Buscar

SEMIOLOGIA ABDOME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PAREDE E CAVIDADE ABDOMINAIS
Sinais e sintomas: Dor, aumento do volume, distensão gasosa ou massa palpável.
Inspeção: alterações da superfície cutânea, forma e volume. É importante olhar a distensão da parede abdominal com a respiração. Movimentos peristálticos podem tornar-se visíveis.
Abdome normal – levemente abaulado e simétrico.
Globoso, proeminente.
Retraído, escavado.
Palpação: decúbito dorsal, cabeça apoiada em travesseiro baixo, membros estendidos e músculos abdominais relaxados.
Principais pontos dolorosos – ponto epigástrico (metade da linha xifoumbilical), ponto cístico/ biliar (no ângulo formado pela reborda costal direita com a borda externa do músculo reto abdominal), ponto apendicular/ de mcburney (união do terço externo com os dois terços internos da linha que une a espinha ilíaca antero-superior à cicatriz umbilical) e pontos ureterais (na borda externa dos músculos retos abdominais: na inserção com uma linha horizontal que passa pela cicatriz umbilical e outra que liga as duas espinhas ilíacas antero-superiores).
OBS: sinal de blumberg – a compressão lenta da parede abdominal no ponto apendicular, seguida de descompressão brusca, produz dor no momento da descompressão quando há inflamação no peritônio.
Em condições normais não são palpáveis o corpo e antro gástricos, o duodeno, a vesícula biliar, o baço, as alças jejunoileais, o cólon ascendente, o cólon descendente, a bexiga e útero, trompas e ovários. São palpáveis a borda inferior do fígado, o piloro, o ceco, o cólon transverso e o sigmóide.
Percussão: as visceras maciças, como fígado e baço, produzem som maciço. Enquanto as que contém ar possuem som timpânico. A percussão do hipocôndrio direito é utilizada para determinar os limites superior e inferior do fígado.
Ausculta: feita em suspeita de oclusão intestinal (ruídos mais intensos) ou íleo paralítico (silêncio abdominal). Permite também detectar sopros sistólicos em casos de aneurisma, fístulas arteriovenosas ou compressões arteriais.
ESTÔMAGO
ANAMNESE
Sinais e Sintomas
Dor; náuseas e vômitos; dispepsia (funcional=crônico); pirose;
EXAME FÍSICO
Em decúbito dornal, a inspeção busca elevações e peristaltismo visível. A percussão é destituída de valor para o diagnóstico de afecções no estômago. A palpação deve ser feita com a posição que proporcione maior relaxamento dos músculos abdominais, verificando-se a tensão da parede e a sensibilidade dos pontos da superfície abdominal com as polpas digitais das duas mãos. A palpação profunda é feita com as polpas digitais dos maiores dedos de cada mão colocadas juntas.
INTESTINO DELGADO
ANAMNESE
Sinais e sintomas 
Esteatorréia: aumento da quantidade de gordura nas fezes (mais que 5%); má absorção de vitaminas lipossolúveis; Dor abdominal; Distensão abdominal; Flatulência; Dispepsia; Hemorragia digestiva; Febre; Perda de peso; Anemia; Edema; Carências nutricionais; Insuficiência endócrina (do comprometimento da absorção de nutrientes); Diarréia – causas:
Aumento da pressão osmótico do conteúdo intraluminal (diarréia osmótica)- defeito na absorção;
Aumento da secreção de água e eletrólitos pela mucosa intestinal (diarréia secretora) – Vibrio cholerae e Escrerichia coli;
Aumento da permeabilidade da mucosa intestinal (diarréia exsudativa) – inflamações, neoplasias ou isquemias na mucosa intestinal resultam em passagem anormal de líquidos do meio interno para o lúmen;
Alteração da motilidade do intestino delgado (diarréia motora);
EXAME FÍSICO
Exame do abdome:
Peristaltismo visível; volume; ausculta – borborigmos (ruídos estomacais); Forma:
Abdômen globoso: apresenta-se globalmente aumentado com predomínio nítido do diâmetro ântero-posterior sobre o transversal.  
