Metodologia e pratica de ciências no ensino fundamental – Atividade 01
4 pág.

Metodologia e pratica de ciências no ensino fundamental – Atividade 01

Pré-visualização2 páginas
Metodologia e pratica de ciências no ensino fundamental \u2013 Atividade 01
\u2022	Pergunta 1
	
Todos os adultos e, às vezes, nem mesmo os cientistas conseguem explicação coerente e completa de muitos fenômenos - precisamos escolher aqueles que façam pôr em prática, por meio de suas ações e de seu raciocínio, tomando consciência do que fizeram e tentando uma explicação coerente e não mágica. O modo e o papel do ensino de Ciência devem contribuir para que o aluno e a aluna entendam o funcionamento das coisas e do mundo, desfazendo a visão \u201cmítica\u201d que o mundo funciona por intervenção de forças \u201cocultas\u201d, como nos alerta Caniato (1987).  Portanto, A escola deve trabalhar com a ideia de que a própria ciência é:
		Resposta Correta:
	a.
Provisória
	Feedback da resposta:
	Infelizmente você não acertou a questão, pois a escola deve trabalhar com a ideia de que a própria ciência é provisória.
Pergunta 2
	 
	Aprender as características básicas de determinada substância, bem como reconhecer a necessidade de sua conservação e emprego, são requisitos elementares para a sustentabilidade do planeta e devem ser trabalhados com nossos alunos e alunas. Trabalhe com a ideia de que encontramos água, por exemplo, em diversos tipos de ambientes e que nem sempre ela está sob uma mesma forma. Para que os alunos e alunas desenvolvam múltiplos aspectos do ensino de Ciências, é importante permitir a realização de:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	b. Experimentos
	Feedback da resposta:
	Para que os alunos e alunas desenvolvam múltiplos aspectos do ensino de Ciências, é importante permitir a realização de experimentos.
	
	
	
Pergunta 3
	 
	Na aprendizagem das Ciências é comum a concepção de práticas tradicionais como o ensino por transmissão de conhecimentos já elaborados. Por esse motivo a transformação dessa prática exige um conhecimento claro e preciso de modelos alternativos e de maior eficácia. Sobre esse aspecto, Gil-Pérez (2006, p.31-32) nos diz que em geral se detecta uma rejeição dos professores em formação como daqueles em formação frente às questões teóricas, muitos professores dizem \u201c[...] não ser essencial usar conhecimentos de Psicologia da aprendizagem\u201d. Outros desconsideram a influência de aspectos afetivos na aprendizagem. Mas sabemos que a produção em ciência está mais próxima da abordagem de ensino:
 
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	c. Construtivista
	Feedback da resposta:
	A produção em ciência está mais próxima da abordagem de ensino Construtivista
	
	
	
Pergunta 4
	 
	O processo de construção do conhecimento científico apoiou-se no conhecimento pré-existente. As necessidades de conhecer melhor as relações entre o homem e o meio e de melhorar a qualidade de vida das pessoas, estreitaram a relação entre os dois tipos de conhecimento. Impulsionado pela necessidade de buscar soluções para os problemas cotidianos, o ser humano aproveita o legado cultural na busca de conhecer e descobrir. Esse saber informal é imprescindível a nossa vida cotidiana e, muitas vezes, serve de base para a construção do conhecimento elaborado. Portanto, esse saber informal é conhecido como: 
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	d.Senso Comum
	Feedback da resposta:
	O conhecimento informal que muitas vezes serve de base para a construção do conhecimento elaborado é conhecido como o Senso Comum 
	
	
	
Pergunta 5
	 
	De acordo com Santos (1989), o senso comum é um conhecimento prático que é produzido no cotidiano e a partir dele orientam-se nossas ações. São informações que aprendemos sem nos darmos conta, que são passadas de geração para geração, porém sem qualquer comprovação científica.
Podemos dizer que na seguinte situação não estamos utilizando o senso comum:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	c.Claudinha toma chá verde desde que descobriu pesquisas científicas recentes, que apontam o uso do chá, no combate a várias doenças. O nome científico dele é Camellia sinensis. 
	
	
	
Pergunta 6
	 
	Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e são cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria (adaptado de https://www.significados.com.br/conhecimento-cientifico/, acesso em: 09 out. 2016).
Sobre conhecimento de senso comum e conhecimento científico está correto apenas
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	b. O conhecimento científico requer base teórica e comprovações a partir de experimentações feitas com um método determinado. O conhecimento do senso comum é pautado principalmente nas crendices populares, ideias e conceitos que são transmitidos através das gerações.
	
	
	
Pergunta 7
	 
	Segundo Deividi Marcio Marques, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU \u2013 MG), a história da ciência \u201cé um estudo analítico da ciência sobre os seus métodos, caminhos, resultados, conceitos, instituições e contexto social, político e cultural\u2026 Quando falamos em história da ciência, estamos falando da história da humanidade, reconhecemos que a ciência é uma construção".
(Adaptado de http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/3894/n/quem_ensina_historia_da_ciencia, acesso em: 09 out. 2016). 
Quanto ao ensino de ciências analise as assertivas:
I) A ciência desempenha um papel importante na formação de um cidadão crítico.
II) Um indivíduo que possui conhecimentos científico e tecnológico consegue compreender melhor o mundo e suas transformações, mas não é capaz de se posicionar de forma crítica.
III) O conhecimento de ciências ajuda o cidadão a fazer uso mais racional e sustentável dos recursos naturais e também a intervir na natureza de forma mais consciente. 
Estão corretas apenas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	d. I e III
	
	
	
Pergunta 8
	 
	No campo da Pedagogia, a interdisciplinaridade representa a possibilidade de promover a superação da dissociação das experiências entre si, como também delas com a realidade social. Ela emerge da compreensão de que o ensino não é tão somente um problema pedagógico e sim um problema epistemológico. O objetivo da interdisciplinaridade nesse contexto consiste em:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	c. Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade.
	Feedback da resposta:
	O objetivo da interdisciplinaridade, no campo da Pedagogia, consiste em promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade.
 
	
	
	
Pergunta 9
	 
	Determinados conteúdos pertinentes às áreas das Ciências Humanas e Naturais sempre estiveram presentes na composição dos currículos e programas de educação. Na maioria das instituições, esses conteúdos estão relacionados à preparação dos estudantes para os anos posteriores da sua escolaridade.(RCNEI)
I- Como no caso do trabalho voltado para o desenvolvimento motor e de hábitos e atitudes.
PORQUE
II-  É fundamental a aquisição de procedimentos como copiar, repetir e colorir produções prévias (desenhos, exercícios etc.), pois faz parte do processo de aprendizagem
A resposta dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I
	
	
	
Pergunta 10
	 
	Metodologia são ações didáticas que possibilitará a aquisição do conhecimento, assim necessitando compreensão das necessidades do aluno, pois muitos podem apresentar dificuldades de aprendizagem. Cada aluno tem seu ponto de vista, assim todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para compreendermos como o indivíduo lê, é necessário saber, em suma compreender como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.
Partindo deste breve enunciado, analise o texto abaixo:
O ato de ler envolve mais do que decodificar as palavras