Buscar

CONTRATOS bancarios trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTRATOS BANCARIOS
Introdução
 	Nosso trabalho consiste no desenvolvimento teórico sobre os Contratos Bancários
 	Os contratos bancários, em síntese, são instrumentos essenciais para a realização das diversas operações por parte das instituições financeiras, a fim de que estas exerçam a sua função, de intermediação de recursos monetários.
 	Os primeiros contratos bancários que se tem notícia evidenciando transações financeiras, foram realizados pela Ordem dos Cavalheiros templários ainda no tempo das cruzadas, os templários dedicaram-se inteiramente à defesa de peregrinos cristãos a caminho de Jerusalém. 
 	A cidade havia sido capturada na primeira Cruzada em 1099, e ondas de peregrinos começaram a chegar, viajando milhares de quilômetros pela Europa.
 	Esses peregrinos precisavam, de alguma forma, bancar meses de comida, transporte e acomodação para todos eles, sem precisarem carregar grandes somas de dinheiro consigo - já que isso os tornaria alvo fácil para ladrões.
 	Afortunadamente, os Templários tinham uma solução. Um peregrino poderia deixar seu dinheiro na Temple Church (em Londres, depois pegá-lo de volta em Jerusalém). Em vez de carregar o dinheiro até lá, ele só precisaria levar uma carta com o crédito. 
 	Nós não sabemos direito como os Templários faziam esse sistema funcionar, nem como se protegiam contra fraudes. 
No Brasil em 1808 surgiu a primeira instituição financeira: o Banco do Brasil. Este banco possuía muitas atividades relacionadas com a economia, entre elas: desconto de letra de câmbio, aceitas ou sacadas por negociantes de crédito nacional ou estrangeiro; depósito geral de ouro, diamantes e pratas ou dinheiro; saque do Real Erário ou e terceiros; emissões e cobranças de bilhetes ou letras; pagáveis ao portador à vista ou a um certo lapso temporal.
Assim surgem os contratos bancários...............
COBRANÇA DE TITULOS
Comumente, os bancos prestam serviços de cobrança de títulos, agindo como simples mandatários de seus proprietários, entrega-se os títulos aos mesmos, e os bancos por sua vez emitem a cobrança em desfavor do sacado, permanecendo a titularidade do mesmo com o beneficiário, recebendo os bancos para isso uma comissão pela atividade de intermediação.
Salienta-se que entre banco e cliente não se firma qualquer relação contratual, a atividade se estende, inclusive para receber o aceite dos devedores nos títulos emitidos pelos credores.
TRANSFERENCIA DE NUMERÁRIOS	
Outra atividade corriqueira nos bancos é a transferência de numerários por ordem de terceiros, de uma para outra, por cujo prestação deste serviço é cobrado uma comissão, o que se faz nos dias atuais por simples comunicação on-line ou via outros serviços eletrônicos
o remetente coloca a disposição do estabelecimento a quantia que requer seja feita a transferência. Compromete-se o banco a autorizar a agencia da localidade onde é enviado o dinheiro a efetuar o crédito ou pagamento ao destinatário.
Outros meios também são utilizados para tal procedimento disponibiliza ao estabelecimento bancário a quantia que requer que seja transferido, e este compromete-se a 	autorizar a agencia da localidade de destino a efetuar o crédito ou pagamento ao destinatário.
Nos contratos aparece a clausula reveladora da essência deste contrato com teor semelhante ao abaixo.
“O banco efetuará a transferência de fundos programados e atenderá as solicitações de transferências e tele pagamentos contratados pelo cliente, até o valor estabelecido e limites de movimentação acertados”
 	Assim mediante clausulas e critérios previamente estabelecidos entre banco o cliente, o mesmo efetuará as transações autorizadas e realizadas pelo cliente, utilizando seus meios de serviço.
ARRECADAÇÃO DE VALORES 
Tornou-se comum tal atividade exercida pelas instituições financeiras, esta arrecadação consiste na cobrança de taxas por prestação de serviços, ou pelo fornecimento de atualidades comuns e de interesse público, procedimentos via instituições financeiras, pagamentos pelo fornecimento de água, energia elétrica, linha telefônica.
	Efetivamente o consumidor não se dirige ao fornecedor destes serviços para efetuar os pagamentos, sempre com um extrato, boleto de conta consumo, o cliente dirige-se a instituição financeira indicada e efetua o pagamento.
	O banco retém os valores arrecadas nestas cobranças por um período de dois a tres dias, e somente depois lançará o crédito na conta do beneficiário, com isso aproveitará as arrecadações para formar a média de movimentações, que servirá para fins de avaliar os investimentos mensais que terá disponibilidade de realizar.
 	Não podemos esquecer que é evidente que há um contrato firmado entre a matriz ou agencia bancária e a pessoa jurídica que se serve de tais serviços.

Outros materiais