A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
ServiodeBarAula01OrigemeTiposdeBar_20150302155051

Pré-visualização | Página 1 de 2

*
Serviços de Bar
SEJAM BEM VINDOS
*
Serviços de Bar
Origem
	A palavra bar, segundo versão mais aceita, teria surgido no final do século XVIII , na Califórnia. Dois estudantes americanos viajaram para França e se inspiraram na arquitetura das tabernas locais. De volta aos EUA inauguraram uma estabelecimento no qual deram o nome “The Bar”- a palavra inglesa bar , traduzida para o português, significa barra.
	Em algumas das tabernas que os dois estudantes conheceram havia uma barra de madeira maciça que ia de uma ponta à outra do balcão aonde era servidas as bebidas. 
*
Origem
	Acreditava-se que barra servia de proteção para que os clientes mais exaltados não tivessem acesso direto as garrafas, servindo também de apoio a clientes alcoolizados, aumentando assim a funcionalidade do local.
	Então o estabelecimento dos estudantes americanos fez um grande sucesso e começou a ser copiado em todo país , difundindo a expressão bar.
	A partir principalmente da segunda guerra mundial, os bares começaram a desenvolver-se mais e mais para melhor atender seus freqüentadores que cada vez mais apaixonava-se pela barra.
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
	Os bares tradicionalmente são divididos em 10 categorias:
American bar
Típico americano. Serviço incluindo bebidas internacionais, coquetéis e salgadinhos. A principal atração é o Barman. É composto por um longo balcão com grandes prateleiras para exposição de garrafas e guarda garrafas. Sendo sua montagem voltada para o bar onde temos a impressão de um teatro, onde o ator principal é o Barman. Ex. Hookers
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Piano Bar / Lounge
Tem as características de um american bar, com ambiente acrescido de músicas de piano ao vivo. Ambiente sofisticado e romântico. Ex. Terraço Itália (SP)
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Snack Bar
Oferece refeições rápidas e localizam-se em estações rodoviárias , grandes lojas, hotéis, aeroportos, etc. A legislação, em muitos casos , não permite o comercio de bebidas alcoólicas (Lanchonetes).
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Wine Bar
Bar especializado em venda e serviço de vinhos, que serve também queijos, lanches e pratos rápidos. Ex. Enoteca decanter
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Dancing Bar
Casa especializada em shows e música ao vivo, com apresentação de dança. Ex. Valley Pub
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Executive Bar
Bar para executivos que se reúnem para tratar de negócios ou para uma bebida ao fim do expediente (happy Hour).
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Bares Especializados(Café, Cachaçaria, etc.)
São bares segmentados: Por bebida (Cachaça, Wisky, café); Por clientela (GLTB, Idade, sexo); Por tipo de Música (MPB, Karaokê, Jazz); Por tipo de Esporte (Futebol, Golf, Tênis). Ex. cachaçaria
Pub
Tipicamente inglês. O nome vem da palavra public house. Ofereçem serviços de jogos (gamão, xadrez, sinuca e dardos) , sendoa cerveja e o whisky as bebidas mais consumidas, embora muitas outras fazem parte do cardápio . Ex. O´Connell´s Irish Pub
Serviços de Bar
*
Tipos de Bar
Club Privê/ Confrarias
Bar aonde onde se reuniam somente pessoas que participavam de atividades sociais e esportivas, como: criadores de animais, fazendeiros, pesca, etc. Os freqüentadores ostentavam brasões, gravatas, etc. Exemplo: Club privê de caça, Club privê de pesca, Club de Motos, Club Gourmet.
Serviços de Bar
*
O Barman / Bartender
	Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais freqüentemente em bares. Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das tavernas. Em 1950 foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.
	Quem faz o bar é o barman, costuma-se dizer. Com Razão, pois é ele quem comanda toda dinâmica de um bar: Atende os clientes, prepara as bebidas solicitadas, serve-as no balcão e tem sob sua responsabilidade a qualidade e apresentação dos produtos oferecidos. E principalmente, é o responsável pela fidelização dos clientes através de um serviço de qualidade, cordialidade e diferença no atendimento.
Serviços de Bar
*
O Barman / Bartender
O Barman Clássico
	Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento (como Derivan de Souza) e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, "pubs", "piano bar's" e navios de cruzeiro.
Serviços de Bar
*
O Barman / Bartender
O Bartender Free Style
	Geralmente iniciantes na carreira, o barman free-style ou bartender, explora sua imagem jovem como um atrativo, bem como a possibilidade de agregar habilidades à essa imagem. Hoje em dia, os bartenders treinam malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos.
	Seu conhecimento em coquetelaria é básico e se resume a combinar refrigerantes e sucos às bebidas alcoólicas, bem como servir de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente em boates, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.
Serviços de Bar
*
O Perfil do Profissional
	Hoje, o mercado exige que o barman seja um profissional altamente qualificado para a atividade que exerce.
	Além de ser o responsável por todo funcionamento do bar, comandando ajudantes e garçons , ele deve conhecer as bebidas com quais trabalha, saber preparar dezenas de drinks diferentes e ainda ser capaz de lidar com os mais variados tipos de clientes, o que exige uma boa dose de cultura e conhecimentos e gerais, pois há clientes que gostam de conversar sobre assuntos variados, sendo um dever para o barman corresponder de forma cordial e amigável, mais nunca muito familiar e íntima.
	Não sendo um exagero dizer que um barman é quase um artista no desempenho de sua função .
	Com o tempo, e por conta de sua melhor formação cultural entre os empregados dos bares, o barman foi incorporando novas funções ao seu dia-a-dia. E ele quem elabora quem organiza o estoque de mercadorias, seleciona o pessoal sob sua supervisão, examina todos os equipamentos e utensílios , organiza e supervisiona todas as etapas do trabalho até o encerramento do expediente.
Serviços de Bar
*
O Perfil do Profissional
Entre as qualidades que o Barman deve ter, estão
 
 Apresentação pessoal impecável quanto ao uniforme, cabelos, dentes, mãos e unhas;
 Asseio e higiene absoluta, tanto pessoal quanto no manuseio de produtos, utensílios e estações de trabalhos;
 Inteligência, simpatia, educação, diplomacia, descrição e poder de comunicação durante o atendimento e interação com os clientes do var;
Disposição, destreza e bom preparo físico para suportar jornadas de trabalho exaustivas;
 Honestidade, fidelidade, sinceridade e seriedade;
 Senso de organização, conhecimento de técnicas de venda, iniciativa e criatividade no desempenho das atividades do dia-a-dia;
 Interesse pelo trabalho, pontualidade, profissionalismo e aprimoramento constante no conhecimento de assuntos relacionados