Buscar

Fisiologia do sistema digestório (até estômago)

Prévia do material em texto

Fisiologia do sistema digestório (boca até estômago)
- Funções:
1-Mobilidade: que se refere ao movimento do alimento pelo sistema digestório.
a) Ingestão: ato de colocar o alimento na boca;
b)Mastigação: ato de triturar o alimento e misturá-lo com a saliva;
c)Deglutição: ato de engolir o alimento;
d) peristaltismo: Contrações involuntárias que movem o alimento ao longo do trato gastrointestinal.
2-Secreção: pode ser exócrinas ou endócrinas.
a) exócrinas: água, ácido clorídrico, bicarbonato, entre outras..
b) endócrinas: alguns hormônios são secretados no estômago e intestino para regular o sistema digestório.
3-Digestão: ato de transformar moléculas grandes em menores para que elas possam ser absorvidas. A quebra dos polímeros para serem transformados em monômeros ocorre através da reação de hidrolise. 
4-Absorção: é a passagem dos nutrientes para os vasos sanguíneos e linfáticos para que possam ser distribuídos pelo corpo.
5-Armazenamento e eliminação: refere-se ao armazenado das substâncias que não são digeríveis para serem absorvidas e sua posterior eliminação.
-O trato gastrointestinal é um tubo oco, que não tem contato com a superfície interna do corpo, tanto que as substâncias não digeríveis não possuem nenhum contato com a parte interna do organismo. As substâncias úteis são absorvidas pelos vasos sanguíneos para poderem passar para dentro do corpo.
-O transporte do alimento dentro da cavidade gastrointestinal vai ser unidirecional, fazendo com que cada região seja responsável por uma função diferente.
-Anatomia:
 O sistema digestório pode ser dividido em trato gastrointestinal (vai da boca até o ânus), composto pela cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e os órgãos digestórios acessórios que são os dentes, a língua, as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. 
O trato Gastrointestinal é todo revestido por 4 camadas ou túnicas.
1- Mucosa - é a camada mais interna e tem atividade secretora e de absorção. A túnica mucosa é constituída por epitélio simples (barreira, produção de hormônios, absorção e transporte) e sua lâmina própria (contém linfonodos, que têm a função de proteção); e por uma camada de músculo liso, a muscular da mucosa (aumentam a superfície de contato com o alimento). Apresentam células caliciformes, responsáveis por secretar muco.
2 - Submucosa - Camada de tecido conjuntivo bem vascularizado que dá suporte e nutrição à túnica mucosa. Os alimentos que passam pela mucosa são absorvidos pelos vasos sanguíneos e linfáticos da submucosa. Contém o plexo nervoso de Meissner que vai ser responsável pela mobilidade da muscular da mucosa.
3 – Muscular, ou muscular externa- composta por músculo liso e dividia em camada circular interna e longitudinal externa, essa túnica tem como função realizar os movimentos peristálticos e as contrações, que vão misturar o alimento com as enzimas digestivas. Contém o plexo mioentérico ou plexo de Auerbach que vai ter suprimento simpático e parassimpático e vai ser responsável pelo peristaltismo. 
4 – Serosa-  é camada mais externa do trato gastrointestinal e apresenta função de proteção. 
-Regulação do trato gastrointestinal
-O trato gastrointestinal é inervado por divisões simpáticas e parassimpáticas do sistema nervoso autônomo. 
-O sistema nervoso parassimpático estimula a mobilidade e as secreções do trato gastrointestinal.
- O plexo submucoso e mioentérico são os locais onde fibras parassimpáticas pré- ganglionares formam sinapses com neurônios pós-ganglionares que inervam o músculo liso do trato gastrointestinal. As fibras pós-ganglionares passam pelo plexo submucoso e miontérico que inervam o trato gastrointestinal.
-As fibras simpáticas reduzem o peristaltismo e a atividade secretora.
-Os neurônios sensitivos intrínsecos auxiliam na regulação local do trato digestivo através de uma rede neural complexa, chamada de sistema nervoso entérico ou céfalo- entérico. Vão ser os plexos submucosos (secreção e fluxo sanguíneo) e plexo mioentérico (peristaltismo). 
-O sistema nervoso entérico complementa a regulação parácrina (atuação local) e a regulação hormonal.
-A mastigação do alimento mistura o alimento com a saliva, secretada pelas glândulas salivares. Além do muco, a saliva contém a amilase salivar ou ptialina (uma enzima responsável pela digestão parcial de amido).
-A deglutição pode ser:
a)oral: língua força o bolo alimentar em direção a faringe. Ocorre o bloqueio da nasofaringe pelo palato mole.
b)faríngea: o alimento é deslocado da faringe para o esôfago. Ocorre o bloqueio da laringe pela epiglote
c)esofágica: o alimento é impulsionado do esôfago para o estômago.
-O esôfago realiza contrações e relaxamentos musculares involuntários, para que o alimento possa ser transportado da cavidade oral até o estômago.
-No estômago, o alimento ingerido é misturado com o HCL e com a pepsina (enzima que digere parcialmente as proteínas). O alimento é empurrado através de movimento involuntário para que passe pelo esfíncter pilórico até ao intestino delgado.
-Esôfago:
- É um tubo muscular que conecta a faringe ao estômago.
- O terço superior é composto por músculo esquelético porque auxilia na deglutição. O terço médio composto por músculo liso e músculo esquelético. E o terço final é composto por músculo liso, responsável pelos movimentos peristálticos. 
-O alimento é empurrado da porção proximal até a distal do esôfago por movimentos peristálticos. A parte que o alimento já passou contrai e os músculos que sustentam o alimento relaxam.
- Na porção terminal do esôfago é discretamente estreitado por causa do espaçamento das fibras musculares circulares na sua parede. Essa porção é chamada de esfíncter esofágico inferior. Após o alimento passar para o estômago, a constrição das fibras musculares dessa região ajuda a impedir que o conteúdo gástrico regurgite para o esôfago. A regurgitação ocorreria porque a pressão na cavidade abdominal é maior que a pressão da cavidade torácica em conseqüência dos movimentos respiratórios. O esfíncter inferior deve permanecer fechado ate o que alimento seja empurrado através do mesmo pelo peristaltismo até o interior do estômago.
-Estômago:
- Função: armazena o alimento, inicia a digestão de proteínas, mata as bactérias com a forte acidez do suco gástrico, move o alimento (quimo) até o intestino, continua a digestão do amido.
- O estomago é formado por 4 regiões: cárdia, fundo, corpo e piloro.
-O alimento chega ao estômago pelo esôfago pela cárdia que secreta lisozima e muco
-No fundo e no corpo vai ter as glândulas fúndicas que vai ser dividido em istmo, colo e base. No istmo vai ter as células tronco, células parietais e células mucosas. No colo vai ter a célula mucosa do colo, as células tronco, células parietais e células enteroendócrinas. Na base vai ter as células parietais, células enteroendócrinas, células zimogênicas 
-Células tronco: responsável pela produção de novas células mucosas que se diferenciam em células zimogênicas, células enteroendócrinas, mucosa do colo ou parietais.
-Células parietais: são responsáveis pela secreção de HCL. Sua secreção é estimulada pelo sistema nervoso parassimpático, histamina e gastrina.
-Células principais ou zimogênicas: são responsáveis pela secreção de pepsinogênio que em contato com o HCL vira pepsina, responsável pela digestão de proteínas. E secretam lípases.
-Células enteroendócrinas: São responsáveis pela secreção de serotonina e contem as células D que são responsáveis pela secreção de somatostatina.
-Piloro: vai conter as glândulas pilóricas que vão ser responsáveis pela liberação de muco e lisozimas. E contém células G, produzem gastrina, que são responsáveis por estimular as células parietais a liberarem HCL, através da estimulação do sistema nervoso parassimpático, distensão da parede gástrica e presença de aminoácidos e amina. 