Abdômen em ventre de batráquio: observa-se predomínio do diâmetro transversal sobre o ântero-posterior.
Abdômen pendular: estando o paciente de pé, as vísceras pressionam a parte inferior da parede abdominal produzindo uma protusão. 
Abdômen em avental: encontrado em pessoas obesas, sendo conseqüência do acúmulo de tecido gorduroso na parede abdominal, cai como um avental sobre as coxas do paciente.
Abdômen escavado: percebe-se nitidamente que a parede abdominal está retraída. Pessoas muito emagrecidas.
CÓLON, RETO E ÂNUS
ANAMNESE
Sinais e sintomas:
Diarréia – aguda e crônica; Disenteria: diarréia + cólicas + feses mucossanguinolentas + tenesmo; Mudança do ritmo intestinal; Obstipação intestinal; Sangramento anal; Distensão abdominal; Náuseas e vômitos; Anemia e emagrecimento; Dor – abdominal ou perineal:
Difusa
No quadrante superior direito
No quadrante inferior direito
No quadrante superior esquerdo
No quadrante inferior esquerdo
EXAME FÍSICO
Inspeção: paciente em decúbito dorsal (sem travesseiro para aumentar a flacidez da parece abdominal) observa-se a forma e o volume do abdome e se há movimentos peristálticos visíveis.
Palpação: Com as duas mãos espalmadas, a direita superposta sobre a esquerda, aprofundando delicadamente na parede abdominal as pontas dos dedos. Deve começar pela fossa ilíaca direita (ceco). Depois tenta-se palpar o cólon ascendente, e depois o descendente do outro lado do abdome. O transverso não tem posição fixa. O sigmóide é palpado na fossa ilíaca esquerda.
Percussão: Mão esquerda espalmada sobre a parede abdominal e dedos separados. Faz-se a percussão com o dedo médio ou o indicador da direita sobre os dedos da esquerda, exceto o polegar. Inicia-se também pela fossa ilíaca direita.
Obs: sinal do gargarejo – ruído típico provocado pela compressão e descompressão subta do orgão; sua presença indica a existência de líquido (diarréia);
Ausculta: Em casos de diarréia ocorre aumento dos ruídos hidroaéreos dos cólons e do intestino delgado. No íleo paralítico constata-se silêncio abdominal.
EXAME PROCTOLÓGICO
Posição lateral de Sims – decúbito lateral direito ou esquerdo com as pernas fletidas sobre o abdome.
Posição genupeitoral – o paciente ajoelha-se, apoia o tórax na mesa, torce o rosto para a direita ou para esquerda e estende os braços (prece maometana).
Inspeção: com ajuda do fotóforo, busca-se tumorações, abcessos, lesões, fissuras anais, plicomas, condilomas, orifício externo de fístula e prolapso do reto.
Toque retal
Anuscopia
PÂNCREAS
ANAMNESE
Sinais e Sintomas:
Dor; náuseas e vômitos; emagrecimento, anorexia; astenia; icterícia; diarréia; má-absorção; diabetes; hemorragias;
EXAME FÍSICO
Neoplasias e cistos são palpados no andar superior do abdome.
Sinal de Cullen e de Grey-Turner: manchas azuladas nas regiões periumbilical e flancos.
EXAMES COMPLEMENTARES
Raio-x; endoscopia; estudo da secreção gástrica; cintilografia;
Exame de fezes; exames hematológicos; niveis séricos de albumina; lactulose;
Ultrassonografia; arteriografia; TC; RM; biópsia;
Hemograma; fistulografia; enema/clister opaco; retossigmoidoscopia; colonoscopia; laparoscopia;
Coloangiopancreatografia;

Outros materiais