela Lei Federal no 8.666, de 21 de junho de 1993. 
( ) Deve-se ter cuidado com os fatores extrínsecos, fatores ambientais, ligados às condições 
de transporte e estocagem. 
( ) O processo de programação deverá ser centralizado (unidades e/ou centros de saúde ao 
nível local e deste ao regional) e ascendente (níveis estadual e federal). 
( ) Segurança na distribuição é a garantia de que os produtos chegarão ao destinatário nas 
quantidades corretas e com a qualidade desejada. 
V, V, V, F, V, V, F, F, V 
V, F, V, F, V, F, V, F, V 
F, V, F, V, F, V, F, V, V 
V, F, V, V, V, F, V, F, V 
F, V, F, V, F, V, F, V, F 
 
 
2 // KROTON (ID 56970) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
 
o antileucotrieno (montelucaste), que possui custo elevado, mas na literatura apresenta 
maior aceitação que o omalizumab. 
a associação de um broncodilador e um corticosteroide inalado, que, além de preço baixo, 
demonstra eficácia no tratamento 
o omalizumab, que é essencial ao tratamento e independentemente do seu custo deve ser 
incluído como um dos medicamentos no programa da asma. 
a associação de dois corticosteroides por via oral e inalável, pelo fato de possuírem preços 
acessíveis e fácil acesso. 
a associação antileucotrienos, formoterol e budesonida, que mesmo com valor elevado 
utiliza um número maior de fármacos no tratamento. 
3 // KROTON (ID 57905) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
A senhora M., 65 anos, procurou um estabelecimento farmacêutico reclamando de dor de 
cabeça e solicitando um medicamento para aliviar a dor. Ao ser questionada pelo 
farmacêutico, ela relatou que “suas veias pulsavam na cabeça”, e informou que seu médico 
a orientou a evitar bebidas alcoólicas, já que ela fazia uso de medicamentos para o 
tratamento de depressão. Na investigação realizada pelo farmacêutico constatou-se que, ao 
participar de uma reunião social, a senhora M. ingeriu cerveja sem álcool e sentiu-se mal. A 
pressão arterial da senhora M. foi aferida na ocasião e encontrava- se no valor de 190/100 
mmHg. Para o tratamento da depressão foi-lhe prescrito pelo médico tranilcipromida, em 
substituição aos medicamentos de primeira escolha. 
Tendo em vista as informações acima, o farmacêutico deve 
 sugerir que a senhora M. repouse para diminuir a sintomatologia da cefaleia, efeito 
esperado para certos antidepressivos. 
informar ao médico da senhora M. que a tranilcipromida apresentou efeitos colaterais 
inesperados e solicitar a substituição do antidepressivo. 
contactar o médico da senhora M. solicitando a prescrição de um anti-hipertensivo e 
orientá-la a interromper o tratamento com antidepressivo. 
suspeitar que a senhora M. teve uma reação característica de interação entre 
medicamento e alimento e encaminhá-la ao serviço de saúde. 
sugerir que a senhora M. tome um analgésico não opioide e repouse. 
4 // KROTON (ID 60123) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde 
(SUS). 
I − O SUS favorece a formação de um profissional Farmacêutico mais especializado em 
detrimento do perfil generalista, uma vez que estimula a aproximação deste profissional 
com os demais da equipe de saúde e com os usuários, desenvolvendo a atenção primária. 
II − Nas Unidades de Saúde do SUS, o farmacêutico deverá desenvolver as funções de 
dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica e os auxiliares do farmacêutico 
as atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de 
psicotrópicos. 
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver 
atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dosprocessos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de 
medicamentos. 
IV − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como 
aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à 
prevenção e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente 
anteriormente. 
Estão corretas, somente, as afirmações 
I e IV. 
II e III. 
II e IV. 
III e IV. 
I e II. 
1 // KROTON (ID 100754) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
Na fabricação de queijos são utilizadas bactérias, tais como: Lactococcus lactis subsp. Lactis, 
Lactococcus lactis subsp. cremoris, Lactobacillus casei, Streptococcus thermophilus, 
Lactobacillus helveticus e Lactobacillus bulgaricus. Durante a produção de queijos em qual 
ou quais etapas do processo a cultura láctea é adicionada? 
Na prensagem e salga. 
Na maturação. 
No soro. 
Na prensagem. 
No leite e no coalho. 
2 // KROTON (ID 96038) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
Além de identificar um número representativo de genes humanos e de outros organismos, 
os cientistas brasileiros desenvolveram uma estratégia de sequenciamento do genoma de 
uma bactéria que causa a doença conhecida como “amarelinho” e que atinge as plantações 
de frutos cítricos no Brasil. A finalidade dos “projetos genômicos” dos diferentes seres vivos 
permite: 
Identificar os organismos transgênicos e possibilitar a reprodução sexuada em ambiente 
natural destes organismos. 
reconhecer mutações como alterações no código genético e os fatores radio químicos que 
geraram tais mutações 
identificar a posição de cada gene no cromossomo e estabelecer a sequência de base 
nitrogenada 
manipular genes, corrigir defeitos no código genético e diminuir os efeitos dos genes letais. 
identificar as mutações para alterá-las com ajuda do cromossomo específico. 
3 // KROTON (ID 100760) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
No Brasil estão autorizados o plantio de soja e o algodão, sendo que a soja modicada em 
2006 ocupou 58,6 milhões de hectares, seguida pelo milho 25,2 milhões de hectares. Abaixo 
é possível observar as desvantagens do uso de transgênicos. Assinale a alternativa correta 
em relação às a vantagens do uso de transgênicos. 
 
I Melhoria da saúde pela produção de vacinas por OGM. 
II Problemas com a saúde da população. 
III Redução do uso de agrotóxicos e resistência de plantas OGM a pragas. 
IV Aumento da produtividade. 
V Aumento no uso de agrotóxicos. 
II 
I, III, IV 
V 
II, V 
I, II, V 
4 // KROTON (ID 99853) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS 
DOS ALIMENTOS 
Os micro-organismos são utilizados no preparo, transformação e melhora dos alimentos 
devido a sua grande capacidade em produzir variadas substancias dentre elas, 
macromoléculas como: enzimas, proteínas, ácidos nucleicos, polímeros de carboidratos, etc. 
ou pequenas moléculas. Assinale a alternativa correta: 
I os metabólitos primários são de interesse da biotecnologia de alimentos. 
II Os metabólitos secundários são de interesse da biotecnologia de alimentos. 
III bebidas alcoólicas são produzidas por ação de leveduras. 
IV O etanol produzido por leveduras é um produto do seu metabolismo primário. 
V O etanol produzido por leveduras é um produto do seu metabolismo secundário. 
I 
IV 
I, IV, V 
I, IV 
II, III, V 
1 // KROTON (ID 72173) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
A sequência CORRETA na qual os corantes e reagentes são utilizados para a realização de 
uma coloração de Gram é a da opção: 
Cristal violeta, fucsina, álcool e lugol 
Cristal violeta, álcool, lugol e fucsina 
Cristal fucsina, álcool, lugol e violeta de genciana 
Lugol, álcool, cristal violeta e fucsina 
Cristal violeta, lugol, álcool e fucsina 
2 // KROTON (ID 72718) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Sabemos que as bactérias possuem estruturas que realizam diferentes funções. Podemos 
destacar que estruturas lamentosas, de natureza proteica, responsáveis pela locomoção 
bacteriana são: 
Fonte: http://microbiologia-basica-facimp.blogspot.com.br/2014/02/questoes-sobre-
morfologiabacteriana.html 
Flagelo 
Mitocôndria 
Dna girase 
Fimbrias 
Pili sexual 
3 // KROTON (ID 72691) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Estruturas lamentosas, de natureza proteica, responsáveis pela locomoção bacteriana. 
Cílios 
Pili 
Adesina 
Fimbrias 
Flagelos 
 
4 // (ID 72720) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Os vírus são microrganismos de grande simplicidade. Sabemos que os vírus são acelulares, 
tendo várias classificações. Em geral todos os vírus são constituídos por: 
Aminoácidos e água. 
Ácidos nucléicos ou proteínas. 
DNA ou RNA. 
RNA e proteínas. 
DNA e proteínas. 
1 // KROTON (ID 114341) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
RESOLUÇÃO Nº 459 DE 28 DE FEVEREIRO DE 2007 Dispõe sobre as atribuições do 
farmacêutico no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicos e dá outras providências. 
RESOLVE: Art. 1º - Dispor sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito das plantas 
medicinais e fitoterápicos, nos termos do Anexo desta Resolução. Parágrafo único. Esta 
Resolução abrange a atuação do farmacêutico na fitoterapia, nas plantas medicinais e seus 
derivados: drogas vegetais, derivados de droga vegetal, na manipulação farmacotécnica e 
na produção industrial de fitoterápicos. Art. 2º - O farmacêutico deverá participar da 
constituição de todas as Câmaras Técnicas que envolvam assuntos pertinentes às atividades 
de produção e utilização terapêutica das plantas medicinais, seus derivados e fitoterápicos. 
Parágrafo único. Os Conselhos Regionais de Farmácia deverão instituir suas respectivas 
Câmeras Técnicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, propiciando a participação de 
profissionais de áreas afins. 
O uso de fitoterápicos deve ser bem orientado pelo Farmacêutico, uma vez que a utilização 
incorreta destes medicamentos pode acarretar problemas de saúde ao paciente. 
Assinale a opção que indica a orientação farmacêutica completa correta, quanto ao uso de 
fitoterápicos, a um paciente. 
Interferem na qualidade do fitoterápico: o cultivo, o horário e como a planta é coletada; 
a parte da planta que será utilizada; o armazenamento (temperatura, luz e umidade 
apropriadas); as formas de utilização. 
O cultivo e o horário da coleta da planta são os principais interferentes na qualidade do 
fitoterápico. 
A forma de armazenamento e utilização da planta são os principais interferentes na 
qualidade do fitoterápico. 
Interferem na qualidade do produto final: o armazenamento (temperatura, luz e umidade 
apropriadas); as formas de utilização. 
Interferem na qualidade do fitoterápico: o cultivo, o horário e como a planta é coletada; a 
parte da planta que será utilizada; o armazenamento (temperatura, luz e umidade 
apropriadas); o efeito final independe de como a planta será utilizada. 
 
 
2 // KROTON (ID 113955) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
O termo Fitoterapia deriva do grego phyton que significa “vegetal” e de therapeia, 
"tratamento", e consiste no uso interno ou externo de vegetais para o tratamento de 
doenças, sejam eles “in natura” ou sob a forma medicamentos. (ALVES, 2003). De acordo 
com a professora de Farmacognosia da Faculdade Oswaldo Cruz, Nilsa Sumie Yamashita 
Wadt, “Os medicamentos fitoterápicos evoluíram muito em qualidade”. “O problema da sua 
prescrição é que muitos médicos não acreditam ou não sabem bem sobre os fitoterápicos,visto que eles não têm 
fitoterapia na graduação. Daí a importância da inclusão desses medicamentos na Rename. 
Mesmo que sejam poucos itens disponíveis, já é um avanço”, acredita 
O significado da sigla RENAME é: 
Relação Nacional de Medicina Essencial. 
Relatório Nacional de Medicamentos Especiais. 
Relação Nominal de Medicamentos Essenciais. 
Relação de nomes de Medicamentos Essenciais. 
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. 
3 // KROTON (ID 56862) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A capsaicina é uma amida lipofílica encontrada em pimentas do gênero Capsicum, sendo 
responsável pela ardência quando se emprega este tempero em alimentos. Ela 
também vem sendo empregada para o tratamento de dores crônicas, por promover a 
dessensibilização de fibras sensoriais. 
 
Considerando a sua estrutura, pode-se armar que a capsaicina: 
I − Pode ser isolada de extratos brutos de Capsicum empregando solventes orgânicos de 
baixa polaridade, como o n-hexano, e por soluções aquosas ácidas, devido à basicidade do 
átomo de nitrogênio presente na estrutura; 
II − Pode ser isolada de extratos brutos de Capsicum empregando soluções aquosas básicas, 
devido à acidez do grupo fenólico presente na estrutura; 
III − somente poderá ser veiculada em formas farmacêuticas contendo veículos hidrofóbicos 
devido à sua lipofilicidade. 
I e II. 
II e III. 
I. 
II. 
III. 
 
 
 
4 // KROTON (ID 56560) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
As sementes de guaraná (Paulínia cupana) são muito utilizadas para a produção de 
fitoterápicos e alimentos. Uma indústria de insumos recebeu para análise dois lotes (A e B) 
do produto em pó fornecidos por produtores locais qualificados. O quadro a seguir 
apresenta os resultados das análises de controle de qualidade realizadas pelo farmacêutico. 
 
A partir da análise dos dados do quadro, assinale a opção correta. 
O lote B pode ter sido contaminado por material inorgânico, como areia ou terra. 
O material estranho detectado no lote A pode ser devido a presença de alcaloides. 
O lote A pode ser aprovado por estar de acordo com as especificações farmacopeicas. 
Os lotes A e B estão de acordo com as especificações farmacopeicas para a dosagem de 
taninos. 
O valor encontrado na dosagem de metilxantinas para o lote B está de acordo com as 
especificações. 
1 // KROTON (ID 59142) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > FORMAÇÃO INTEGRAL EM 
SAÚDE 
Instituído pela constituição federal de 1988, o Sistema Único de Saúde tem como objetivo a 
garantia de saúde para todos os cidadãos. Um dos elementos para que essa garantia seja 
alcançada, está regulamentado na Lei nº 8.142/1990. Qual das opções abaixo corresponde 
a esse elemento? 
Equidade. 
Participação Popular. 
Universalidade. 
Integralidade. 
Descentralização. 
2 // KROTON (ID 59144) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > FORMAÇÃO INTEGRAL EM 
SAÚDE 
O Pacto da Saúde de 2006 veio para fortalecer o Sistema Único de Saúde. Ele foi feito pelo: 
Secretários Municipais de Saúde, Vereadores e Deputados Federais. 
Ministro da saúde, Presidente da República e Senadores. 
Secretários Municipais e Estaduais de saúde e Ministro da Saúde. 
Prefeitos e Governadores. 
Senadores, Deputados Federais e o Presidente da República. 
3 // KROTON (ID 59138) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > FORMAÇÃO INTEGRAL EM 
SAÚDE 
O referencial do controle social está incorporado nos princípios do Sistema Único de Saúde. 
Analise as alternativas abaixo e marque a opção que corresponde a sua aplicabilidade. 
Somente o conselho nacional de saúde tem composição com garantia de 50% de 
representantes da população. 
Composição dos conselhos estaduais e municipais de saúde com garantia de 50% de 
representantes da população. 
Composição dos conselhos estaduais e municipais com garantia de 50% de representantes 
dos gestores da Saúde. 
Realização obrigatória de conferências de saúde municipais a cada ano eleitoral. 
Realização não obrigatória da reunião dos conselheiros de saúde estaduais. 
4 // KROTON (ID 59140) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > FORMAÇÃO INTEGRAL EM 
SAÚDE 
A Lei nº 8080/90, Orgânica da Saúde, em seu capítulo II dispõe sobre seus princípios e 
diretrizes. Qual das alternativas abaixo não corresponde a princípios estabelecidos na Lei 
8080/1990? 
Igualdade de assistência à saúde. 
Participação da comunidade. 
Integralidade de assistência. 
Equidade de assistência à saúde. 
Preservação da autonomia. 
 
 
1 // (ID 3772) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de 
pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No 
início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira 
já era urbana. Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges: 
 
Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO 
armar que: 
As duas charges são falsas. 
As duas charges são verdadeiras, e a segunda explica a primeira. 
As duas charges são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira. 
A primeira charge é falsa, e a segunda é verdadeira. 
A primeira charge é verdadeira, e a segunda é falsa 
2 // (ID 364571) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
I. O Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, 
Diversidade e Inclusão apresenta a Política Nacional de Educação Especial na 
Perspectiva da Educação Inclusiva, que acompanha os avanços do conhecimento e 
das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação 
de qualidade para todos os estudantes. 
PORQUE 
II. II. As dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de 
confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a 
educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade 
contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
3 // (ID 4754) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amazônia Legal concentrou-se 
em regiões específicas. Do ponto de vista fundiário, a maior parte do desmatamento (cerca 
de 80%) aconteceu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do 
desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA, conforme a política de 
Reforma Agrária (8%), unidades de conservação (5%) e em terras indígenas (7%). 
Infere-se do texto que, sob o ponto de vista fundiário, o problema do desmatamento na 
Amazônia Legal está centrado: 
nos povos indígenas, pois eles desmataram a área que ocupavam mais do que a comunidade 
dos assentados pelo INCRA. 
nos posseiros irregulares e proprietários regularizados, que desmataram mais, pois muitos 
ainda não estão integrados aos planos de manejo sustentável da terra. 
nas unidades de conservação, que costumam burlar leis fundiárias; nelas, o desmatamento 
foi maior que o realizado pelos assentados pelo INCRA. 
nos assentamentos regulamentados pelo INCRA, nos quais o desmatamento foi maior que 
o realizado pelos donos de áreas privados da Amazônia Legal. 
nos grupos engajados na política de proteçãoambiental, pois eles não aprofundaram o 
debate acerca da questão fundiária. 
4 // (ID 364578) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
O Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, de responsabilidade do Instituto Nacional 
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três 
avaliações externas complementares a ANA, Avaliação Nacional da Alfabetização, a Aneb e 
a Anresc (Prova Brasil) que são aplicadas em larga escala e que têm como principal 
objetivo diagnosticar a educação básica do Brasil. O resultado dessas avaliações é usado 
para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também é 
calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e fornece, 
portanto, indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país. 
A partir da afirmativa, é correto armar sobre a Aneb: 
Prova que abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em 
áreas urbanas e rurais, matriculados no 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e no 3º 
ano do ensino médio, com objetivo de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da 
educação brasileira. 
Prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos 
conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Sua 
primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade é trienal para cada área do 
conhecimento. 
Avaliação censitária dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com 
o objetivo de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, 
alfabetização Matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização nas redes púbicas. 
Trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos do 5º ano e 9º ano do ensino 
fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo 
de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. 
Prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como ferramenta 
para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. A partir de 2009 passou a servir 
como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos 
(EJA). 
1 // KROTON (ID 72719) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Na coloração de Gram, as bactérias Gram-positivas 
A fucsina impregna a parede celular juntamente com o álcool 
Não se fixa com o lugol ou mordente 
Não são descorados pelo álcool-acetona 
Não fixam o corante de Gram 
Coram-se de ROSA e formam o complexo cristal-violeta-iodo 
 
 
2 // KROTON (ID 73221) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Sabemos que as bactérias são seres procariontes e possuem algumas características 
diferentes dos seres eucariontes. Sobre essas condições analise as armações abaixo: 
I. Os ácidos graxos dos lipídeos são responsáveis pela condição hidrofóbica da porção 
interna da membrana plasmática, enquanto a parte hidrofílica deles fica exposta ao 
meio externo aquoso. 
II. A parede celular desempenha um papel importante na divisão celular como primer 
ou iniciadora da sua própria biossíntese, dando origem ao septo que separa as duas 
novas células oriundas da divisão celular. 
III. III. A parede das bactérias gram negativas é mais complexa, sendo formada por uma 
ou poucas camadas de peptideoglicano e por uma membrana externa 
É correta apenas a afirmativa 2. 
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3 
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3 
É correta apenas a afirmativa 1. 
 
3 // KROTON (ID 72173) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
A sequência CORRETA na qual os corantes e reagentes são utilizados para a realização de 
uma coloração de Gram é a da opção: 
Cristal violeta, lugol, álcool e fucsina 
Cristal violeta, fucsina, álcool e lugol 
Cristal violeta, álcool, lugol e fucsina 
Cristal fucsina, álcool, lugol e violeta de genciana 
Lugol, álcool, cristal violeta e fucsina 
4 // (ID 72716) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
A técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração 
de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853-
1938), em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede 
celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos 
específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, xado 
pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol etanol-acetona e fucsina básica 
(Disponível em (http://www.provida.ind.br/site/index.php/bacterias/bacterias/122-
tecnica-de-gram.html>). 
Assinale a alternativa correta abaixo sobre qual a coloração das bactérias Gram positivas e 
Gram negativas? 
Rosa e rosa 
Violeta/roxo e rosa/vermelho 
Rosa e violeta 
Violeta e violeta 
Violeta e incolor 
1 // (ID 115587) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMACOLOGIA HOSPITALAR 
(SBRAFH – 2007) Assinale a alternativa que não se relaciona a ações que devem ser 
desenvolvidas pela Farmácia Hospitalar 
(Disponível em (http://www.sbrafh.org.br/site/public/docs/TE2007.pdf>)). 
participar da Comissão de Farmácia e Terapêutica fornecendo subsídios técnicos para a 
tomada de decisões relacionadas à inclusão e exclusão de medicamentos 
realizar compras de medicamentos e pagamentos aos fornecedores. 
distribuir medicamentos por dose unitária e/ou individualizada para as unidades de 
internação. 
realizar seguimento farmacoterapêutico de pacientes. 
participar da gestão de recursos financeiros relacionada a produtos médico-hospitalares. 
1 // KROTON (ID 113971) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
FORMAS DE PREPARAÇÃO E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS A eficácia dos medicamentos à 
base de plantas medicinais depende de vários fatores, como a forma como são preparados 
e são usados. A sua preparação e uso podem ser feitos de acordo com as técnicas 
farmacêuticas ou utilizando técnicas mais simples, que são as preparações caseiras. As 
formas de preparação simples do CHÁ são: 
Decocto, difuso ou macerado. 
Decostas, infuso ou macerado 
Decocto, infuso ou moderado. 
Decacto, infusco ou macerado. 
Decocto, infuso ou macerado 
2 // KROTON (ID 56999) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I, II e III. 
III, apenas. 
I e II, apenas. 
 
 
 
 
3 // KROTON (ID 114340) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A Portaria GM/MS nº 1.555 
(http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html), de 30 de 
julho de 2013, aprova as normas de financiamento e execução do Componente Básico da 
Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Conforme o art. 9º, além dos doze medicamentos fitoterápicos da Relação Nacional de 
Medicamentos Essenciais (Rename), é possível a aquisição, com recurso tripartite, dos 
seguintes insumos constantes do inciso I: 
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html, 
(http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html,) acesso 
em: 06/07/16. 
I- Plantas alimentícias exclusivamente, drogas vegetais e derivados vegetais para 
manipulação das preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e 
farmácias de manipulação do SUS. 
I- Plantas tóxicas, drogas vegetais e derivados sintéticos para manipulação das 
preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e farmácias de 
manipulação do SUS. 
I- Plantas medicinais, drogas vegetais e derivados vegetais para manipulação das 
preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas efarmácias de 
manipulação do SUS. 
I- Plantas medicinais, drogas vegetais e derivados ou não de vegetais para 
manipulação das preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e 
farmácias de manipulação do SUS. 
I- Drogas medicinais, drogas vegetais e derivados vegetais para manipulação das 
preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e farmácias de 
manipulação do SUS. 
4 // KROTON (ID 113967) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
Considerando os conceitos abaixo, apresentados no Guia da Política Nacional de Plantas 
Medicinais e Fitoterápicos: 
I- Produto de extração da matéria prima vegetal: extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, 
suco e outros. 
II- Ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um 
paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por 
um profissional autorizado. Neste ato o farmacêutico informa e orienta o paciente 
sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes da orientação, 
entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a 
interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas 
potenciais e as condições de conservação dos produtos (Portaria nº 3.916/98). 
III- Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária 
(Lei nº 5.991/73). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos correspondentes: 
Derivado de droga mineral: II- Droga: III- Dispensação: 
Droga: II- Dispensação: III- Derivado de droga vegetal: 
Derivado de droga vegetal: II- Dispersão: III- Droga: 
Derivado de droga vegetal: II- Droga: III- Dispensação: 
Derivado de droga vegetal: II- Dispensação: III- Droga: 
1 // KROTON (ID 59178) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
Analise as afirmativas apresentadas nas opções abaixo e marque qual não é verdadeira: 
Imprudência é falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência 
acerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu. 
Imperícia é dirigi acima da velocidade permitida, sem carteira de motorista, colocando em 
risco outras pessoas e a si próprio. 
A pessoa negligente não deixa de fazer algo, ela age, mas toma uma atitude diversa da 
esperada (correta/adequada). 
Imprudente é o cidadão que dirigi acima da velocidade permitida, colocando em risco outras 
pessoas e a si próprio. 
O empregado ou empregador que não cumpre as normas preventivas de segurança e saúde 
do trabalho é exemplo de negligência. 
2 // KROTON (ID 59189) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
A relação dos profissionais farmacêuticos para com os Conselhos Federal e Regionais de 
Farmácia está regulamentada na Resolução CFF, nº 596/2014 em seu artigo 18 - Na relação 
com os Conselhos, obriga-se o farmacêutico a: 
I - Observar as normas (resoluções e deliberações) e as determinações (acórdãos e decisões) 
dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia; 
II - Prestar com fidelidade as informações que lhe forem solicitadas a respeito do seu 
exercício profissional; 
III - comunicar ao Conselho Regional de Farmácia em que estiver inscrito toda e qualquer 
conduta ilegal ou antiética que observar na prática profissional; 
IV - Atender convocação, intimação, notificação ou requisição administrativa no prazo 
determinado, feitas pelos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, a não ser por motivo 
de força maior, comprovadamente justificado; 
V - Tratar com respeito e urbanidade os empregados, conselheiros, diretores e demais 
representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. 
Estão corretas somente as afirmativas I, II e V 
Estão corretas somente as afirmativas I, III, IV 
Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V 
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V 
Estão corretas somente as afirmativas I, III, IV e V 
3 // KROTON (ID 59176) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
Sobre a RESOLUÇÃO Nº 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 do Conselho Federal de Farmácia, 
que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, assinale a alternativa que não é 
verdadeira: 
Nas infrações éticas e disciplinares serão observadas a tipificação da conduta, a reincidência, 
a análise do fato e as suas consequências ao exercício profissional e à saúde coletiva. 
É direito do profissional farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, 
obrigatoriamente por outro farmacêutico. 
Àquele que continuar a exercer a profissão, mesmo enquanto estiver sob a sanção 
disciplinar de suspensão, será aplicada idêntica pena pelo prazo em dobro ao 
originariamente determinado 
É dever denunciar às autoridades competentes quaisquer riscos inerentes ao trabalho, 
que sejam prejudiciais à saúde e à vida, mas não as agressões ao meio ambiente. 
É proibido assinar laudo ou qualquer outro documento farmacêutico em branco, de forma 
a possibilitar, ainda que por negligência, o uso indevido do seu nome ou atividade 
profissional. 
4 // KROTON (ID 59180) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
Analises as afirmativas abaixo, sob a ótica de serem ou não verdadeiras e depois marque a 
opção correta: 
( ) Deontologia é um conjunto de regras de que uma profissão ou parte dela se dota através 
de uma organização profissional, que se torna a instância de elaboração, de prática, de 
vigilância e de aplicação destas regras. 
( ) A ética não pressupõe análise e reflexão antes do agir e sim a moralidade. Toda existência 
tem o lado da alteridade, isto é, da dimensão do “outro”. 
( ) No século II, os romanos fundaram a primeira escola de farmácia de que se tem notícia, 
criando inclusive uma legislação para o exercício da profissão; 
( ) Ética é um conjunto de valores e princípios universais que regem as relações humanas. 
( ) A missão do CRF/MG é zelar pela ética, não qualificar, defender e servir a profissão 
farmacêutica, a m de promover a sua valorização perante a sociedade, garantindo benefícios 
à saúde pública. 
( ) A principal prioridade do farmacêutico é o paciente, conhecido como usuário de 
medicamento ou, ainda, consumidor/cliente; 
( ) Uma das principais razões para atitudes incorretas é desconhecer seus direitos e 
obrigações; 
V, V, F, V, V, F, V e F. 
V, F, F, V, F, V, V e F. 
V, F, V, V, V, F, F e F. 
V, V, F, V, F, V, V e F 
V, F, V, V, F, V, V e V. 
1 // KROTON (ID 114347) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A possibilidade da prescrição realizada por farmacêuticos está implícita em várias 
regulamentações, tanto para medicamentos isentos de prescrição quanto para aqueles de 
uso contínuo (em situações de continuidade de tratamento previamente prescrito) 
fitoterápicos. O artigo 6º. da Lei nº. 11.903, de 14 de janeiro de 2009, por exemplo, que 
dispõe sobre o rastreamento da produção e do consumo de medicamentos por meio de 
tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, define as 
seguintes categorias de medicamentos: 
a) isentos de prescrição para a comercialização; 
b) de venda sob prescrição e retenção de receita, e 
c) de venda sob responsabilidade do farmacêutico, sem retenção de receita. 
Qual das alternativas abaixo apresenta a afirmação correta? 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida para os 
medicamentos das categorias “a”, "b" e “c”. 
A possibilidade exclusiva da venda farmacêutica, neste caso, está subentendida para o 
medicamento da categoria “a”. 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida apenas para o 
medicamento da categoria “c”. 
A possibilidade apenas da venda, mas não de prescrição farmacêutica, para os 
medicamentos das categorias “a”e “c”. 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida para os 
medicamentos das categorias “a” e “c”. 
1 // KROTON (ID 75789) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA ANALÍTICA 
O teor de iodeto de potássio (KI), princípio ativo de xaropes antitussígenos, foi determinado 
por precipitação com nitrato de prata (AgNO ). Uma amostra de 10 mL do xarope foi 
transferida para um Erlenmeyer. Exatamente 20 mL de uma solução de AgNO 0,1 mol/L foi 
adicionada. O frasco foi agitado até o aparecimento de um precipitado de cor amarela típica 
de iodeto de prata (AgI). Para a titulação do excesso de AgNO foram gastos 8,5 mL de solução 
de tiocianato de potássio (KSCN) 0,1 mol/L, na presença de indicador contendo íons ferro 
(III) (Fe). 
 
Sabendo que a massa molar de KI é igual a 165,9 g mol, a concentração de KI na amostra 
analisada em mg/5mL de xarope é: 
95,5. 
165,9. 
191,0. 
12,5. 
19,1. 
2 // KROTON (ID 76055) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA ANALÍTICA 
As titulações ácido-base são amplamente empregadas em laboratórios de controle de 
qualidade de medicamentos e alimentos. Nessas titulações o ponto final é reconhecido com 
o uso de indicadores ácido-base (substâncias químicas que mudam de cor dependendo da 
acidez do meio) apropriados para cada titulação que se quer realizar. O emprego de 
indicadores tem várias vantagens práticas, em especial devido à sua facilidade de uso, 
simplicidade inerente da técnica utilizada e, em particular, pela disponibilidade de 
indicadores que se adequam perfeitamente à técnica para uma ampla faixa de valores de 
pH, conforme representado no quadro abaixo: 
 
Para determinação do teor de ácido acético em vinagre com uma solução aquosa de 
hidróxido de sódio (NaOH), indique o indicador mais adequado e a coloração da forma 
predominante após a titulação. 
Fenolftaleína e forma ácida. 
Púrpura de bromocresol e forma ácida 
Fenolftaleína e forma básica. 
Alaranjado de metila e forma ácida. 
Púrpura de bromocresol e forma básica. 
3 // KROTON (ID 76052) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA ANALÍTICA 
Uma criança de 3 anos deve receber uma dose diária de 500 mg de cálcio (Ca). A uma 
alíquota de 20 mL de uma amostra de um lote de leite comercializado no país, adicionou-se 
10 mL de solução tampão pH 12 e uma pitada de murexida como indicador, e titulou-se com 
20 mL de solução de EDTA a 0,01 mol/L. Indique qual a quantidade de leite desse lote que 
uma criança deve ingerir diariamente para atingir a dose de cálcio recomendada. Dados: 
considere a massa molar de Ca como 40,08 g/mol. 
1,25 x 10-¹ L. 
6,25 x 10-² L. 
6,25 x 10-¹ L. 
1,25 x 10 L. 
1,25 x 10-³ L. 
4 // KROTON (ID 75819) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA ANALÍTICA 
Um padrão primário é um composto que serve como material de referência em métodos 
titulo métricos (volumétricos e gravimétricos), cuja precisão depende das propriedades 
desse composto. Esses métodos titulo métricos são amplamente empregados na análise de 
princípios ativos em medicamentos. Indique o requisito que representa característica de um 
padrão primário: 
Estabilidade elevada. 
Presença de água de hidratação. 
Pequena massa molar. 
Absorção de gás carbônico. 
Baixa pureza. 
1 // KROTON (ID 83800) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA GERAL 
Para calcular o volume de Nitrato de Chumbo de concentração 2,00M e massa 600mg de 
Pb² serão necessários quantos centímetros cúbicos de nitrato de chumbo? 
2,56 cm³ de Pb(NO3)2 
1,45 cm³ de Pb(NO3)2 
1,39 cm³ de Pb (NO3)2 
2,45 cm³ de Pb (NO3)2 
3,00 cm³ de Pb (NO3)2 
2 // KROTON (ID 83802) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA GERAL 
O hidrogênio tem sido estudado para uso como combustível em automóveis, entretanto, 
seu uso apresenta a desvantagem da necessidade do uso de um metal nobre, caro e raro no 
nosso planeta que é a platina. Assim, calculando-se a quantidade de calor liberada, nas 
mesmas condições de temperatura e pressão, pela combustão de um mol de moléculas de 
hidrogênio, para formação, respectivamente, de água gasosa, água líquida e de água sólida, 
Verificam-se que há maior liberação de calor na formação de água gasosa. 
Verificam-se que há maior liberação de calor na formação de água líquida. 
Verificam-se que há maior liberação de calor na formação de água sólida. 
Encontram-se o mesmo valor nos três casos. 
Encontram-se o mesmo valor na formação de água líquida e de água sólida. 
3 // KROTON (ID 82913) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA GERAL 
O Ácido clórico é um ácido de Arrhenius 
(https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_de_Arrhenius) que em solução aquosa libera 
como cátions somente íons H+ ou H O. Ele é um ácido forte e é obtido a partir da hidratação 
do anidrido clórico. Observando os Isótopos a seguir: H, H, H, Cl, Cl, e O, O, O podem-se 
formar moléculas de ácido clórico. Relativamente a essas moléculas podemos dizer que: 
Todas apresentam o mesmo número de nêutrons. 
Apresentam número de nêutrons que podem variar de 42 a 50. 
Todas apresentam a mesma massa. 
Suas massas podem variar de 84 a 94u. 
Suas massas podem variar de 52 a 58u. 
4 // KROTON (ID 83810) CIÊNCIAS EXATAS > QUÍMICA GERAL 
Dentre as funções inorgânicas conhecidas temos os ácidos, as bases, os óxidos. 
Considerando a seguinte sequência de sais de sódio: sulfato, sulto, tiossulfato e sulfeto. A 
opção que contém a sequência de formulas corretas destes sais é: 
 
1 // KROTON (ID 60127) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
No fomento da Promoção da Saúde, inclusive com a oferta da assistência farmacêutica, a 
Equidade é um eixo fundamental. Neste sentido, considerando o seu conceito no âmbito da 
saúde, é correto afirmar que o seu significado: 
É a garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, 
participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução, 
em todos os níveis, desde o federal até o local. 
Consiste na recuperação parcial ou total das capacidades no processo de doença e na 
reintegração do indivíduo ao seu ambiente social e a sua atividade profissional. 
engloba a singularidade de situações e subjetividades, tratando desigualmente os 
desiguais. 
são sinônimo do acesso universal de cidadãos aos serviços de saúde. 
É entendida como uma redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de 
saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato 
a decisão for tomada, mais chance haverá de acerto. 
1 // (ID 4881) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA 
"Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um 
estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a 
um ataque à privacidade humana. 
Ao contrário do que arma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) 
Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não 
impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns 
casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores". 
"Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo 
indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a 
existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que 
não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito 
de decidir a polítia tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base 
em que princípio pode uma tal interferência ser justificada? 
A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é 
estatal, comoas repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um 
espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade 
privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade. 
Os textos discutem a legitimidade da lei atifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes. A 
comparação entre eles permite concluir que a questão é tratada, respectivamente, dos 
pontos de vista: 
moral e econômico. 
econômico e jurídico. 
histórico e educacional. 
ético e legal. 
econômico e moral. 
 
 
 
 
 
2 // (ID 4745) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA 
 
A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, 
frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as 
ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem. 
I. A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada 
um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto é, praticar a auto 
ética. 
II. II. A ética política supõe o sujeito responsável por suas ações e pelo seu modo de 
agir na sociedade. 
III. III. A ética pode se reduzir ao político, do mesmo modo que o político pode se 
reduzir à ética, em um processo a serviço do sujeito responsável. 
IV. IV. A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, na perspectiva 
do fortalecimento dos valores pessoais. 
É correto o que se arma em: 
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
 
3 // (ID 3782) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA 
“Crime contra Índio Pataxó comove o país [...] Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu 
à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas 
ruas de Brasília [...]. Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 
horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo 
“insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, [...] parou 
o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro 
dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar 
combustível, atearam fogo no corpo. Foram agrados por outros jovens corajosos, ocupantes 
de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos 
e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a 
estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, 
não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital 
Regional da Asa Norte - HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, 
faleceu às 2 horas da madrugada de hoje”. 
A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes 
aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se armar que elas 
devem: 
Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais. 
Fornecer soluções por meio de força e autoridade. 
Expressar os interesses particulares da juventude. 
Estabelecer os rumos norteadores de comportamento. 
Manifestar os ideais de diversas classes econômicas. 
4 // (ID 24244) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no 
deslocamento casa trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras. 
Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora 
nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as armações a 
seguir. 
I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa trabalho na 
região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, 
mas não em Curitiba e na média brasileira. 
II. II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas 
áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão 
concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto 
por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte. 
III. III as políticas públicas referentes a transportes urbanos, como, por 
exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, 
contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e do custo 
do transporte. 
É correto o que se arma em: 
III, apenas. 
I e II, apenas. 
II e III, apenas. 
I, II e III. 
I, apenas. 
 
1 // (ID 315) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
 
Apesar do progresso verificado nos últimos anos, o Brasil continua sendo um país em que 
há uma grande desigualdade de renda entre os cidadãos. Uma forma de se constatar este 
fato é por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o 
percentual da renda total do país auferido pelos x% de brasileiros de menor renda. Por 
exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado, constata-se que a renda total 
dos 60% de menor renda representou apenas 20% da renda total. 
De acordo com o mesmo gráfico, o percentual da renda total correspondente aos 20% de 
maior renda foi, aproximadamente, igual a: 
60%. 
80%. 
20%. 
40%. 
50%. 
2 // (ID 3790) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional. Em 
alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias 
terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve consequências 
trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses 
abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do 
sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma 
delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do 
sexo feminino. 
Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, 
sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa 
para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de 
nascer menino ou menina. 
Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em 
prática, seria esperado que: 
Aproximadamente 25% das famílias não tivessem filhos do sexo masculino. 
Aproximadamente 50% dos meninos fossem filhos únicos. 
Aproximadamente 50% das famílias tivessem um filho de cada sexo. 
O número de nascimentos de meninos fosse aproximadamente o dobro do de meninas. 
Em média, cada família tivesse 1,25 filhos. 
3 // (ID 258373) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Com base no vídeo “O futuro que queremos” disponível no material, em relação às oito 
maneiras de mudar o mundo, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
( ) Acabar com a fome a miséria, redução da natalidade. 
( ) Educação Básica de qualidade para todos e melhorar a saúde das gestantes. 
( ) Igualdade entre os sexos e valorização da mulher e combater a AIDS, a malária e outras 
doenças. 
( ) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e somente as pessoas selecionadas e 
capacitadas deverão trabalhar para o desenvolvimento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:V – V– F – F. 
F – V – V - F. 
V - F – V - V. 
V-V – V – V. 
F - F - V – F. 
4 // (ID 257536) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno 
e o nível externo. Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre 
elas. 
I. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela 
empresa e que podem influenciar no alcance de seus resultados. 
PORQUE 
II. II. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio 
empresarial, sobre os setores ou departamentos da organização. A respeito dessas 
asserções, assinale a alternativa correta. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
1 // KROTON (ID 55839) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica multifatorial, com alta prevalência 
e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco cardiovascular 
modicáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Estudos clínicos 
demonstraram que a detecção, o tratamento e o controle da HAS são fundamentais para a 
redução dos eventos cardiovasculares. Deste modo, o objetivo primordial do tratamento da 
hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, 
os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial, mas também os eventos 
cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade. 
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Um paciente em uso de diurético tiazídico pode ter intoxicação por uso 
concomitante de digitálico; ter o efeito reduzido de anticoagulantes orais, de agente 
uricosídico; e, ainda, apresentar interação potencialmente fatal com a 
quinidina. 
PORQUE 
II. II. Os diuréticos tiazídicos causam hiperpotassemia; elevação da concentração de 
albumina sérica; diminuição da excreção renal de ácido úrico e aumento da 
exposição sistêmica a quinidina por acidificação da urina, reduzindo sua eliminação. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2 // (ID 105124) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
(FGV - 2011) Alguns relaxantes musculares podem ser utilizados como coadjuvante de 
anestesia de curta duração, além de procedimentos de intubação endotraqueal e para 
reduzir a intensidade das convulsões induzidas por medicamentos ou eletricamente. Uma 
das substâncias provoca paralisia do músculo esquelético pelo bloqueio da transmissão em 
determinados neurônios, assinale abaixo a alternativa correta em relação ao relaxante 
muscular que causa morte por curarização ou paralisia muscular esquelética. 
(D) Lidocaína 
(E) Succinilcolina. 
(A) Cocaína. 
(B) Codeína. 
 (C) Diazepam. 
3 // KROTON (ID 57002) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
A documentação e(ou) registros das preparações magistrais e oficinais manipuladas 
contendo substâncias sob controle especial devem ser arquivados pelo período de um ano, 
podendo ser mantidos por meio eletrônico. 
A farmácia que manipula tais substâncias deve estar adequada ao Regulamento Técnico e 
ao Anexo II da RDCn.º 67, estando facultado à farmácia em questão atender ou não ao 
Anexo I da referida Resolução. 
Quando a prescrição apresentar concentração superior aos limites farmacológicos, 
incompatibilidade ou interações potencialmente perigosas, a RDC n.º 67 indica que o 
farmacêutico deve solicitar a confirmação, por escrito, do profissional prescritor, e na 
ausência ou negativa de confirmação, a receita somente poderá ser aviada mediante uma 
autorização do paciente. 
As manipulações magistrais e oficinais com SBITs devem ser atendidas mediante os 
requisitos mínimos descritos na RDC n.º 67, baseados na Portaria n.º 344 de 12/05/1998, 
que são: a identificação do emitente e do usuário, o nome da substância com a dosagem, a 
data da emissão e a assinatura do prescritor. 
A manipulação e a dispensação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial 
devem ser realizadas no mesmo estabelecimento sendo vedada a captação de prescrições 
oriundas de qualquer outro estabelecimento, ainda que da mesma empresa 
4 // KROTON (ID 105114) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
A estimativa da utilidade terapêutica de uma droga é uma medida de 
ação agonista 
eficácia 
índice terapêutico. 
potência 
ação antagonista 
1 // (ID 246230) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 
E COMUNICAÇÃO 
O uso da tecnologia tem impactado muito na vida das pessoas e das empresas, alguns usam 
as TICs para agregar conhecimento e outros usam de má fé prejudicando a vida de outras 
pessoas. Associe as vantagens e desvantagens do avanço tecnológico. 
I- Vantagens 
II- II- Desvantagens 
1- Pessoas que invadem sistemas e máquinas para roubar e danificar informações pessoais 
e sigilosas. 
2- 2- Você pode comprar produtos pela internet sem sair de casa, tendo o conforto e a 
praticidade em pesquisar preços sem precisar entrar de loja em loja. 
3- 3- As máquinas estão substituindo a mão de obra humana, fazendo com que as pessoas 
busquem outra qualificação para se manter no mercado de trabalho. 
4- A fácil comunicação para negociação entre países. Com a internet é muito mais fácil e 
rápido negociar com empresas do exterior. 
I–1; II–3; I–4; II–2 
I–3; II–2; I–4; II–3 
I–4; II–3; I–2; II–1 
I–1; II–2; I–3; II–4 
I–2; II–4; I–1; II–3 
2 // (ID 246229) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 
E COMUNICAÇÃO 
“Vivemos em uma sociedade que passa por constantes mudanças que são fortemente 
impulsionadas pela evolução tecnológica. Somos bombardeados todos os dias por algum 
tipo de tecnologia, que já fazem parte do nosso dia a dia e que muitas vezes passam 
despercebidas aos nossos olhos”. CUOGO, Francisco Coelho. O reflexo da terceira revolução 
industrial no desenvolvimento tecnológico e sua relação com a educação a distância. 2015. 
Sobre as TICs, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
( ) Todas essas formas de tecnologias configuram as nossas relações com o mundo. 
( ) As tecnologias de informação e da comunicação evoluem sem cessar e com muita 
rapidez. 
( ) Mais do que a existência das tecnologias, é a sua disponibilidade decrescente que 
transforma de forma irreversível a economia e a sociedade. 
( ) Com a convergência digital, fundem-se serviços, redes, produtos, aplicações e áreas até 
a poucos anos distintas. 
V - F - V - F. 
F - V - F - V. 
V - V - F - V. 
F - F - V - F. 
V - V - V - V. 
3 // (ID 246226) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 
E COMUNICAÇÃO 
“Podemos entender as tecnologias da informação e comunicação como o conjunto das 
soluções promovidas por meio da computação que operam armazenando, processando, 
acessando e utilizandoinformações para um determinado m”. CORDEIRO, João Paulo Mota. 
Estudo comparado sobre a contribuição das TIC para ao desempenho dos municípios 
brasileiros. 2011. 
A evolução das TICs foi da seguinte forma: 
1. Na década de 1960, vivia-se a Era do Processamento de Dados, os computadores eram 
utilizados apenas por grandes empresas. Utilizavam dessa tecnologia para efetuar cálculos, 
processar dados de modo geral. 
2. Computadores numa rede mundial chamada de internet quebrou o sentido da distância. 
3. Alguns anos mais tarde, as empresas percebiam a importância da informação para a 
gestão na tomada de decisões. Partindo dessa necessidade a evolução da tecnologia 
permitiu o gerenciamento dos dados já armazenados, possibilitando abrir novas opções 
para transformar os dados em informações úteis. Os velhos centros de processamento de 
dados começam a se transformar em bibliotecas de informações. 
4. Com o aperfeiçoamento das telecomunicações, os celulares sempre à mão possibilitam a 
comunicação o tempo todo, além dos sistemas empresarias efetuando transações 
automáticas e muito mais informação que trafegam promovendo a comunicação. 
Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos procedimentos realizados. 
2 - 4 - 3 - 1. 
4 - 3 - 1 - 2. 
1 - 2 - 4 - 3. 
1 - 3 - 2 - 4 
1 - 3 - 4 - 2. 
4 // (ID 246225) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 
E COMUNICAÇÃO 
“O surgimento das tecnologias de informação e comunicação e, em especial, a internet, 
promoveu diversos efeitos e alterações nas relações sociais mais básicas. Assim, a 
necessidade de pleno acesso e uso da internet acabou por ser elencado, em diversas 
legislações internacionais e na brasileira, à categoria de direito humano fundamental” 
MARCON, João Paulo Falavinha. O acesso à internet como um direito humano fundamental, 
perante as legislações internacional e brasileira. 2013. Mundorama, Revista de Divulgação 
Científica em Relações Internacionais. 
As tecnologias de informação e comunicação são um produto social na medida em que 
resultam de processos sociais, porque são produzidos por humanos nas suas relações, 
objetivam o conhecimento socialmente elaborado, e: 
são aplicadas e usadas em sistemas econômicos. 
são aplicadas e usadas em sistemas computacionais. 
são aplicadas e usadas em sistemas internacionais. 
são aplicadas e usadas em sistemas antissociais. 
são aplicadas e usadas em sistemas sociais. 
1 // KROTON (ID 55840) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
A malária é uma doença infecciosa de distribuição predominante nas regiões tropicais e 
subtropicais, causada por protozoários do gênero Plasmodium. É caracterizada por febre 
alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a 
depender da espécie do parasito infectante, sendo a infecção causada pelo P. falciparum, a 
qual apresenta a forma clínica mais grave. O tratamento preconizado pelo Ministério da 
Saúde para a infecção causada pelo P. falciparum é uma combinação de artemeter 
e lumefantrina, porém, durante muito tempo a quinina foi utilizada como principal 
medicamento antimalárico. 
 
A quinina pode ser obtida a partir da casca do caule da quina (Cinchona) por extração em 
meio aquoso e ácido, porém, junto com a quinina inúmeras outras substâncias também são 
extraídas. A separação do quinina e outros alcaloides das demais substâncias hidrossolúveis 
presentes no extrato podem ser realizadas por partição através da sua transformação em 
uma forma de menor solubilidade em água. Este procedimento permite que a adição de um 
solvente hidrofóbico ao extrato concentre a quinina na sua forma menos hidrossolúvel. 
 
Considerando o esquema acima e o processo de extração e pré-puricação do quinina, avalie 
as armações que se seguem. 
I. A água é o solvente de escolha para a extração da forma 1 do quinina. 
II. O éter etílico pode ser utilizado como solvente no processo de partição. 
III. A forma 1 do quinina pode ser convertida na forma 2 por meio da adição de HCl 
diluído. IV. A forma 2 do quinina pode ser convertida na forma 1 por meio da adição 
de NaOH diluído. 
I e IV. 
II e III. 
I, III e IV. 
II, III e IV. 
I e II. 
2 // KROTON (ID 57899) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
O paciente JIF, 45 anos, hipertenso que utiliza furosemida regularmente (um diurético de 
alça), necessita realizar terapia de reposição de potássio. Foi a uma farmácia de manipulação 
e solicitou o aviamento da fórmula apresentada na seguinte prescrição médica: 
KCl........................................6% 
Xarope Simples qsp..............100 ml 
Tomar 7,5 ml/dose, 2 x/dia, durante 10 dias, seguido de nova avaliação médica. 
De acordo com os dados acima, quantos mEq de K+ o paci- ente estará ingerindo por dose 
do xarope e quantos mEq de K+ terá ingerido ao término do tratamento, respectivamente? 
4,55 e 91,0 
5,55 e 111,0 
5,02 e 100,4 
7,65 e 153,0 
6,03 e 120,6 
3 // KROTON (ID 58658) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
Em estudos de absorção de fármacos é bastante empregado o coeficiente de partição octan-
1-ol/água, representado por P, que informa o quanto um fármaco se distribui entre as fases 
formadas por octan-1-ol e água. 
P = [fase orgânica] / [fase aquosa] 
Os valores são usualmente tabelados como log P. 
Se log P = 0, o fármaco tem a mesma afinidade por ambas as fases. 
Se log P < 0, o fármaco se dissolve preferencialmente na fase aquosa. 
Se log P > 0, o fármaco se dissolve preferencialmente na fase orgânica. 
Para calcular o log P da epinefrina, titula-se a fase aquosa com ácido perclórico (HClO). Dessa 
forma, os seguintes procedimentos são realizados: 
1) Foram preparados 500 mL de solução aquosa de ácido perclórico pela diluição em água 
destilada de 4,2 mL de uma solução de ácido perclórico com 70 % m/m e densidade de 1,4 
gmL. 
2) A solução de ácido perclórico preparada anteriormente foi padronizada, utilizando-se 
100,3 mg de carbonato de sódio (Na CO) e 20,4 mL da solução de HClO. 
3) Uma alíquota de 20 mL de solução aquosa de epinefrina foi titulada com a solução de 
ácido perclórico padronizada, requerendo-se 35 mL da solução titulante. 4) Uma alíquota de 
20 mL de solução aquosa de epinefrina foi transferida para um funil de separação com 20 
mL de octan-1-ol, após agitação as fases orgânica e aquosa foram separadas. A fase aquosa 
titulada com a solução de ácido perclórico padronizada, consumindo 30,4 mL da solução 
titulante. foi titulada com a solução de ácido perclórico padronizada, consumindo 30,4 mL 
da solução titulante. 
O valor do log P da epinefrina é: 
Dados 
 
0,85; portanto, deve ser administrada via oral 
0,48; portanto, deve ser administrada via oral. 
- 0,85; portanto, deve ser administrada via intravenosa 
- 0,76; portanto, deve ser administrada via intravenosa. 
- 0,52; portanto, deve ser administrada via intravenosa 
4 // KROTON (ID 58651) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
O tratamento do distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos por meio de fármacos, 
baseia-se na inibição da síntese do colesterol ou impedindo a absorção gastrointestinal do 
mesmo. Vários compostos foram estudados, dentre eles, o SCH-48461 e a ezetimiba (figura 
abaixo). Esses compostos foram identificados como inibidores da absorção de colesterol 
com resultados satisfatórios em animais, conforme indicado na tabela abaixo: 
 
Dentre os compostos apresentados o mais ativo é: 
a ezetimiba, devido à presença dos grupos: fenol, amida e haleto orgânico. 
a ezetimiba, devido à presença dos grupos: fenol, álcool e amida. 
o SCH-48461, devido à presençados grupos: amida, aromático e éter. 
a ezetimiba, devido à presença dos grupos: fenol, álcool e haleto orgânico. 
o SCH-48461, devido à presença dos grupos: amida, fenol e éter. 
1 // KROTON (ID 76842) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > PARASITOLOGIA 
A teníase, que no ser humano é provocada pelos cestoides Taenia saginata e Taenia solium, 
é caracterizada por dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, sem 
provocar consequências mais sérias. Esta parasitose, quando produzida por Taenia solium, 
pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais 
grave, podendo levar o indivíduo à morte.A teníase, que no ser humano é provocada pelos 
cestoides Taenia saginata e Taenia solium, é caracterizada por dor abdominal, anorexia e 
outras manifestações gastrointestinais, sem provocar consequências mais sérias. 
Esta parasitose, quando produzida por Taenia solium, pode conduzir à cisticercose humana, 
cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, podendo levar o indivíduo à 
morte. 
 
