Buscar

As regras de acesso é explorar a anatomia da câmara pulpar radiograficamente antes da exploração mecânica e preservar o máximo da estrutura dental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As regras de acesso é explorar a anatomia da câmara pulpar radiograficamente antes da exploração mecânica e preservar o máximo da estrutura dental. 
Nos molares superiores o ponto de eleição é na fossa principal mesial, com broca dirigida para o lado palatino. Depois de remover o teto da câmara pulpar, localizar os orifícios da entrada do canal com explorador endodôntico. A forma final da cavidade, é triangular com base voltada para vestibular. Já nos molares inferiores o ponto de eleição é no 
sulco principal, com a broca, fazer a cirurgia de acesso voltada para a direção distal, após remover o teto da câmara, localizar o canal distal, mesio vestibular e mesio lingual com explorador, e regularizar as paredes com a broca endo Z. 
A forma de contorno dos molares inferiores é trapezoidal de base maior voltada para mesial. O ponto de eleição deve ser o mais próximo da câmara pulpar onde devemos escolher para fazer a cirurgia de acesso, porém, antes da cirurgia de acesso a radiografia deve ser analisasa a anatomia, porque pode ocorrer variações anatômicas, e a remoção de tecido cariado ou restauração. Após escolher o ponto de eleição, cirurgia de acesso, trepanação da câmara pulpar é realizada a forma de contorno com a broca endo-Z que tem ponto inativa e regulariza as paredes, eliminando todo o teto da cavidade, ainda devemos conferir o explorador endodôntico. A técnica de conveniência deve ser feita, devido às variações anatômicas que os molares podem apresentar, às vezes modificação as formas de contorno, melhorando o acesso ao canal, a instrumentação.

Outros materiais