Buscar

prova discursiva Administração, Sistemas e Ambiente e Introdução à Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Administração, Sistemas e Ambiente e Introdução à Teoria Geral da Administração
Questão 1/4 - Administração, Sistemas e Ambiente
Sabemos que a metodologia 5s refere-se a cinco termos relacionados aos cuidados no ambiente de trabalho na busca pela qualidade total. São eles: o senso de utilização, o senso de arrumação ou organização, o senso de limpeza, o senso de padronização e o senso de disciplina.
A partir disso apresente qual o objetivo desta metodologia (5S), e ilustre com pelo menos um exemplo, para cada senso.
	O objetivo principal da metodologia do 5s é a produção enxuta.
Para o Senso de Utilização é importante que seja ilustrada a separação de itens necessários dos desnecessários (inclusive ferramentas, peças, materiais e documentos) e descartados os desnecessários.
Para o Senso de Arrumação ou Ordenação deve ser disponibilizado organizadamente o que restou, com um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Organizar a área de trabalho, de modo que seja fácil encontrar o que é necessário.
Para o Senso de Limpeza é importante limpar e lavar a área de trabalho e fazê-la brilhar.
Para o senso de Padronização deve-se estabelecer uma programação e métodos para executar a limpeza e a separação. Formalizar a limpeza, que resulta da prática dos três primeiros S, de modo que a limpeza permanente e o estado de prontidão sejam mantidos.
Para o Senso de Disciplina é preciso criar disciplina para executar as primeiras quatro práticas, por meio das quais todos compreendem, obedecem e praticam as regras quando estão na fábrica. Implementar mecanismos para sustentar os ganhos envolvendo as pessoas e as reconhecendo por meio de um sistema de medida de desempenho.
Questão 2/4 - Administração, Sistemas e Ambiente
"As modernas metodologias administrativas preferem  sistemas de trabalho com abordagem mais holística para avaliar a eficiência e maximizar a produtividade. Assim, surgem condições de verdadeira oposição entre os métodos de taylor e os atuais..." (Coltro, 2015, p. 77)
Com base nisso, apresente ao menos um elemento dentre os três apresentados pelo autor citado onde essa opsição aparece, e apresente um exemplo de como esse elemento se apresenta na gestão em uma empresa onde predomina as metodologias modernas.
	A resposta deve apresentar ao menos um dos elementos abaixo
- especialização extrema - parcialização do trabalho na primeira; visão holística e o trabalhador como parte do todo na visão moderna.
- Trabalho mecânico - Na administração científica o foco é na mecânica do trabalho e desconsidera o elemento humano; na moderna a valorização do indivíduo proporciona motivação e satisfação para uma maior eficiência e produtividade.
- Separação entre o mental e o manual - separação dos dosi na primeira visão; integração de trabalho, experi~encia e conhecimento em melhores práticas na segunda visão.
O aluno deve apresentar um exemplo coerente com o item apresentado.
Questão 3/4 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Roberto é costureiro, possui uma clientela oriunda do próprio bairro, e atende em um pequeno ponto comercial. Entretanto, é possível observar que Roberto perde muito dinheiro pela falta de organização no ambiente de trabalho. Quando o cliente chega para buscar uma roupa que ele reformou, tem que aguardar quase cinco minutos até Roberto encontrá-la. Do mesmo modo, quando ele necessita de algum acessório de trabalho leva muito tempo para encontrar, ou o mesmo está distante do local de sua atividade. Por fim, quando Roberto entrega a roupa reformada para seus clientes, na maioria das vezes ela está amassada.
Explique em um texto de 5 a 7 linhas,  como os princípios da Administração Científica de Frederick Taylor poderiam ajudar Roberto a ser mais eficiente, e a ganhar mais dinheiro? Justifique a sua resposta apresentando explicitamente os aspectos da empresa de Roberto que teriam que ser modificados.
Nota: 25.0
	A Administração Cientifica preocupa-se com a eficiência da organização através do processo produtivo, com ênfase nas tarefas. Para conseguir maiores lucros e maior eficiência na organização é necessário organizar o ambiente de trabalho.
Em um primeiro momento Roberto poderia organizar os seus equipamentos e matérias de uso cotidiano de modo a ficar mais próximo da ação executada. Ele deve valorizar a sua condição de trabalho, garantido a ele próprio o bem estar físico e, consequentemente, diminuído a fadiga.
Na sequência ele deveria adequar os ferramentas e maquinários, de modo que haja menos esforço e perda de tempo. Deste modo, ele perderia menos tempo com o deslocamento e em tentar encontrar as roupas que devem ser entregues aos clientes.
Ele deve utilizar os princípios do tempo e movimento, para organizar seu local de trabalho e conseguir mais resultado com menos dispêndio,
                                                                      
(CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. –capítulo 3)
Questão 4/4 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Para se fazer qualquer atividade é preciso que haja um planejamento, como por exemplo, ir ao mercado, terá que ser analisado que horas ir, qual via pegar, qual melhor dia, o que esta faltando, etc. Para ir as compras foi necessário um estudo bem detalhado para economizar tempo e agilidade, a administração por objetivo (APO) nas organizações atua desta forma, analisando o mercado interno, as limitações e possibilidades da organização, visualiza o mercado externo focando os fatores econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos, sua meta é traçar objetivo na entidade através de um processo de entendimento dos objetivos que visa unir administração e colaborador para que possam desempenhar atividades em função destes. É uma forma de descentralizar as decisões buscando a melhor e mais rápida definição de objetivos de forma conjunta priorizando o que levará a instituição ao que foi traçado e seguir na conquista dos resultados desejados.
INOUE, J. Administração por objetivos e sua utilidade. Portal Administradores, 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-por-objetivos-e-sua-utilidade/66688/>
Descreva os princípios da administração por objetivos a partir do que se é apresentado no enunciado da questão.
Nota: 25.0
	A administração por objetivos (ou APO) propõe um processo participativo de estabelecimento de objetivos e de avaliação de desempenho das pessoas, baseado em um processo do qual participam o chefe e a sua equipe. Os seus princípios básicos tinham como fundamento três enfoques: objetivos específicos; tempo definido; feedback.

Outros materiais