- A mucosa gástrica também vai secretar um polipeptídio necessário para absorção intestinal da vitamina B12 denominado fator intrínseco.(fator intrínseco de castle)
-O suco gástrico vai ser composto por: água e uma solução ácida. 
-Secreção da pepsina e ácido gástrico:
-As células parietais liberam H+, num PH baixo, que são transportados pela bomba ATPase H+/K+. Essa bomba leva o H+ para o suco gástrico enquanto que o K+ vai para a corrente sanguínea.
-A membrana basolateral da célula parietal leva o CL- para o suco gástrico, enquanto que o HCO3- é levado para a corrente sanguínea. 
-A secreção de HCL pelas células parietais é estimulada pela gastrina, sistema nervoso parassimpático. A gastrina estimula a liberação de histamina, que atua como efeito parácrino, estimulando as células parietais a secretar HCL.
- A acidez é responsável pela digestão de proteínas.
- O pepsinogênio é ativado pela secreção de HCL e passa a ser chamado de pepsina, que tem a função de digerir parcialmente as proteínas. 
-Digestão e absorção no estômago: 
- As proteínas são parcialmente digeridas no estômago pela ação da pepsina.
-A digestão do amido começa na boca pela ação da amilase salivar e continua por um tempo no estômago, mas a amilase é logo destruída pela acidez do estômago.
-As únicas substâncias absorvidas da parede gástrica álcool e aspirina.
-Regulação da função gástrica: 
-A mobilidade e a secreção gástrica são automáticas.
-A secreção de HCL e do pepsinogênio pode ser estimulada na ausência de influencias neural e hormonal pela presença de proteínas parcialmente digeridas. Essa ação envolve as células G, células D e histamina.
-Fase cefálica: (responsável por 35% da secreção).
-Estimulo para a digestão: ofalto, paladar, mastigação e deglutição.
-controle da regulação gástrica pelo nervo vago.
-A ativação do nervo vago estimula as células principais a secretam pepsinogênio e estimula indiretamente as células parietais a liberarem HCL.
-As terminações do nervo vago estimulam as células G a liberarem gastrina. A gastrina entra na circulação sistêmica e é transportada de volta ao estômago e estimula as células enteroendócrinas a liberarem histamina.
-Fase gástrica: (responsável por 65% da secreção)
-Estimulo para secreção: distensão do estômago e presença de proteínas.
-É quando o alimento chega ao estômago.
-A secreção gástrica é estimulada pela composição gástrica e pela distensão gástrica.
-Mecanismo de retroalimentação positiva: As proteínas intactas no quimo estimulam as células principais a secretarem pepsinogênio e as células G a secretarem gastrina. A gastrina estimula a secreção de pepsinogênio e histamina. A histamina estimula a secreção de HCL das células parietais. À medida que aumenta a secreção de HCL e pepsinogênio, uma maior quantidade de polipeptídio e aminoácidos é liberada das proteínas integrais. Isso estimula a secreção adicional de gastrina, HCL e pepsinogênio. 
-Retroalimentação negativa: a queda do PH do suco gástrico diminui a secreção das gastrina, a secreção de HCL acompanha essa queda. Esse efeito pode ser controlado pelas células D que liberam somatotastina. Quando o suco gástrico diminui, as células D são estimuladas a secretar somatotastina, que por sua vez, atua como regulador parácrino, inibindo a secreção da gastrina pelas células G.
-A presença de proteínas ajuda a tamponar o ácido e dessa forma prevenir a queda rápida de PH gástrico. 
-A chegada de proteínas ao estômago pode estimular a secreção sob duas formas: sistema que retroalimentação positiva e pela inibição do controle de retroalimentação negativa de secreção dôo ácido. 
-A quantidade secretada de ácido é proporcional a quantidade de proteínas ingeridas. Quando o estômago está vazio e não há mais tampões protéicos, o PH sofre uma queda, e a secreção de gastrina e HCL é em conseqüência inibida. 
-Dente:
-Os dentre cortam, trituram e misturam o alimento ingerido. 
-Cada dente possui uma porção que se projeta acima da gengiva - a coroa - e uma ou mais raízes abaixo da gengiva que unem os dentes aos alojamentos ósseos denominados alvéolos, um para cada dente.
-O dente pode ser divido em 4 camadas:
a) esmalte: formado principalmente pela hirdroxiapatia. O esmalte é produzido, apenas durante o desenvolvimento do dente- ameloblastos. Após o termino da síntese do esmalte, os ameloblastos formam um epitélio protetor que recobre a coroa até a erupção do dente. Esta função protetora é muito importante na prevenção de vários defeitos do esmalte.
b) cemento: recobre-se a dentina e assemelha-se ao tecido ósseo. É mais espesso na região apical da raiz, onde têm os cementócitos, células com aspecto de osteócitos. Responsável pela reabsorção do tecido antigo e formação do novo. A produção continua do cemento compensa o desgaste fisiológico dos dentes e mantém um contato entre as raízes do dente e seus alvéolos. 
c) dentina: É a principal parte do dente. Localiza-se imediatamente abaixo do esmalte e do cemento e é composta por um tecido mineralizado mais duro que o osso. A matriz orgânica é secretada pelos odontoblastos, essa matriz é denominada de pré-dentina. A mineralização da dentina começa quando vesículas da matriz, produzida pelos odontoblastos, facilitam o aparecimento de cristais de hirdroxiapatia. A dentina é sensível ao calor, frio, PH ácido, trauma e os estímulos são percebidos com dor.
d) polpa dental: É um tecido conjuntivo frouxo muito vascularizado e inervado que preenche a cavidade pulpar, localizada logo abaixo da dentina, repondo-a e nutrindo-a. Os odontoblastos se localizam na superfície da cavidade.
- Os seres humanos desenvolvem dois grupos de dentes durante sua vida. Os primeiros dentes são denominados dentes deciduais ou dentes de leite, chegando a 20. Após a perda de cada dente decíduo, ocorre sua substituição por dente permanente; em seguida, aparecem outros 8 ou 12 molares (não são precedidos por dentes decíduos), totalizando de 28 a 32 dentes permanentes.
-Os dentes permanentes estão dispostos em dois arcos bilateralmente simétricos nos ossos maxilares e mandibulares, com oito dentes em cada quadrante: dois incisivos, um canino, dois pré-molares e três molares
-Glândulas salivares:
- São divididos em sublinguais, parótida, submandibulares.
- Elas contêm dois tipos de secreções: 
a) ptialina: serve para digerir parcialmente o amido
b)mucina: proteção e lubrificação.
- As glândulas parótidas liberam a maior parte da secreção serosa
-As glândulas submaxilares e sublinguais são responsáveis pela maior parte da secreção mucosa.
-As glândulas bucais só secretam muco.
-O estímulo da saliva é feito pelo sistema nervoso parassimpático.
- O olfato, paladar e tato aumentam a salivação.
- A salivação pode ocorrer também por estímulos do estômago e do intestino, pois quando alguma substância irrita a mucosa dessas paredes a salivação pode servir para neutralizar as substancias irritativas.
-Língua:
-Função: fonação, gustação, deglutição e mastigação
-A superfície ventral é lisa e a dorsal possui papilas que vai conter os botões gustativos.
-Todas as regiões da língua podem ter percepções de gostos, porque possuem botões gustativos.
-A parte mais atrás da língua é sensível ao sabor azedo, mais pra frente vem o amargo, mais pra frente o doce e na frente da língua o salgado.
-Os sabores sentidos podem ser: azedo, amargo, doce e salgado.
- As papilas podem ser: filiformes, foliadas, fungiformes, circunvaladas.
-As substâncias dissolvidas na saliva podem também ser responsáveis pela percepção do gosto do alimento, por conta da despolarização da membrana que captam o gosto do alimento.

Outros materiais