Buscar

AV2 metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av.2 METODOLOGIA CIENTIFICA – GABARITO 1-B/2-C /3-E / 4-C/ 5-D
Leia atentamente o texto a seguir:
"Pode ser compreendido como um conjunto de procedimentos que, mediante regras, visam atingir um determinado fim. Podemos afirmar que é também a teoria, uma vez que permite a interpretação da realidade com o rigor necessário por meio de um caminho que compreende uma concepção de homem e de sociedade. Disso se depreende que, quando se opta por um caminho, essa opção é orientada por uma concepção, uma referência que serve de base segura para essa análise"
Pode-se dizer que o texto fala sobre o (a):
Alternativas:
b) Método.
2)Leia atentamente o trecho a seguir:
"O estudo que se segue, teve por objetivo investigar um dos recortes do bullying: O uso de apelidos pejorativos, ou seja, como sentem e reagem crianças vítimas desse processo. Sob a ótica da psicologia genética e seus pressupostos teóricos sobre afetividade, engendrou-se um estudo de campo visando à compreensão amplificada do fenômeno. Os dados coletados indicam sofrimento psicológico e por vezes reações destemperadas dos alunos apelidados, circunscritos numa escola pública região central de São Paulo que se exime de ações e procedimentos de contenção." (HORNBLAS, 2009).
Hornblas, D. S. Bullying na escola: como crianças lidam e reagem diante de apelidos pejorativos. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
O trecho traz a descrição de uma pesquisa realizada durante a execução de um projeto de mestrado. 
Com relação ao apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
d) A pesquisa utiliza-se de uma análise qualitativa, e trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos.
3) No âmbito das ciências sociais encontram-se diferentes formas de abordagem em relação aos fenômenos sociais, a depender da orientação dos teóricos. Segundo a abordagem de Richardson (1999), existem três principais correntes: o positivismo lógico, o estruturalismo e o materialismo dialético.
De acordo com o apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
e) Na concepção do materialismo dialético todas as coisas que existem estão em contínua transformação e seguem para o objetivo de desaparecer um dia.
Alternativa assinalada
4) Marcus está começando a redigir um artigo para publicação, porém, ainda se encontra um pouco confuso na estruturação do texto. Ao pedir ajuda para um colega, ele lhe aconselhou as seguintes indicações:
I – Para o título, expresse a essência do estudo e o componha com o mínimo possível de palavras.
II – Para a introdução, delimite o assunto tratado e os objetivos da pesquisa, e faça uma descrição detalhada dos métodos realizados para a obtenção dos resultados.
III – Para o desenvolvimento, realize uma exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, dividindo-o em seções e subseções.
IV – Caso necessite adicionar algum texto ou outro documento elaborado por você mesmo, com o objetivo de esclarecer algum aspecto do conteúdo, adicione nos anexos ao final do trabalho.
De acordo com seus conhecimentos, Marcus deve seguir:
Alternativas:
c) Somente as dicas I e III.
5)A ciência exige uma normalização não apenas nos seus procedimentos, mas também na forma de divulgação dos resultados. As normas cumprem a função de adequar as produções científicas a um padrão, sem que isso signifique limitar a construção do conhecimento, mas, ao contrário, favorecer o processo de sua transmissão. Com relação ao apresentado, analise as afirmações a seguir:
I-As citações diretas são aquelas nas quais o autor faz a transcrição literal de partes do texto fonte.
II-As citações indiretas são aquelas nas quais o autor se baseia em um texto ao qual não se teve acesso.
III-Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com a fonte em tamanho menor daquele definido para o texto e espaçamento simples entre linhas.
IV-Nas citações indiretas não haverá destaque, visto que se baseia no texto fonte, mas não transcreve nenhuma de suas partes.
Agora, assinale a alternativa que representa a resposta CORRETA:
Alternativas:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Outros materiais