Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
MAGALENE GOMES FERREIRA MAT. 01273521
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA POLO: UNINASSAU 
COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA SOBRE DOS MOVIMENTOS GASTROINTESTINAIS
	No processo de digestão nosso alimento move-se pelo sistema digestório e sofre modificações que garantem o aproveitamento dos nutrientes necessários para o nosso organismo. Essa movimentação ocorre de maneira involuntária e sem que nós percebamos que ela está ocorrendo. O movimento que permite que o alimento transmite pelo nosso tubo digestivo é denominado peristáltico. 
	Os movimentos peristálticos são fundamentais para que o processo de digestão ocorra de maneira adequada. Eles ocorrem graças a movimentação de músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estômago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado do corpo.
	Os músculos lisos encontrados no sistema digestório possuem nervos do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo pode ser divido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Enquanto o sistema parassimpático garante o aumento do peristaltismo, o simpático diminui esse processo.
	No esôfago, os movimentos peristálticos atuam como movimentos ondulados e de contração que fazem com que o bolo alimentar seja levado lentamente em direção ao estômago. Permitindo que se misture com os sucos digestivos.
	No intestino delgado os movimentos põem ser ondas lentas e ondas rápidas. As ondas lentas podem ser limitadas a pequenos seguimentos do intestino e transformando o quimo em quilo. Essa transformação ocorre porque o material recém-chegado do estômago (quimo) acaba sendo misturado. Às enzimas e à bile pelas contrações, transformando-se, assim, em quilo.
	Os movimentos peristálticos são tão eficazes que, mesmo que fiquemos de cabeça pra baixo, o alimento segue na direção correta.
	Esse movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema nervoso autônomo, por todo o tubo digestivo, iniciando-se no esôfago e terminando no reto. O movimento peristáltico é o movimento que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar.

Outros materiais