Com base na imagem e nas informações analise as proposições abaixo. 
I - O ser humano adquire teníase quando ingere carne suína crua ou parcialmente cozida, 
contendo cisticercos. 
II - Os humanos adquirem cisticercose quando ingerem ovos de Taenia solium, presentes no 
ambiente. 
III - O ser humano adquire cisticercose quando ingere carne suína crua ou parcialmente 
cozida, contendo cisticercos. 
IV-A Taenia solium é proveniente dos bovinos enquanto a Taenia saginata provém dos 
suínos. 
Está correto o que se arma somente em: 
II e III. 
I e III. 
I e II. 
I e IV. 
II e IV. 
2 // (ID 72720) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > MICROBIOLOGIA 
Os vírus são microrganismos de grande simplicidade. Sabemos que os vírus são acelulares, 
tendo várias classificações. Em geral todos os vírus são constituídos por: 
DNA e proteínas. 
Aminoácidos e água. 
Ácidos nucléicos ou proteínas. 
DNA ou RNA. 
RNA e proteínas. 
3 // KROTON (ID 98385) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > ÓRGÃOS E SISTEMAS 
FISIOLÓGICOS E PATOLÓGICOS 
Diante de uma situação em observação de uma célula, você deve saber quais são os 
constituintes das principais partes das células; dentre elas você deve saber a respeito da 
membrana plasmática. Quais são os principais componentes da membrana plasmática? 
Lipídeos e as proteínas. 
Colesterol e as proteínas. 
Lipídeos e os carboidratos. 
Lipídeos e as enzimas. 
Fosfolipídios e as proteínas. 
4 // KROTON (ID 105754) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > FARMACOTERAPIA DOS 
SISTEMAS 
A Vitamina B6, que existe sob as formas de piridoxina, piridoxal e piridoxamina, está 
presente em praticamente todos os alimentos. A piridoxina é encontrada em plantas, enquanto 
o piridoxal e a piridoxamina estão contidos em produtos animais. Todos servem como 
precursores da coenzima piridoxal fosfato, que atua em reações envolvendo principalmente 
aminoácidos (transaminação, desaminação, descarboxilação e condensação). A isoniazida, 
usada no tratamento da tuberculose, pode induzir deficiência da vitamina B6 por formar um 
derivado inativo com o piridoxal fosfato. Crianças que recebem alimentos autoclavados podem 
desenvolver deficiência da vitamina B6 (ela é termossensível), que se caracteriza por alterações 
na pele e no eletrocardiograma. Nos estágios avançados, pode haver neuropatia periférica por 
desmielinização. Como a vitamina está envolvida na síntese da heme, sua deficiência associa se 
a anemia hipocrômica que não responde à suplementação com ferro. Outra repercussão da sua 
carência é hiper-homocisteinemia, já que a vitamina, juntamente com o folato e a vitamina B12, 
é necessária na conversão da homocisteína em metionina. A hiper homocisteinemia é 
importante fator de risco para aterosclerose e diabetes melito, uma vez que aumenta o estresse 
oxidativo (FILHO, 2013). Neste sentido, qual seria o papel da piridoxina como terapia 
concomitante com isoniazida? 
A suplementação com piridoxina impede o desenvolvimento de gota aguda associada à 
isoniazida. 
A suplementação com piridoxina impede a toxicidade neuro-oftalmológica da isoniazida. 
A suplementação com piridoxina permite à isoniazida superar a resistência das 
micobactérias causada por mutações na enzima catalase peroxidase. 
A suplementação com piridoxina protege o fígado contra a hepatite induzida pela isoniazida. 
A suplementação com piridoxina repõe a depleção de piridoxina induzida pela isoniazida. 
1 // KROTON (ID 114347) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A possibilidade da prescrição realizada por farmacêuticos está implícita em várias 
regulamentações, tanto para medicamentos isentos de prescrição quanto para aqueles de uso 
contínuo (em situações de continuidade de tratamento previamente prescrito) fitoterápicos. O 
artigo 6º. da Lei nº. 11.903, de 14 de janeiro de 2009, por exemplo, que dispõe sobre o 
rastreamento da produção e do consumo de medicamentos por meio de tecnologia de captura, 
armazenamento e transmissão eletrônica de dados, define as seguintes categorias de 
medicamentos: 
a) isentos de prescrição para a comercialização; 
b) de venda sob prescrição e retenção de receita, e 
c) de venda sob responsabilidade do farmacêutico, sem retenção de receita. 
Qual das alternativas abaixo apresenta a afirmação correta? 
A possibilidade apenas da venda, mas não de prescrição farmacêutica, para os 
medicamentos das categorias “a” e “c”. 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida para os 
medicamentos das categorias “a” e “c”. 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida para os 
medicamentos das categorias “a”, "b" e “c”. 
A possibilidade exclusiva da venda farmacêutica, neste caso, está subentendida para o 
medicamento da categoria “a”. 
A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida apenas para o 
medicamento da categoria “c”. 
2 // KROTON (ID 113971) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
FORMAS DE PREPARAÇÃO E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS 
A eficácia dos medicamentos à base de plantas medicinais depende de vários fatores, como 
a forma como são preparados e são usados. A sua preparação e uso podem ser feitos de acordo 
com as técnicas farmacêuticas ou utilizando técnicas mais simples, que são as preparações 
caseiras 
As formas de preparação simples do CHÁ são: 
Decocto, difuso ou macerado. 
Decostas, infuso ou macerado. 
Decocto, infuso ou moderado. 
Decacto, infusco ou macerado. 
Decocto, infuso ou macerado. 
3 // KROTON (ID 114504) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
 
Os chás diuréticos (http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-diuretico/) são muito 
procurados, sobretudo por quem precisa perder peso. Ervas como a alfafa, a borragem, o cabelo 
de milho, a cavalinha, a quebra-pedra e a sete sangrias são as mais conhecidas. Para consumi-
las, o ideal é consumir a infusão preparada com até três plantas, usando uma colher de sopa de 
cada uma delas para um litro de água. Os chás que combatem a retenção hídrica promovem 
também: 
Aumento da pressão arterial. 
Diminuição da pressão arterial. 
Aumento da glicemia. 
Diminuição da glicemia. 
Aumento dos níveis de triglicérides. 
4 // KROTON (ID 56560) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
As sementes de guaraná (Paulinia cupana) são muito utilizadas para a produção de 
fitoterápicos e alimentos. Uma indústria de insumos recebeu para análise dois lotes (A e B) do 
produto em pó fornecidos por produtores locais qualificados. O quadro a seguir apresenta os 
resultados das análises de controle de qualidade realizadas pelo farmacêutico. 
 
A partirda análise dos dados do quadro, assinale a opção correta. 
Os lotes A e B estão de acordo com as especificações farmacopeicas para a dosagem de 
taninos. 
O valor encontrado na dosagem de metilxantinas para o lote B está de acordo com as 
especificações. 
O lote B pode ter sido contaminado por material inorgânico, como areia ou terra. 
O material estranho detectado no lote A pode ser devido a presença de alcaloides. 
O lote A pode ser aprovado por estar de acordo com as especificações farmacopeicas. 
1 // KROTON (ID 60121) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
A Atenção Primária em Saúde (APS) lida com os problemas mais comuns e menos definidos 
da população. É correto afirmar que, na APS, os serviços: 
São de alta complexidade e de baixa densidade tecnológica. 
São de baixa complexidade e de baixa densidade tecnológica. 
Constituem-se em conjunto de atividades de atividades clínicas exclusivas. 
Constituem-se em atividades de encaminhamento aos demais serviços. 
Constituem-se principalmente de atividades de promoção da saúde. 
1 // (ID 364574) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
"O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi a primeira iniciativa 
brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em 
profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 1980 e foi aplicado pela 
primeira vez em 1990. Em 1995, o Saeb passou por uma reestruturação metodológica que 
possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, 
fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões 
geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal)". 
Ao relacionarmos o Saeb às políticas públicas de educação, é correto armar que: 
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma prova elaborada pelo Ministério da 
Educação para verificar competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino 
médio e é aproveitado como prova dos processos seletivos de várias instituições federais de 
ensino superior. 
O Saeb reúne em um único indicador, dois conceitos de qualidade educacional: as notas da 
Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) e a taxa de aprovação, reprovação e 
abandono que a própria escola declara no censo escolar. 
O Saeb e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) fazem parte de um conjunto de 
avaliações externas implantado pelo MEC/INEP em 2005, implantado para aferir conhecimentos 
referentes ao curso superior avaliado. 
O Saeb é composto por um conjunto de três avaliações externas em larga escala: a 
Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar 
(Anresc) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). 
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas, 
facultativo para as escolas públicas e escolas privadas. Todo o aluno que deseja participar desse 
conjunto de avaliação necessita realizar sua inscrição. 
2 // (ID 364542) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
As diretrizes da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva 
(2008), explicitam a grande relevância atribuída ao atendimento educacional especializado 
(AEE). A incumbência de realizá-lo, utilizando serviços e recursos próprios desse atendimento e 
orientando alunos e professores quanto à utilização destes serviços e recursos em sala de aula 
(BRASIL, 2008) compete: 
Ao Conselho de Escola. 
À Educação Especial. 
Aos professores da escola regular. 
Ao Projeto Político Pedagógico da Escola. 
À Gestão escolar. 
3 // (ID 4) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à 
margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema 
da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com 
implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. 
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a 
competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. 
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) provêem uma fundação para a construção e 
aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o 
termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por 
essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais 
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir. 
I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas 
públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital. 
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que 
tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus 
de mobilidade social e econômica. 
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão 
focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e 
o conhecimento. 
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente 
em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do 
primeiro mundo. 
É correto apenas o que se afirmar em: 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
4 // (ID 364572) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS 
A tabela a seguir mostra dados de matrículas no Brasil, por etapas e modalidades, entre 
2008 e 2010. 
Matrículas (em mil), por etapas e modalidades de ensino, 2008 a 2010 
 
Considerando as informações da tabela, verifica-se: 
I. Em decorrência da adoção de políticas públicas que priorizam a educação inclusiva 
para estudantes com deficiência houve aumento do número de matrículas em 
escolas e classes exclusivas para Educação Especial. 
II. No ano de 2010, a Educação Básica totalizou 46120 matrículas. 
III. As políticas públicas de educação inclusiva podem ser consideradas, em parte, 
responsáveis pela diminuição do número de matrículas de alunos com deficiência 
nas escolas e classes de Educação Especial entre 2008 e 2010. 
IV. . No período mostrado na tabela, houve decrescimento maior nas matrículas da 
Educação Especial do que na Educação de Jovens e Adultos. 
É correto apenas o que se arma em: 
III e IV. 
I, III e IV. 
I e IV. 
I, II e VI. 
I, III e IV. 
1 // KROTON (ID 59190) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
A relação entre os profissionais farmacêuticos, também está regulamentada pela Resolução 
CFF, nº 596/2014 (artigo 17). Analise as alternativas abaixo e escolha a opção que se 
apresenta correta: 
“Art. 17 - O farmacêutico, perante seus pares e demais profissionais da equipe de saúde, 
deve comprometer-se a:” 
I - Manter relações cordiais com a sua equipe de trabalho, observados os preceitos éticos; 
adotar critério justo nas suas atividades e nos pronunciamentos sobre serviços e funções 
confiados anteriormente a outro farmacêutico; 
II - Prestar colaboração aos colegas que dela necessitem, assegurando-lhes consideração, 
apoio e solidariedade que reflitam a harmonia e o prestígio da categoria; prestigiar 
iniciativas de interesse da categoria; 
III - Empenhar-se em elevar e firmar seu próprio conceito, procurando manter a confiança 
dos membrosda equipe de trabalho e dos destinatários do seu serviço; tratar com respeito, 
mas sem urbanidade os farmacêuticos fiscais, permitindo que promovam todos os atos 
necessários à verificação do exercício profissional. 
IV - Denunciar atos que contrariem os postulados éticos da profissão, excetuando-se o seu 
coordenador direto; respeitar as opiniões de farmacêuticos e outros profissionais, 
mantendo as discussões no plano técnico-cientíco; 
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV 
Estão corretas somente as afirmativas I, e III 
Estão corretas somente as afirmativas I, e II 
Estão corretas somente as afirmativas I, II e III 
Estão corretas somente as afirmativas I, III, IV 
2 // KROTON (ID 59172) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
No ano de 2011, a Dra. Maria do Carmo Demasi Wanssa publicou estudo cuja proposta era 
pontuar a evolução histórica da ética médica, da era hipocrática até aqueles dias. Diante das 
novas perspectivas éticas, bioéticas e morais surgidas na contemporaneidade, a discussão 
apontou que o modelo de decisão médica baseado no respeito à autonomia parecia ser o 
ideal, apesar de sua difícil articulação com os parâmetros clássicos que orientam a relação 
médico-paciente. Concluiu sugerindo que seria importante a adoção de estratégias para 
fomentar a discussão dentro dos órgãos de formação médica, primando pela autonomia do 
paciente 
Considerando os conceitos dos termos abaixo, correlacione as colunas e sinalize a 
alternativa correta. 
COLUNA A 
FIELDADE ( 1 ) 
FIDELIDADE ( 2 ) 
AUTONOMIA ( 3 ) 
NÃO MALEFICIÊNCIA ( 4 ) 
BENEFICÊNCIA ( 5 ) 
JUSTIÇA ( 6 ) 
COLUNA B 
( ) Qualidade de fiel; lealdade; confiança; proteção; abrigo; constância; perseverança; 
observância rigorosa da verdade; exatidão. 
( ) É a capacidade de uma pessoa para decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o 
melhor para si mesma. 
( ) Quanto maior o risco de causar dano, maior e mais justificado deve ser o objetivo do 
procedimento para que este possa ser considerado um ato eticamente correto. 
( ) Em que há exatidão no cumprimento de promessas; lealdade e fidelidade. Sinônimos: 
amparo e segurança. 
( ) Este princípio obriga o profissional de saúde a ir além de não causar danos 
intencionalmente, e exige que ele contribua para o bem estar dos pacientes, promovendo 
ações: 
( ) Este princípio estabelece como condição fundamental a obrigação ética de tratar cada 
indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é 
devido. 
1, 2, 6, 3, 5, 4 
2, 3, 4, 6, 5, 1 
1, 5, 6, 3, 2, 4 
2, 3, 4, 1, 5, 6 
1, 2, 6, 3, 4, 5 
3 // KROTON (ID 59178) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
Analise as afirmativas apresentadas nas opções abaixo e marque qual não é verdadeira: 
O empregado ou empregador que não cumpre as normas preventivas de segurança e saúde 
do trabalho é exemplo de negligência. 
Imprudência é falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência 
acerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu. 
Imperícia é dirigi acima da velocidade permitida, sem carteira de motorista, colocando em 
risco outras pessoas e a si próprio. 
A pessoa negligente não deixa de fazer algo, ela age, mas toma uma atitude diversa da 
esperada (correta/adequada). 
Imprudente é o cidadão que dirigi acima da velocidade permitida, colocando em risco outras 
pessoas e a si próprio. 
4 // KROTON (ID 59179) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > ÉTICA E DEONTOLOGIA 
COLUNA A 
LEGALIDADE ( 1 ) 
PUBLICIDADE ( 2 ) 
MORALIDADE ( 3 ) 
Eficiência e Razoabilidade ( 4 ) 
COLUNA B 
( ) “Todos tem direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse 
particular, ou de interesse coletivo, prestados no prazo da lei”; 
( ) “A conduta do agente público deve ser pautada em padrões éticos que tenha como 
finalidade alcançar o bem comum e nunca com finalidade pessoal. 
( ) “Todo e qualquer ato administrativo do agente público deve ter como finalidade ou 
motivo tão somente o interesse público”; 
( ) “ninguém será obrigado ou fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da 
lei”; 
( ) “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo 
ao patrimônio público”; 
( ) “todo e qualquer cidadão só vai deixar de fazer ou será proibido da prática de 
determinada ação, desde que a lei delimite”; 
( ) “Este princípio refere-se à transparência pública e a importância da prestação de contas 
e a publicidade das ações dos gestores”; 
( ) “Todo e qualquer ação do agente público deve ser a melhor alternativa ao menor custo 
possível e atender ao maior número de interessados. 
2, 3, 4, 1, 3, 2, 1 e 4. 
2, 4, 1, 3, 2, 3, 1 e 4 
2, 4, 1, 3, 2, 1, 4 e 3 
2, 3, 4, 1, 3, 1, 2 e 4. 
2, 4, 1, 3, 2, 4, 1 e 3 
1 // KROTON (ID 58614) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > QUÍMICA APLICADA A FARMÁCIA 
Os flavonoides representam um dos grupos fenólicos mais importantes e diversificados 
entre os produtos naturais. Há diversos relatos de flavonoides, abundantes em frutas, 
verduras, legumes e plantas medicinais, que apresentam efeitos anti-inflamatórios. Estudos 
relacionando a estrutura-atividade de flavonoides são importantes no processo de busca de 
novos agentes anti-inflamatórios, objetivando a identificação dos grupos funcionais 
responsáveis pela ação farmacológica. A quercetina foi comparada com seus análogos 
estruturais luteolina, canferol e taxifolina, frente à ação inibitória da formação de LTB , o 
principal leucotrieno envolvido no processo inflamatório. As estruturas químicas dos 
flavonoides e a comparação das atividades estão indicadas abaixo: 
 
A análise das estruturas químicas dos flavonoides permite concluir que a atividade inibidora 
de LTB4 é favorecida pelos grupos funcionais: 
a dupla ligação no anel C e o álcool no anel B, formando um sistema orto di-hidroxilado com 
a hidoxila em 4’. 
a dupla ligação no anel C e o fenol no anel B, formando um sistema orto di-hidroxilado 
com a hidoxila em 4’. 
a hidroxila no anel C e o álcool no anel B, formando um sistema orto di-hidroxilado com a 
hidoxila em 4’. 
a hidroxila no anel C e o fenol no anel B, formando um sistema orto di-hidroxilado com a 
hidoxila em 4’. 
a hidroxila no anel C e o enol no anel B, formando um sistema orto di-hidroxilado com a 
hidoxila em 4’. 
1 // KROTON (ID 76855) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > PARASITOLOGIA 
Referente ao ciclo das teníases, julgue as afirmativas e marque a sequência correta: 
( ) Ovos livres ou proglotes grávidas são eliminados nas fezes. 
( ) Ovos são ingeridos pelo hospedeiro intermediário: boi – Taenia saginata e porco – Taenia 
solium. 
( ) A oncosfesra eclode, penetra na parede intestinal e é levado para o tecido pelo sangue. 
( ) A oncosfera desenvolve-se até cisticerco (larva) no tecido do boi ou do porco. 
F-F-V-V 
V-F-F-V 
V-F-F-F 
V-V-V-V 
V-V-F-F 
3 // KROTON (ID 76853) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > PARASITOLOGIA 
As amebas são protozoários de vida livre, comensais ou parasitas, que vivem no organismo 
de outros seres vivos, podendo provocar ou não danos e doenças perigosas como a 
amebíase. Entamoeba coli e Entamoeba histolytica são exemplos de amebas que habitam o 
intestino humano. Com base nos conhecimentos sobre parasitos comensais, patogênicos e 
oportunistas, analise as seguintes asserções. 
I. A Entamoeba coli é um protozoário do gênero das amebas, e é classificada como 
comensal. 
PORQUE 
II. Parasitoscomensais não causam danos em hospedeiros com condições normais, 
mas podem provocar doenças severas em pacientes imunodeprimidos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I 
4 // KROTON (ID 57875) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > PARASITOLOGIA 
Como divulgado recentemente pela mídia (O Globo, 28/09/2004), o governo britânico 
informou que alguns países, entre eles o Brasil, importaram hemoderivados na década de 
90 que poderiam ter sido contaminados com componentes obtidos de doadores 
diagnosticados com a nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob. Essa doença infecciosa 
é um grande problema de saúde no Reino Unido e parece ter sido originada pelo consumo 
de carne bovina de animais diagnosticados com encefalopatia espongiforme bovina (mal da 
vaca louca). Qual o agente infeccioso responsável por encefalopatias espongiformes 
transmissíveis, como a Doença de Creutzfeldt-Jakob? 
Fosfolipídios. 
Proteína alterada. 
Bactéria anaeróbica. 
Retrovírus. 
Nematóide. 
1 // KROTON (ID 63144) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
De acordo com Chiavenato (2011), a análise SWOT é uma tabela com dupla de entrada, 
constituída por linhas e colunas. Sendo assim, a análise SWOT é composta por? 
Uma tabela de dupla entrada onde, nas linhas, estão as fraquezas macro e, nas colunas, 
as ameaças ambientais (CHIAVENATO, 2011). 
Uma tabela de dupla entrada onde, nas linhas, estão às forças e fraquezas organizacionais 
e, nas colunas, as oportunidades e ameaças ambientais (CHIAVENATO, 2011). 
Uma tabela de dupla entrada onde, nas linhas, estão às forças ambientais e, nas colunas, as 
oportunidades (CHIAVENATO, 2011). 
Uma tabela de dupla entrada onde, nas linhas, estão às forças e fraquezas econômicas, nas 
colunas, as oportunidades e ameaças internas (CHIAVENATO, 2011). 
Uma tabela de dupla entrada onde, nas linhas, estão as oportunidades e ameaças 
organizacionais e, nas colunas, às forças e fraquezas ambientais (CHIAVENATO, 2011). 
2 // KROTON (ID 62959) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
Ao gerir um negócio, o empreendedor deve avaliar todos os envolvidos, isto dar-se o nome 
de macroambiente e microambiente. Com a globalização e a melhoria no acesso às 
informações e tecnologias que, a cada dia, está mais presente no cotidiano das pessoas, os 
consumidores estão buscando serviços/produtos de qualidade que facilitem o seu dia-a-dia, 
e as empresas, na busca para se manterem competitivas no mercado, devem atentar aos 
seus clientes, dando suporte e atendendo as necessidades e expectativas (CRUZ, 2016). Para 
tal, a empresa deve estar atenta às questões legislativas, políticas. Ao avaliar esses pontos, 
avalia-se o: 
Macroambiente e as situações socioeconômicas. 
Analisar a legislação para a venda de medicamentos. 
Macroambiente e microambiente. 
Macroambiente 
Microambiente 
3 // KROTON (ID 62983) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
Segundo a ANVISA (2014) os prédios que sediam as farmácias precisam ser construídos com 
infraestrutura adequada à atividade. O prédio precisa ser independente, ou seja, não pode 
ter comunicação com residência ou qualquer outro estabelecimento. As instalações devem 
possuir superfícies lisas e claras, de lavagem fácil, sem rachaduras, estar sempre limpas e 
organizadas. Além disso, a farmácia deve: 
Manter uma sala diferenciada para aplicação de injetáveis sem ar condicionado 
Oferecer dependência exclusiva para aplicação de injetáveis e sala para tomar soro. 
A sala de aplicação de injetáveis deve estar à direita da entrada do estabelecimento e não 
ter acesso para servir de passagem. 
Disponibilizar para aplicação de injetável sala separada, que não tenha acesso a outras 
áreas, para não precisar usar de passagem 
Disponibilizar uma sala única para aplicações de injetáveis 
4 // KROTON (ID 63433) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > GESTÃO EM FARMÁCIA 
Na gestão de negócios, o ramo farmacêutico, o plano de marketing também é fundamental 
para avaliar todo o cenário, criar e implementar estratégias. Pois, além de colaborar na 
obtenção de resultados, gestão de recursos humanos, também oferece uma parceria aos 
seus clientes, em que eles entram com as suas necessidades e a empresa com seus serviços, 
superando as expectativas através de estratégias de marketing que garantam a fidelização 
de seus clientes. A partir disso, a gestão de marketing favorece para: 
Que a empresa tenha um diferencial no mercado local. 
Contribui para a empresa avaliar seus funcionários. 
Favorece no crescimento da empresa, e produz um olhar diferenciado 
Que a empresa tenha a igualdade e seja competitiva e solidificar sua base fazendo a 
diferença no meio em que atua. 
Que a empresa tenha um diferencial competitivo e a sua marca como principal produto, 
ampliar sua gama de serviços e solidificar sua base fazendo a diferença no meio em que 
atua. 
1 // KROTON (ID 105118) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
Em relação à Toxicologia, assinale a alternativa que contenha aspectos conceituais 
incorretos. 
 Toxicologia analítica tem como objetivo identificar e/ou quantificar o toxicante nos tecidos 
e fluidos biológicos. 
Intoxicação é a manifestação das reações indesejáveis causadas pelas substâncias químicas 
no organismo. 
Toxicidade é a potencialidade de a substância química provocar efeitos adversos quando em 
contato com o organismo vivo. 
Toxicologia experimental estuda os sinais de toxicidade própria dos animais. 
Toxicologia clínica estuda os sinais e os sintomas indesejáveis causados pelo toxicante. 
1 // (ID 49986) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA 
INTERNACIONAL 
No conjunto das instituições que integram o sistema financeiro internacional, o Banco de 
Compensações Internacionais possui condição e funções singulares. Acerca dele, é correto 
armar que o BIS: 
Atua no campo da cooperação monetária, provendo recursos para fundos de estabilização 
de reservas internacionais, concedendo empréstimos para a correção de desequilíbrios do 
balanço de pagamentos e assessorando os Bancos Centrais em matéria de controle de 
preços. 
Desempenha papel central na regulação do mercado internacional de capitais, 
notadamente no tocante à atuação das instituições financeiras não bancárias e bancos de 
investimentos. 
Oferece diversos serviços financeiros aos bancos centrais, a outras instituições monetárias 
oficiais e a instituições financeiras internacionais voltadas para a gestão de suas reservas 
e ativos financeiros internacionais. 
É órgão integrante do Sistema Banco Mundial que provê assistência financeira sob a forma 
de empréstimos em condições facilitadas a projetos de desenvolvimento e de 
infraestrutura, em particular aos países de menor desenvolvimento relativo. 
É organismo multilateral incumbido da promoção da cooperação entre instituições 
financeiras públicas e privadas no plano internacional, apesar de não se preocupar com 
questão da estabilidade monetária. 
2 // (ID 246945) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > SOCIODIVERSIDADE E 
MULTICULTURALISMO 
Baker e Gaden (1992) sugerem duas posições sobre o assunto: [...] a primeira preconiza uma 
oportunidade igual e justa para todos e postula que os termos da competição para o avanço 
social devem ser fundamentados unicamente no talento do indivíduo. Assim nenhuma 
pessoa é colocada em desvantagemem virtude de seu sexo, raça, religião e de seus 
antecedentes sociais. No entanto a aplicação dessa concepção deixaria lugar a uma 
sociedade que apresenta desigualdades sociais, econômicas e políticas consideráveis e se 
preocupa unicamente em regulamentar a competição (p.59). 
Dado o exposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
( ) O conceito de inclusão se expande à medida que não somente defende grupos de 
pessoas com deficiência, mas também reivindica igualdade de direitos para todos os 
cidadãos. 
( ) Caminha no sentido de uma “sociedade para todos” e do reconhecimento de que a 
sociedade deve ser plural e aberta às diferenças. 
( ) Nenhuma pessoa é colocada em desvantagem em virtude de seu sexo, raça, religião e 
de seus antecedentes sociais. 
( ) São qualidades positivas, mas não completamente desenvolvidas o necessário para 
cooperar efetivamente na realização da intenção da organização. 
( ) O conceito denúncia uma situação de conflito e desigualdade 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
V- V - V - V - V. 
F - F - F - F - F. 
F - F - V - V - F. 
V - V - V - F - F. 
V - F - F - V - V. 
3 // (ID 50003) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA 
INTERNACIONAL 
O período posterior a Guerra Fria inaugurou novas regras internacionais. Com base nessas 
informações, elia os fragmentos a seguir: 
G-20 adota linha dura para combater crise 
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro 
Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os 
principais emergentes do mundo, chegou ao m, em Londres, com o consenso da 
necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização 
para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em 
injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise. 
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico 
no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política 
internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento. Conforme se observa 
nas notícias, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante: 
Diminuição dos fluxos internacionais de capital. 
Aumento do número de polos de poder mundial. 
Diminuição do número de polos de poder mundial. 
Redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul 
Crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos. 
4 // (ID 22311) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > VIDA URBANA E RURAL 
A economia capitalista transforma a forma como se produz os bens de consumo, com o 
declínio do sistema feudal na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Para ele se 
desenvolver, transformações políticas, econômicas e sociais foram necessárias. Sobre esses 
processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A ruralização, com o êxodo urbano. 
( ) As nações, processo político de centralização dos Estados. 
( ) A divisão do trabalho, que substitui o trabalho das oficinas. 
( ) O trabalho artesanal, responsável pela produção em larga escala. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
F - F - F - V. 
F - V - V - F. 
F - V - F – F 
V - F - F - V. 
1 // KROTON (ID 115574) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMACOLOGIA HOSPITALAR 
Muitas interações medicamentosas podem ser perigosas para o indivíduo, especialmente se 
houver automedicação. Sobre as interações medicamentosas, informe qual ou quais 
afirmativas estão corretas. 
I- há casos em que é possível obter uma vantagem terapêutica com a associação de 
fármacos, com a redução de efeitos adversos; 
II- certos indutores enzimáticos podem reduzir a absorção de fármacos atuando sobre 
as glicoproteínas - P; 
III- em geral as glicoproteínas - P reduzem a absorção e a excreção de xenobióticos; 
 
I, II e III. 
I e II. 
III. 
I. 
I e III. 
1 // KROTON (ID 60114) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
As decisões e uniformizações de condutas possíveis e justificáveis com base na prática 
baseada em evidências estão contempladas na elaboração de protocolos clínicos. Analise as 
armações, sobre os protocolos clínicos, a seguir. 
I − Devem contemplar os procedimentos e condutas terapêuticas cientificamente 
recomendadas, incluindo aquelas não medicamentosas, buscando definir principalmente as 
indicações, posologias, administração, duração dos tratamentos. 
II − Devem contemplar, além dos procedimentos e condutas, as características dos pacientes 
a que se destinam, esquecendo-se das possíveis falhas e/ou falência de alguns tratamentos, 
apontando assim as condutas também nesses casos. 
III − Esses instrumentos de orientação da conduta clínica não devem ser elaborados e 
estabelecidos por especialistas, de maneira participativa, flexível e envolvendo as diversas 
entidades e sociedades ligadas a cada grupo de patologias. 
IV − Recomenda-se que este trabalho, assim como a seleção de medicamentos e a 
elaboração do Formulário Terapêutico, seja avaliado, monitorado e atualizado 
permanentemente, com bastante envolvimento e participação da equipe de saúde. 
Estão corretas, somente, as afirmações: 
I e II. 
II e IV 
I a IV. 
II e III. 
I e III 
2 // (ID 55693) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMACOLOGIA HOSPITALAR 
Entende-se por distribuição de medicamentos 
a manutenção das características dos produtos durante o período de estocagem e o 
monitoramento das movimentações e registros de entrada e saída dos produtos. 
a manutenção dos produtos vencidos em recipientes adequadamente identificados e 
segregados, impedindo que sejam utilizados inadvertidamente 
a proteção dos medicamentos contra roubos, perdas e danos 
o ato de examinar e conferir os produtos quanto à quantidade e documentação. 
a entrega de produtos de acordo com as necessidades dos solicitantes ou pacientes, 
garantindo condições adequadas de transporte, preservação de identificação até o 
consumidor final e com rastreabilidade do produto. 
3 // KROTON (ID 60126) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
As afirmativas abaixo se referem aos eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência 
Farmacêutica 
I - Modernização e ampliar a capacidade instalada e de produção dos Laboratórios 
Farmacêuticos Oficiais, visando o suprimento do SUS e o cumprimento de seu papel como 
referências de custo e qualidade da produção de medicamentos, incluindo-se a produção de 
fitoterápicos; 
II - Utilização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), atualizada 
periodicamente, como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência 
farmacêutica; 
III - pactuação de ações intersetoriais que visem à internalização e o desenvolvimento de 
tecnologias que atendam às necessidades de produtos e serviços do SUS, nos diferentes níveis 
de atenção; 
IV - Construção de uma Política de Vigilância Sanitária que garanta o acesso da população a 
serviços e produtos seguros, eficazes e com qualidade; 
Marque a alternativa correta: 
Estão corretas somente as alternativas I, III e IV. 
Estão corretas somente as alternativas I e III. 
Estão corretas somente as alternativas I, II e IV. 
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV. 
Estão corretas somente as alternativas I e IV. 
4 // KROTON (ID 60123) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ASSISTENCIA FARMACÊUTICA 
Analise as armações a seguir, sobre o papel do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde 
(SUS). 
I − O SUS favorece a formação de um profissional Farmacêutico mais especializado em 
detrimento do perfil generalista, uma vez que estimulaa aproximação deste profissional com os 
demais da equipe de saúde e com os usuários, desenvolvendo a atenção primária. 
II − Nas Unidades de Saúde do SUS, o farmacêutico deverá desenvolver as funções de 
dispensação de medicamentos e de Atenção Farmacêutica e os auxiliar do farmacêutico as 
atividades gerenciais das farmácias, tais como controle de estoques e registros de psicotrópicos. 
III − O Farmacêutico, além de atuar na dispensação de medicamentos, pode desenvolver 
atividades de gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, participando diretamente dos 
processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de 
medicamentos. 
IV − Com a implantação desse novo modelo de saúde, coube aos Farmacêuticos, bem como 
aos outros profissionais que atuam no SUS, desempenhar ações de saúde voltadas à prevenção 
e à promoção de saúde, contrapondo-se ao modelo curativo existente anteriormente. 
Estão corretas, somente, as afirmações: 
I e II. 
I e IV. 
II e III. 
II e IV. 
III e IV. 
1 // (ID 256934) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Para Ashley et al. (2003), Responsabilidade Social é o compromisso que uma organização 
deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem 
positivamente de modo amplo, ou a alguma comunidade de modo específico, agindo 
proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua 
prestação de contas para com ela. 
Ashley, P., Queiroz, A., Cardoso, A., Souza, A., Teodósio, A., & Borinelle, B. et al. (2003). Ética 
e responsabilidade social nos negócios. Rio de Janeiro: Editora Saraiva. 
Quando as empresas de maneira voluntária adotam comportamentos e realizam ações que 
trazem o bem-estar ao seu público interno (funcionários, acionistas, etc) e externo 
(comunidade, parceiros, meio ambiente 
(http://www.responsabilidadesocial.com/assunto/meio-ambiente/), etc.) proporcionando o 
benefício da coletividade, é denominado: 
Responsabilidade Social Filantrópica. 
Ética corporativa 
Sustentabilidade 
Ética profissional. 
Responsabilidade Social Corporativa. 
 
 
 
 
 
2 // (ID 10) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
A educação é o Xis da questão. 
 
A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito: 
Às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de 
escolaridade dos indivíduos. 
À influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional 
dos indivíduos. 
Aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que 
os indivíduos precisam para ter boa educação. 
À redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar 
e de aprovação automática de ano de acordo com a idade. 
À quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário 
digno. 
3 // (ID 12) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura 
atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo 
assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também 
na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma 
ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma 
posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos 
fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce 
existentes no planeta, grande extensão de terras cultiváveis, diversidade étnica/cultural e rica 
variedade de reservas naturais. 
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três 
componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade 
social. 
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe 
a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, desacelerando 
o desenvolvimento econômico e político de uma sociedade. 
como uma proposta de desenvolvimento diferenciada demandando novas concepções e 
percepções organizando uma nova postura da sociedade diante dos desafios do presente e do 
futuro. 
o reconhecimento de que, apesar dos recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado 
um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. 
a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do 
desenvolvimento econômico e tecnológico. 
a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global 
e regional. 
4 // (ID 257538) FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Para Ashley (2005), “A Responsabilidade Social pode ser definida como compromisso que 
uma organização deve ter com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem 
positivamente, de modo amplo, ou alguma comunidade, de modo específico”. 
ASHLEY, Patrícia Almeida. Responsabilidade social empresarial: um modelo genérico para 
análise e orientação estratégica. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios–2ª edição. São 
Paulo: Saraiva, p. 110-136, 2005. 
Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. A Responsabilidade Social é sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as 
pessoas. Acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs 
(Organizações Não-Governamentais), comunidades, pessoas, ou apenas o fato de 
trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente. 
PORQUE 
II. São as ações relativas à sustentabilidade de uma organização e contemplando as 
dimensões econômica, ambiental e social. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa 
 
 
 
 
1 // KROTON (ID 55877) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ATUALIDADES EM FARMÁCIA 
A vacina baseada na tecnologia do DNA recombinante envolve a transferência do gene 
que codifica a proteína imunogênica, clonado em vetor de expressão, para células 
eucarióticas. Ao final do século XX, diferentes vetores que expressam genes em células de 
mamíferos foram desenvolvidos, bem como novos métodos de transferência gênica direta. 
Acerca da metodologia de construção do DNA recombinante, avalie as armações a seguir. 
I. Um vetor ideal deve ser de fácil produção e direcionar a resposta imune para células 
de imunidade específica (adaptativa). 
II. Essa metodologia permite que o DNA se autorreplique no indivíduo, sem 
expressão gênica por um período prolongado. 
III. A referida metodologia não estimula no indivíduo reações autoimunes e 
de tolerância. 
É correto o que se arma em 
III, apenas. 
I e II, apenas. 
I e III, apenas 
I, II e III. 
II, apenas. 
1 // KROTON (ID 56862) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A capsaicina é uma amida lipofílica encontrada em pimentas do gênero Capsicum, sendo 
responsável pela ardência quando se emprega este tempero em alimentos. Ela 
também vem sendo empregada para o tratamento de dores crônicas, por promover a 
dessensibilização de fibras sensoriais. 
 
Considerando a sua estrutura, pode-se armar que a capsaicina: 
I − Pode ser isolada de extratos brutos de Capsicum empregando solventes orgânicos debaixa polaridade, como o n-hexano, e por soluções aquosas ácidas, devido à basicidade do 
átomo de nitrogênio presente na estrutura; 
II − Pode ser isolada de extratos brutos de Capsicum empregando soluções aquosas básicas, 
devido à acidez do grupo fenólico presente na estrutura; 
III − somente poderá ser veiculada em formas farmacêuticas contendo veículos hidrofóbicos 
devido à sua lipolicidade. 
Está(ão) correta(s), somente, a(s) armação(ões) 
II. 
III. 
I e II. 
II e III. 
I. 
2 // KROTON (ID 57859) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A RDC n.17/ANVISA de 12 de janeiro de 2001, que dispõe sobre registro de medicamentos 
fitoterápicos, define o conceito de fitoterápicos e medicamentos como se segue 
« Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade 
profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. 
Fitoterápico – medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas 
vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como 
pela reprodutibilidade e constância da sua qualidade. Não se considera medicamento 
fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isola- das, de qualquer 
origem, nem as associações destas com extratos vegetais. » 
De acordo com os conceitos acima e a legislação vigente, pode(m) ser considerado(s) como 
medicamento(s) fitoterápico(s) apenas 
Pomada preparada com ureia e tintura de camomila (Matricaria chamomilla). 
Comprimidos de ginseng (Panax ginseng) e cafeína. 
Cápsulas do pó moído das cascas de cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana) 
Tintura de própolis 
Chá de erva-cidreira (Melissa oficinalis) em saquinhos. 
3 // KROTON (ID 114343) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos 
que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser 
um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS. Relação de 
medicamentos essenciais é uma das estratégias da política de medicamentos da 
Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o acesso e uso seguro e racional de 
medicamentos. Foi adotada há mais de 25 anos, em 1978, pela OMS e continua sendo 
norteadora de toda a política de medicamentos da Organização e de seus países membros. 
(Ver boletim Farmacoterapêutica, Ano VIII, Num. 1, dez/2002 a abr/2003) 
(http://www.cff.org.br/userfiles/file/farmacoterapeutica%20Ano%20VIII%20Num%201%2
02003.pdf), 
A RENAME será organizada de acordo com o que consta na alternativa: 
Consoante às necessidades da América Latina, respeitando-se o Mercosul como Modelo 
padrão de intercâmbio científico. 
Consoante às patologias e agravos à saúde mais relevantes e prevalentes, respeitadas as 
diferenças regionais do país. 
Consoante às necessidades das Américas, respeitando-se o NAFTA e o Mercosul como 
modelos de contrapropostas e intercâmbio científico. 
Consoante às necessidades do Brasil, como totalidade, generalizando epidemiologicamente 
as patologias e equacionando recursos para produção em massa. 
Consoante às patologias da América Latina, respeitando-se os acordos da OMS para a 
América do Sul como modelo padrão de intercâmbio científico, respeitando os acordos 
comerciais. 
4 // KROTON (ID 114348) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FITOTERAPIA 
O preparo da babosa para se aliviar a dor de queimaduras se dá através do uso de ervas 
frescas e limpas amassadas. 
Aplicadas diretamente sobre a pele. 
Ervas trituradas ou picadas e cozidas por cinco minutos com pouca água. 
Aplicada com o auxílio de gaze. 
Este preparo fito farmacológico é também indicado em problemas reumáticos, musculares, 
tendinites, abscessos e contusões. 
O nome deste preparo está correto na alternativa: 
Creme. 
Gel. 
Infusão. 
Chá. 
Cataplasma. 
1 // KROTON (ID 100754) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
Na fabricação de queijos são utilizadas bactérias, tais como: Lactococcus lactis subsp. Lactis, 
Lactococcus lactis subsp. cremoris, Lactobacillus casei, Streptococcus thermophilus, 
Lactobacillus helveticus e Lactobacillus bulgaricus. Durante a produção de queijos em qual 
ou quais etapas do processo a cultura láctea é adicionada? 
Na prensagem e salga. 
Na maturação. 
No soro. 
Na prensagem. 
No leite e no coalho. 
2 // KROTON (ID 210161) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
A biotecnologia tem avançado muito nos últimos anos e tem sido aplicada em várias áreas 
seja na área de produção de alimentos, farmácia, meio ambiente dentre outros. Em relação 
aos produtos que são obtidos através de biotecnologia assinale a alternativa correta: 
Sucos 
Geleias 
Refrigerantes 
Iogurte e queijos 
Café 
3 // KROTON (ID 96045) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
Com relação às técnicas de biotecnologia e organismos geneticamente modicados 
(transgênicos), analise as proposições abaixo, assinalando a alternativa correta de acordo 
com as afirmativas abaixo. 
I – A soja transgênica tem a grande vantagem de minimizar riscos para o meio ambiente, 
pois as culturas dispensam tratamento com qualquer tipo de herbicida, fungicida ou 
inseticida. 
II – A possibilidade de que o transgene seja transferido para outras espécies de plantas é um 
dos perigos que as plantas transgênicas podem representar para o meio ambiente. 
III – A resistência a patógenos e herbicidas, bem como a quantidade de amido e proteínas 
armazenados, são algumas características passíveis de modificação pela transferência de 
genes em plantas. 
IV – A maior limitação dos processos de manipulação genética é a impossibilidade de 
transferir genes de bactérias para organismos eucariontes e vice-versa. 
V – A resistência a inseticidas e antibióticos são os únicos exemplos de casos bem-sucedidos 
na transferência de genes para plantas 
V - F - V - F -F 
F- F- V - V – F 
V - V - V - F - F 
V - V - F - F – F 
F - V - V - F – V 
 
 
 
4 // KROTON (ID 100760) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
No Brasil estão autorizados o plantio de soja e o algodão, sendo que a soja modicada em 
2006 ocupou 58,6 milhões de hectares, seguida pelo milho 25,2 milhões de hectares. Abaixo 
é possível observar as desvantagens do uso de transgênicos. Assinale a alternativa correta 
em relação às vantagens do uso de transgênicos. 
 
I Melhoria da saúde pela produção de vacinas por OGM. 
II Problemas com a saúde da população. 
III Redução do uso de agrotóxicos e resistência de plantas OGM a pragas. 
IV Aumento da produtividade. 
V Aumento no uso de agrotóxicos. 
I, III, IV 
V 
II, V 
I, II, V 
II 
1 // (ID 98371) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > ÓRGÃOS E SISTEMAS FISIOLÓGICOS E 
PATOLÓGICOS 
A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função 
dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções 
específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos tecido epitelial, tecido conjuntivo, 
tecido muscular e tecido nervoso. Cada um deles apresenta organização e funções 
características (Disponível em). 
Analise as armações que se seguem: 
I - O tecido epitelial é responsável pela proteção da pele e dos tecidos adjacentes e também 
responsável pela secreção de fluidos para o corpo. 
II - O tecido muscular atua no processo de contração muscular, sendo ele voluntário ou 
involuntário. 
III - O tecido nervoso é o único tecido capaz de se regenerar. 
Agora, com base nas informações apresentadas,está correto o que se arma em: 
I e II, apenas. 
I, apenas. 
Todas. 
II e III, apenas. 
I e III, apenas. 
2 // KROTON (ID 72884) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > HISTOLOGIA 
Durante uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro 
lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais: 
Lâmina 1: Secção de tecido encefálico. 
Lâmina 2: Secção de tecido muscular esquelético. 
Lâmina 3: Secção de tecido cartilaginoso. 
Lâmina 4: Secção de tecido de pele humana. 
Após observarem ao microscópio de luz, os alunos foram capazes de identificar 
respectivamente nas lâminas 1, 2, 3 e 4, os seguintes tipos celulares: 
Miócitos, condroblastos, melanócitos e gliócitos 
Condroblastos, melanócitos, gliócitos e miócitos 
Miócitos, gliócitos, condroblastos e melanócitos 
Melanócitos, gliócitos, miócitos e condroblastos 
Gliócitos, miócitos, condroblastos e melanócitos 
3 // KROTON (ID 72906) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > HISTOLOGIA 
“As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, relacionadas com pequenas fraturas causadas à 
derme, por fenômenos de distensão. A distensão dos tecidos é comum na adolescência, quando 
há aumentos bruscos de massa gorda ou massas musculares e por ocasião da gravidez. O 
aparecimento das estrias ocorre na região glútea (nádegas), nos quadris e nas mamas, 
principalmente em meninas, já que são zonas de grande concentração de tecido adiposo. A 
hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões 
sem haver ruptura dos tecidos. Os derivados da vitamina A têm a capacidade de estimular as 
células da derme na produção fibras elásticas, colágenas e todas as substâncias fundamentais 
para a retenção de moléculas de água.” 
 Adaptado de: Medicina & Saúde® Publicada por Isabel Perregil. 
Algumas palavras destacadas do texto foram comentadas, explicadas e/ou justificadas nas 
alternativas abaixo. Identifique a opção correta. 
As fibras elásticas são formadas por um tipo especial de proteína da família do colágeno; 
são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas. 
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano é sintetizada pelos plasmócitos, 
células frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo. 
A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; 
é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, fibras elásticas, colágenas e reticulares, 
que conferem a pele sua elasticidade típica. 
O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se 
especializaram sintetizar em armazenar ácidos graxos. 
A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja 
função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água. 
4 // KROTON (ID 72900) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > HISTOLOGIA 
Dois amigos estão estudando para a prova de histologia e se depararam com a figura abaixo: 
 
Após a análise da figura chegaram à conclusão de que se trata de tecidos conjuntivos. De 
acordo com o modo de organização de suas fibras e células, é correto afirmar: 
Figura A é um tecido conjuntivo denso modelado, Figura B é um tecido conjuntivo ósseo. 
Figura A é um tecido conjuntivo mielóide, Figura B é um tecido conjuntivo linfóide. 
Figura A é um tecido conjuntivo denso não-modelado, Figura B é um tecido 
conjuntivo denso modelado. 
Figura A é um tecido conjuntivo denso modelado, Figura B é um tecido conjuntivo denso 
não modelado. 
Figura A é um tecido conjuntivo denso não-modelado, Figura B é um tecido 
conjuntivo adiposo. 
 
 
 
1 // KROTON (ID 204715) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > HOMEOPATIA 
O principal objetivo da trituração na farmacotécnica homeopática é? 
aumentar a potência do medicamento. 
melhorar a superfície de absorção do medicamento 
dinamização dos princípios ativos. 
viabilizar a preparação de glóbulos e tabletes. 
tornar solúveis substâncias insolúveis. 
2 // (ID 105124) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
(FGV - 2011) Alguns relaxantes musculares podem ser utilizados como coadjuvante de 
anestesia de curta duração, além de procedimentos de intubação endotraqueal e para reduzir a 
intensidade das convulsões induzidas por medicamentos ou eletricamente. Uma dessas 
substâncias provoca paralisia do músculo esquelético pelo bloqueio da transmissão em 
determinados neurônios. Tendo em vista o contexto, assinale a alternativa correta em relação 
ao relaxante muscular que causa morte por curarização ou paralisia muscular esquelética. 
(Disponível em). 
(C) Diazepam. 
(D) Lidocaína 
(E) Succinilcolina. 
(A) Cocaína. 
(B) Codeína. 
3 // KROTON (ID 99000) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > FARMACOGNOSIA 
Alpinia galanga é usada como aditivo alimentar na Tailândia e em outros países da Ásia. O 
rizoma também é usado contra reumatismo, mau hálito, úlceras e infecções de garganta. Os 
extratos metanólico, acetônico e éter dietílico de A. galanga foram avaliadas contra os agentes 
patogênicos. A concentração inibitória mínima (CIM) de todos os extratos foram determinados 
utilizando o método de macrodiluição. Os resultados da CIM dos extratos de folhas, rizomas e 
raízes de A. galanga, são dadas na tabela abaixo. 
 
Tabela: Valores de CIM dos extratos de folhas, rizomas e raízes de A. galanga 
A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta. 
Os extratos em éter dietílico, acetona e metanol de raízes apresentaram maior atividade 
frente às bactérias testadas. 
O extrato metanólico de rizomas testado frente à bactéria Entereococcus faecalis foi menos 
ativo que o controle. 
Os extratos em acetona e éter dietílico de folhas, rizomas e raízes testados frente à bactéria 
Bacillus subtilis foram mais ativos que o controle. 
Nenhum extrato apresentou valor de CIM menor que o do controle. 
O extrato metanólico dos rizomas foi o que apresentou maior atividade frente às bactérias 
testadas. 
4 // KROTON (ID 111000) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > ESTUDO DOS FÁRMACOS 
A latenciação de fármacos consiste na transformação do fármaco em forma de transporte 
inativo que, in vivo, mediante reação química ou enzimática, libera a porção ativa no local de 
ação ou próximo dele. Várias macromoléculas biológicas naturais e sintéticas têm sido 
empregadas como transportadores de agentes quimioterápicos, partindo-se do conhecimento 
de que as características anatômicas e fisiológicas dos tecidos tumorais são diferentes dos 
tecidos normais. Os vasos dos tecidos tumorais apresentam as propriedades de permeabilidade 
e retenção aumentadas, as quais desempenham papel essencial na distribuição do fármaco no 
espaço intersticial. A figura a seguir ilustra uma representação esquemática de pró-fármaco. 
 
O desenvolvimento de pró-fármacos tem como objetivo resolver diversos problemas 
relacionados aos fármacos atuais. Para permitir o aprimoramento das propriedades do fármaco 
matriz, os pró-fármacos devem possuir características como 
I aumento da estabilidade. 
II redução da biodisponibilidade. 
III aumento da seletividade de ação. 
IV ausência de toxicidade do transportador. 
I e II. 
I, III e IV. 
II e IV. 
II, III e IV. 
III e IV. 
1 // KROTON (ID 56875) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
O gráfico apresenta a correlação entre concentração plasmática (ug/mL) e dose prescrita de 
lamotrigina (mg/kg/dia), medicamento antiepiléptico de segunda geração utilizado para o 
tratamento de crises convulsivas em pacientes portadores de epilepsia refratária. Por 
apresentar intervalo terapêutico estreito, situado entre 1 e 4 ug/mL, os indivíduos que 
utilizam esse fármaco devem ser monitoradosconstantemente, para impedir possíveis 
episódios de reações adversas e intoxicações que interferem negativamente no controle da 
patologia. Atualmente, alguns hospitais da rede pública desenvolvem a monitorização 
terapêutica de usuários que utilizam essa classe de medicamentos, obtendo resultados como os 
do gráfico. 
 
Observando tais dados, qual a conclusão correta? 
Quatro usuários têm concentração plasmática de lamotrigina abaixo do intervalo 
terapêutico, o que faz crer que não são aderentes ou são pessoas idosas, com alterações 
fisiológicas que modicam a metabolização e a eliminação dos fármacos. 
Alguns pacientes que recebem doses bastante próximas (entre 3,5 e 4,0 mg/kg/dia) têm 
concentrações plasmáticas distintas, o que pode ser explicado por problemas de adesão ao 
tratamento ou variações fisiopatológicas individuais, como a obesidade, que aumenta a meia 
vida de eliminação da lamotrigina. 
Os nove pacientes apresentam linearidade, quando observada a correlação entre 
concentração plasmática e dose do medicamento, demonstrando que, quanto maior a dose 
prescrita de lamotrigina, maior a concentração plasmática do fármaco. 
Só um indivíduo usa dose de lamotrigina inferior a 1,0 mg/ kg/dia, no qual a concentração 
plasmática do fármaco também é a menor, situando-se abaixo do intervalo terapêutico, o que 
deve levar o Farmacêutico a sugerir aumento de dose para racionalizar a terapêutica. 
Três pacientes usam doses situadas entre 3,5 e 4,0 mg/ kg/dia, nos quais a concentração 
plasmática do fármaco apresenta diferença significativa, o que pode ser explicado pelo fato de 
a meia-vida de eliminação da lamotrigina ser menor em indivíduos obesos e idosos. 
2 // KROTON (ID 105080) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
Com relação a absorção de toxicantes por via oral é correto armar: 
Há a dificuldade de absorção de substâncias lipofílicas por difusão passiva. 
O pH do meio e o pKa da substância são importantes na absorção de bases e ácidos fracos 
O curare, um composto de amônio quaternário, é facilmente absorvido no trato digestivo. 
A ingestão de alimentos não interfere na absorção 
Esta via não é importante para a administração de xenobióticos. 
3 // KROTON (ID 105097) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
Toxicologia analítica, que tem como objetivo identificar/quantificar toxicantes em diversas 
matrizes, sendo estas biológicas (sangue), urina, cabelo, saliva, vísceras, etc.) ou não (água, ar 
solo. São objetivos do estudo da toxicologia analítica: 
Determinar o nível tolerável das substâncias no organismo através de experimentos em 
animais 
Identificar e quantificar as substâncias tóxicas nos fluidos biológicos 
Investigar os mecanismos envolvidos no processo de intoxicação 
Avaliar as lesões causadas pelos toxicantes 
Todas as alternativas acima estão corretas 
4 // KROTON (ID 105115) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS > TOXICOLOGIA 
O clorofórmio é um solvente com alto coeficiente de partição sangue é muito utilizado como 
droga de abuso. Com relação a absorção pela via inalatória. Assinale a alternativa correta 
A estimulação da corrente sanguínea e aumento da perfusão pulmonar favorecem a 
absorção deste solvente 
O fator limitante para a absorção deste solvente é a respiração. 
O equilíbrio sangue/ ar é alcançado rapidamente 
Este solvente possui baixa solubilidade no sangue 
1 // KROTON (ID 100756) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
A cerveja é uma bebida obtida pela fermentação alcoólica por ação de leveduras sobre grãos 
cereais (principalmente cevada), após sofrerem um processo de maltagem, geralmente seguida 
da adição de lúpulo. 
A maioria das bebidas alcoólicas são produzidas por: 
Protozoários 
Lactobacillus 
Leveduras 
Bactérias 
Vírus 
2 // KROTON (ID 100751) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
As enzimas são proteínas com capacidade de catalisar reações bioquímicas. Elas são 
específicas quanto ao substrato que atuam, por exemplo, as carboidrases atuam apenas sobre 
os carboidratos, mas não sobre lipídeos ou proteínas. As enzimas podem ser utilizadas na 
produção de alimentos. Observe a Tabela 1 abaixo: 
 
Assinale a alternativa correta em relação às armações abaixo: 
I as amilases são produzidas por fungos e podem degradar lactose. 
II As amilases são produzidas por fungos e podem degradar o amido. 
III as pectinases podem ser obtidas através de fungos e bactérias e agem sobre as proteínas. 
IV as pectinases podem ser obtidas através de fungos e bactérias e agem sobre a pectina. 
V A renina é uma protease e atua sobre às proteínas do leite formando o coágulo. 
I 
III 
II, IV, V 
I, III 
III, IV 
3 // KROTON (ID 100755) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > BIOTECNOLOGIA E 
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 
Os produtos cárneos fermentados, tais como linguiças e salames, são produtos resultantes 
da fermentação _________________ de uma mistura de carne condimentada com gordura, sal, 
agentes de cura (nitrato/nitrito), açúcar e especiarias, sendo que a atividade enzimática de 
certos microrganismos é fundamental na transformação da carne crua. Complete o texto com o 
tipo de fermentação que ocorre com produtos cárneos: 
Alcoólica 
Acética. 
Butírica. 
Lática. 
Propiônica. 
 
4 // KROTON (ID 99853) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE > ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS 
DOS ALIMENTOS 
Os micro-organismos são utilizados no preparo, transformação e melhora dos alimentos 
devido a sua grande capacidade em produzir variadas substancias dentre elas, macromoléculas 
como: enzimas, proteínas, ácidos nucleicos, polímeros de carboidratos, etc. ou pequenas 
moléculas. Assinale a alternativa correta: 
I os metabólitos primários são de interesse da biotecnologia de alimentos. 
II Os metabólitos secundários são de interesse da biotecnologia de alimentos. 
III bebidas alcoólicas são produzidas por ação de leveduras. 
IV O etanol produzido por leveduras é um produto do seu metabolismo primário. 
V O etanol produzido por leveduras é um produto do seu metabolismo secundário. 
I, IV 
II, III, V 
I 
IV 
I, IV, V 
 
 
 
1 // KROTON (ID 109511) CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS > PSICOLOGIA E SAÚDE 
Personalidade pode ser considerada um conjunto de comportamentos adquiridos ao longo 
da vida de um indivíduo. Não somente influencias sociais e culturais estão ligadas a diversidade 
comportamental, mas também variáveis biológicas. Conclui-se desse modo, que as pessoas são 
diferentes entre si. Considerando essa afirmativa, avalie as seguintes asserções e a relação 
proposta entre elas. 
I - As diferenças entre as pessoas devem ser vistas como problemas conflitantes nas relações 
interpessoais e intrapessoais. 
 PORQUE 
II - As empresas devem utilizar das diferenças comportamentais como uma oportunidade 
de trabalhar com a diversidade de ideias, valores e opiniões. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina