Buscar

AD1 de Diversidade Cultural e Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Diversidade Cultural e Educação 
Kamila dos Santos Delfino de Melo Matrícula:20092208150 Polo: Petrópolis
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
	De acordo com o material didático da disciplina de Diversidade Cultural e Educação as comemorações propiciam o reconhecimento de diferentes culturas, um claro exemplo é o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de Abril. Onde há uma grande representatividade nas escolas, o tema indígena só é trabalhado nessa data comemorativa, sendo que esse tema pode ser trabalhado em linguagem.
	A língua portuguesa é rica em palavras indígenas que usamos no dia dia para identificarmos lugares, coisas e objetos. Posso citar o nome do lugar onde moro, aqui se chama Itaipava, que é uma palavra indígena e seu significado é é pedra que chora.Há também outros meios de se trabalhar este tema. 
	Porém, a diversidade cultural não se refere somente a uma data específica, mas também há um processo cultural desenvolvido onde deve ser trabalhado todo o contexto social.De acordo com os currículos apresentados nas escolas, a diversidade cultural não se refere somente a cultura diversificada ou a uma cultura de outro país, a diversidade cultural trabalha os temas que são importantes para desenvolvimento social da criança.
	O currículo escolar que vemos hoje em dia, só trabalha a diversidade e suas datas específicas, não é um trabalho diário e de desenvolvimento para o melhor compreender entender as diferenças que existem em nosso mundo.O currículo escolar, ao meu ver, deve ser refeito e trabalhado para o melhor entendimento das diversidades existentes em nosso país, pois somos um país que absorve culturas e costumes de diversos povos que vieram para o Brasil e resolveram se estabelecer aqui, estabelecendo também suas culturas, hábitos e costumes.
	Há uma desigualdade no desenvolvimento desses currículos.Vejo que em instituições particulares de ensino que essa diversidade é mais trabalhada, em contraponto as instituiçoes de ensino públicas desconhecem a maioria dessas culturas e diversidade existente no país.E o tema deve ser trabalhado para gerar uma igualdade de conhecimentos e também gerar o respeito a diferentes culturas estabelecidas aqui. 
	Um claro exemplo é o preconceito existente sobre os nordestinos, que veêm para as cidades grandes em busca de oportunidades e muitas vezes sua cultura é vista negativamente por outros, criandos falsos mitos e aumentando o preconceito existente.
	Há uma falta de trabalho e desenvolvimento escolar sobre as áreas e culturas de outras regiões do país, havendo esse trabalho diminui o preconceito sobre essas pessoas. Pois a diversidade cultural escolar tem como trabalho diminuir a falta de conhecimento e sobre diversas culturas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais