Buscar

AD2 Educação para a Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação para a Diversidade
Coordenadora: Profa. Dra. Shirlena Campos de Souza Amaral
Tutora: Profa. Ma. Gabriela do Rosario Silva
Avaliação a Distância – AD2 (2018.1)
1. A diversidade humana está presente desde a existência dos seres humanos. Contudo, foi somente no fim do século XX que a sociedade passou a ocupar-se das questões que envolvem a temática e suas especificidades, afirmando inclusive, que os indivíduos não são iguais, e que, portanto, devem ser valorizadas as diferenças de cada um, sendo essas diferenças que nos constitui como humanos. Nessa perspectiva contextual, podemos ressaltar que a comunidade escolar é composta por educandos de diversos grupos e classes sociais, políticas, econômicas, étnicas, religiosas, dentre outras, que apresentam diferentes demandas e veem na escola a possibilidade de soluções ou encaminhamento para tais. Não obstante, a escola vem caminhando na contramão dessas demandas, demonstrando grandes dificuldades em atender essa diversidade, uma vez que, ainda conserva concepções e práticas pautadas em tendências pedagógicas que priorizam o processo de ensino e aprendizagem por uma única vertente, em sua maioria, homogeneizadora, desconsiderando, as diversidades, as diferenças entre os diversos sujeitos sociais, não conseguindo assim, satisfazer as expectativas e causando até mesmo certo afastamento entre escola, família e sociedade. 
	A partir do exposto no trecho acima e nas leituras dos textos trabalhados em aula, conceitue dentro da proposta do educar em Direitos Humanos: estereótipo(s), estigma(s), identidade(s), gênero, identidade de gênero, sexo, orientação sexual, diversidade sexual e homofobia. (Valor: 5,0 pontos)
R: A sociedade brasileira tem buscado encontrar formas de inserir discussões sobre Sexualidade na Estrutura Educacional (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's, palestras, debates, etc.) que, muitas vezes, soam longe, sem que seu eco seja percebido consistentemente. O ponto central das questões que estão sendo tratadas é justamente a categorização da orientação sexual não heterossexual como produtora de desigualdades e geradora de preconceito e discriminação. Enquanto o preconceito opera a partir de percepções sobre pessoas e grupos sociais hierarquicamente desiguais, a discriminação materializa estas percepções nas relações sociais, implicando em atitudes distintas que excluem pessoas categorizadas, estigmatizadas a partir da sexualidade ou da identidade de gênero. O processo de estigmatização pode ser compreendido como um processo que se dá a partir da “marca moral” produzida pela diferença em relação ao que é considerado ideal que desvaloriza socialmente quem possui esta marca que acaba sendo reduzido a ela . A sexualidade também é capaz de produzir estigmas, assim como outros marcadores sociais da diferença como a classe social, a geração, a deficiência, a cor-raça. Pessoas e grupos estigmatizados são alvo preferencial de preconceito e discriminação que, enquanto fenômenos sociais, tem tido por parte das Ciências Sociais e Humanas uma dedicada atenção.
2. Mediante o que foi estudado nas aulas e nas leituras dos textos da disciplina Educação para a Diversidade, explique a seguinte afirmação: “Sabemos que o currículo escolar não é neutro, portanto, as questões que perpassam a diversidade humana está presente em cada entrelinha, em cada imagem, em cada dado, nas diferentes áreas do conhecimento, sendo valorizadas ou negligenciadas.” (Valor: 5,0 pontos)
R:Essa afirmativa ilustra que as diversas áreas do conhecimento e toda a diversidade humana ,está amparada pelos PCns , pelas leis , estão presente em cada entrelinha . O direito de ir e vir está assegurado de acordo com as leis , pois é valorizada ou negligenciada.

Outros materiais