Buscar

Trabalho Estudos sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Impacto da Arquitetura e Urbanismo no Meio Ambiente 
Este trabalho tem como objeto mostrar os impactos da arquitetura e urbanismo, no setor ambiental, analisando o projeto do campo de golfe que esta em construção na cidade do Rio de Janeiro. 
O Campo de Golfe Olímpico 
Dois dos mais polêmicos projetos para as Olimpíadas envolvem o Campo de Golfe Olímpico e o Hotel Grand Hyatt, ambos localizados na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, na Área de Proteção Ambiental de Marapendi (APA de Marapendi).
Impactos Ambientais
A APA (Área de Proteção Ambiental) de Marapendi é uma área municipal de proteção de uso sustentável, onde se encontram dois ecossistemas da Mata Atlântica: o mangue e a restinga. Ambos são considerados área de preservação permanente. 
O Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate) do Ministério Publico Estadual concluiu após visita ao terreno que a obra “causa significativa degradação do meio ambiente, em especial, descaracterizando um dos últimos mosaicos de restinga da cidade.” Eles também criticaram a falta de garantia e insucesso do transplantio da vegetação.
Dois pareceres técnicos de um biólogo da prefeitura do Rio de Janeiro, alertam para a possível extinção de 283 espécies de animais, como jacarés do papo amarelo, borboletas-da-praia, capivaras, corujas, lontras e cágados. 
Terreno onde empresários construíram o campo de golfe olímpico que tomara uma área de preservação. 
Criticas ao projetos
A cidade já possui 2 campos de golfe, e o Itanhangá Golfe Clube já havia colocado o campo deles a disposição da prefeitura para os jogos olímpicos inclusive arcando com os custos necessários para adequá-lo aos padrões olímpicos. Mesmo assim, vai ser erguido um novo campo em um terreno na Barra da Tijuca
A desculpa de muitos especialistas, é que essa área já está gravemente degradada e que a perda para a biodiversidade seria mínima. E ainda que a área estivesse degradada, porque não recuperá-la ao invés de destruí-la ainda mais?
Considerações finais
A Barra da Tijuca, como Área de Expansão Urbana, tem sido um dos maiores alvos da especulação imobiliária. Condomínios multiplicam-se sem qualquer acompanhamento de planejamento urbano, áreas de preservação ambiental são devastadas, e grandes prédios são construídos para atender a uma parcela mínima da população.
Vemos claramente que o que está em jogo não são as Olimpíadas e o campo de golfe, nem o impacto socioambiental, mas sim a especulação imobiliária, o dinheiro, ou seja, o interesse privado dentro do espaço público.
Alunas:
 Ana Paula
 Bruna Carmo
 Rayanne Lima
 Taila Martins

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais