Buscar

TRADIODOCH_20150413184253

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRADIÇÃO DO CHÁ
HISTÓRIA
Reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber (porque diziam que saciava a sede mais rápido), algumas folhas de um arbusto caíram dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado. O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os habitantes desse país. 
HISTÓRIA
Foi a partir do ano 1560 que o chá começa a viajar pelo mundo, conquistando uma multiplicidade de culturas e povos. Apesar de Portugal ter sido o primeiro país europeu a consumir chá (trazido do Oriente pelos seus navegadores), curiosamente foram os holandeses quem importaram o primeiro carregamento de chá da China, algo que aconteceu no início do século XVII, depois de terem estabelecido um posto de trocas comerciais na ilha de Java. Muito em voga na Holanda, o chá depressa circulou para outros países da Europa Ocidental, mantendo-se, no entanto, uma bebida exclusiva dos mais abastados, devido ao seu elevado preço
HISTÓRIA
A tradição do chá das cinco foi levada a Inglaterra pela princesa portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, que casou-se com Carlos II da Inglaterra em 1661. Ao chegarem a Londres um ano depois, ela levou na bagagem, além do magnânimo dote constituído por 500 mil libras de ouro, o direito da Inglaterra exercer o livre comércio com qualquer colônia portuguesa e uma caixa de chá. A qual tinha o hábito de tomar durante a tarde.
OUTRA HISTÓRIA
Dizem ainda, que a duquesa Anna Maria Russell da Inglaterra, conhecida como duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e o jantar. Como solução, fazia um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, e algo salgado ou doce para comer.
HÁBITO
Encantadas, as classes elevadas adotaram o hábito, também por ser um luxo caro reservado a poucos, onde as senhoras da corte podiam expor a porcelana e prataria para as amigas, enquanto bordavam e conversavam;
Ainda hoje, o famoso 5 o’clock tea é sinônimo de requinte, sofisticação e elegância;
Atualmente, o horário fixo não é obrigatório, mas o hábito de tomar um lanche no meio da tarde regado a muito chá, pães e doces permanece intacto, com menos ou mais formalidade.
TRADIÇÃO ENTRE MULHERES
O chá também ficou conhecido como um evento feminino, porque as mulheres costumam se reunir a tarde para comemorar aniversários, chá de panela, chá de bebê entre outros.
TRADIÇÃO ENTRE MULHERES
TRADIÇÃO ENTRE MULHERES
TRADIÇÃO ENTRE MULHERES

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais