Buscar

Sociologia do crime e da violência AD02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia do crime e da violência 
Violência domestica 
Violência doméstica é uma tema muito extenso uma vez que existe vários tipos de violência .Ela pode ser física ,psicológica , patrimonial e ou sexual praticada pelo parceiro .Violência doméstica existe em todas as classes sociais ,porém ,onde a parceira ou parceiro vive uma dependência financeira esses casos ficam mais explícitos ,pois há a dominação do outro .Dominação ,não só no sentido de posse mais também no sentido que a parte que sofre a violência fica presa ,devido a incapacidade de se auto manter ,manter os filhos . Não vamos nem entrar no âmbito da vergonha que a vítima também fica diante da sociedade.
Violência de gênero
Estamos falando aqui de conflitos homem e mulher .Esse tipo de violência ocorre onde o poder é desigual entre as partes. 
Existe também a violência a uma outra classe desfavorecida no mercado de trabalho , no processo de alfabetização .Essa classe são os transgeneros que sofrem preconceitos e todo tipo de ofensas.
Já existe uma lei que aumenta a pena quando a vítima for morta por ser mulher. Também está previsto um aumento se for comprovado a violência doméstica e também se a vítima estiver gravida. Trecho retirado do material didático.
Nossas autoridades não estão preparadas para lidar com esses novos grupos que fazem parte da sociedade nem o nosso judiciário e muito menos nossos estimados policiais militares .Existe uma desinformação e uma certa má vontade em procurar entender e compreender esse novo público que está aí e não irá retroceder pois já vimos o tamanho da sua força.

Outros materiais