Buscar

AD1 de história na educação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (a): Hilton Meliande
Aluno (a): Jéssica Sueli Lima Silva Matr.:12112080323
Polo: Itaguaí
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 - 2018.1
Rio de Janeiro, 03 de Março de 2018.
Querida futura pedagoga Ana Carolina,
Fico imensamente feliz de vê-la concluindo essa nova etapa de sua vida, a conclusão de sua graduação em Pedagogia, saber que pessoas como você dedicaram seu tempo e carinho para essa profissão é de dar muito orgulho. Como sabemos haverá muitos desafios neste caminho longo que é o magistério e um dos desafios que gostaria de ajuda-la e motiva-lá é o ensino de História no Ensino Fundamental.
Existe uma frase explendida e expiradora que foi dita por um dos fundadores da Escola dos Annales, Marc Block “ A incompreensão do passado nasce fatalmente da ignorância do passado”, com a mesma podemos observar a importâncio do estudo da história, como ela é importante para o saber do futuro, com o estudo podemos ganhar dos gigantes, viajar o mundo, descobrir relíquias e entrar no mundo da imaginação. Sabemos que para chegar nessas caminho encontramos vários obstáculos, a escassses depedendo do tema abordado em salas de aulas como: fontes históricas materiais – depedendo do tema que você escolher, fontes orais, fontes visuais, dificuldades cognitivas para compreender um contexto não muito exato. Entretanto, isto serve como desafio e aprendizagem na relação de aluno X professor de conhecer sua classe, o ambiente onde se vive e principalmente sua história, procure estar mais a par dos objetivos da escola no construção socio-cultural dos alunos, aproxime-os das atividades de investigação. 
Vai uma dica, uma opção bem interessante de aula para o 4º ano, comece perguntando os alunos se eles conhecem os locais históricos do seu bairro, se sim chame-os para contar o que sabe para o resto da classe, assim, começaremos com a um ponte de partida concreto, a visualizaçao de algo comum no dia-a-dia, logo depois pessa-os que pergunte para as pessoas mais idosas do bairro para conte a sua versão da história do local citado, para os alunos que não conhecem, você deverá fazer essa pesquisa no bairro e assim mostrar através de fotos ou até mesmo a ida para esse local. 
Ana, espero que goste desta dica e curta bastante esse momento único. 
Um grande abraço e super beijos da sua admiradora.
Atenciosamente,
Jéssica Sueli.

Outros materiais