Buscar

CASO CONCRETO DE SOC. 07 E 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO 07
QUESTÃO OBJETIVA 
a)R: Eficácia primária é cumprimento ou respeito da norma sem a necessidade do Estado aplicar sanções, onde por sua vez a eficácia secundária será a aplicação da sanção de maneira repressiva, pelo Estado. As Leis que são cumpridas no RN são: 
— Art. 331 do Código Penal – Decreto Lei 2848 de 07 de Dezembro de 1940 (Desacatar funcionário público no exercício da função em razão dela);
— Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro - 9503/97 (Lei Seca)
Hoje o significado de norma primária mais aceito seja aquele que corresponde às normas de conduta de Miguel Reale, ou seja, norma cujo objeto é um ato hipotético, já a norma secundária seria aquela cujo objeto é outra norma, cumprindo papel semelhante a uma norma de organização.
b) R: A Lei Seca tem efeitos positivos:
– De Controle Social: é exercida pelo poder que o Estado tem, usando as forças necessárias para coagir ou intimidar na forma de prevenção geral, a sociedade; através da pena que será multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses; com medida administrativa, que será a retenção do veículo e o recolhimento da CNH, se fazendo necessário a molificação do comportamento exercido por esta população.
– Transformadora, pois esta lei determinou uma nova regra de conduta (Art. 165 do CTB – Lei 9503/97), com o imperativo categórico de sentido negativo (proibindo beber e dirigir), onde a maior parte sociedade modificou seus hábitos com intuito de se adequar a norma, reduzindo a quantidade de acidentes nas rodovias e estradas do país.
– Educativa, esta lei e outras leis de trânsito, tem a função de melhorar a educação no trânsito e conscientizar os condutores sobre bebida e direção, com o intuito de preservar o respeito a VIDA.
QUESTÃO OBJETIVA
R: D
CASO CONCRETO 08
QUESTÃO DISSERTATIVA
R: Sim, Por ineficácia, no momento em que a norma deixou de ser cumprida perdendo força, usada na maioria das vezes como instrumento de corrupção e omissão da autoridade em aplicar a referida lei, visto que a interpretação do art. 5º orienta que os condenados sejam classificados. Por negligência, onde ainda em vida, a vítima permaneceu com outros detentos de grande periculosidade, contudo identifica-se uma precariedade da estrutura preventiva, no momento em que o condenado não passou pela Comissão Técnica de Classificação que poderia ter entrado com Habeas Corpus, conforme rege o art. 7º da referida lei.
Relato com base nos artigos:
“Art. 3º Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei.
Parágrafo único. Não haverá qualquer distinção de natureza racial, social, religiosa ou política”.
“Art. 5º Os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal”.
“Art. 7º A Comissão Técnica de Classificação, existente em cada estabelecimento, será presidida pelo diretor e composta, no mínimo, por 2 (dois) chefes de serviço, 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psicólogo e 1 (um) assistente social, quando se tratar de condenado à pena privativa de liberdade.
Parágrafo único. Nos demais casos a Comissão atuará junto ao Juízo da Execução e será integrada por fiscais do serviço social”.
QUESTÃO OBJETIVA
R: C
Pois na referida alternativa, trata de privilégio de grupo social, antigos hábitos e interesses religiosos mencionado no enunciado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais