Maquinas Hidraulicas e Pneumaticas
5 pág.

Maquinas Hidraulicas e Pneumaticas

Disciplina:Maquinas Hidraulicas e Peneumatica34 materiais69 seguidores
Pré-visualização1 página
Exercício 1 – Em uma estação de tratamento de água, uma instalação elevatória da PVC com diâmetro nominal de (D) de 12 pol e 600mm de comprimento (L), tem uma eletrobomba situada a 60m abaixo da superfície, livre de reservatório alimentado pela tubulação (H). A partir da bomba, a tubulação sobe de forma regular até o reservatório transportando 60L/s (Q). Determinar o aumento de pressão na tubulação que pode suportar o golpe de Arlete, decorrente do corte súbito de energia elétrica no motor. Considerando que a classe de pressão desse tipo de tubulação é 60mca. Dados: v=2m/s, c=369,92m/s, g=9,81m/s².

Exercício 02 – Todas moendas de hoje em dia são carregadas hidraulicamente. A carga varia entre 350 e 600 toneladas, dependendo do tamanha da moenda. O princípio da carga hidráulica é a mesma do macaco hidráulico. Uma força externa aplicada a um liquido aumenta a pressão a tosos os pontos no liquido, sendo que a pressão desenvolvida é proporcional a força aplicada.
Com este sistema, a carga desejada é conseguida colocando pesos (normalmente placas de ferro) sobre um pistão de pequeno diâmetro. O cilindro do pistão é ligado ao cilindro do pistão hidráulico da moenda através de tubulação de alta pressão. A pressão é transferida por óleo que preenche todo o sistema. Cada moenda tem um acumulador servindo os dois pistões hidráulicos do rolo superior, ou um para cada lado.
Neste Contesto, uma moenda como mostra a figura a seguir tem um acumulador servindo os dois lados do rolo superior. O acumulador tem um pistão de 25mm, os pistões da moenda têm 30mm e uma carga total de 500 toneladas é desejada na moenda. Calcule:

Pressão de óleo do sistema;
Carga a ser colocada no acumulador;
Levantamento do acumulador por um levantamento de 3 mm no rolo superior.

Exercício 03 – A partir da figura que mostra 03 cilindros hidráulicos conectados em série e, suponha que o esquema seja utilizado para erguer uma carga e admitindo que o curso seja L=30cm, r=2;1, Dp1=8cm e F=9000N. Calcule a vazão de uma bomba para que a carga seja erguida em 10 segundos.
Considere r a razão entre a área do pistão e da coroa, Ap é a área do pistão e Ac a área da coroa.

Exercício 04 – Determine o volume final do ar nas seguintes condições:
Estado 1: V1=0,9m³; T1=100K este gás será aquecido para T2
Estado 2: T2=344K

Exercício 05 – Apresente o comando do cilindro de ação simples circuito principal. Circuito de comando.