PROJETO DE PESQUISA PATRÍCIA (1)
23 pág.

PROJETO DE PESQUISA PATRÍCIA (1)

Disciplina:Estágio Supervisionado em Serviço Social II72 materiais773 seguidores
Pré-visualização4 páginas
PATRÍCIA SANDRA ASSUNÇÃO DE MEDEIROS
RA 1241383055

PROJETO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO II

CURRAIS NOVOS – RN
2018

PATRÍCIA SANDRA ASSUNÇÃO DE MEDEIROS
RA 1241383055

PROJETO DE INTERVENÇÃODE ESTÁGIO II

Projeto de Intervenção de Estágio apresentado ao Curso Assistente Social do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso Serviço Social.

CURRAIS NOVOS – RN
2018
SUMÁRIO

1 DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE	03
2 DADOS DO PROJETO	04
2.1 TÍTULO DO PROJETO	04
2.2 LOCAL E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES	04
2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA	04
3 PROBLEMA DIAGNOSTICADO	04
4 OBJETIVO GERAL	04
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICO	04
5 JUSTIFICATIVA	05
6 PÚBLICO-ALVO/BENEFICIÁRIO	05
7 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES	06
7.1 RELAÇÃO DE ATIVIDADES E DATAS DE EXECUÇÃO	06
8 PARCEIROS TÉCNICOS/FINANCEIROS	06
9 PRODUTOS DOS PROJETOS	06
10 IMPACTOS ESPERADOS	06
11 CRONOGRAMA	07
12 INVESTIMENTOS (ORÇAMENTO SIMPLIFICADO)	07
13 META DE PÚBLICO-ALVO	07
14 METODOLOGIA	07
15 INDICADORES	08
16 COORDENAÇÃO DE PROJETO	08
17 EQUIPE RESPONSÁVEL	08
CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11

1 DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

NOME DA INSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Assistência Social
CNPJ: 14.851.152/0001-02
ENDEREÇO: Rua Euclides Lins de Albuquerque, nº 260.	BAIRRO: Quixabeira.
CEP: 59340-000						MUNICÍPIO: São Vicente R/N
TELEFONE: (84) 99657-9474				E-MAIL: cras_sv@hotmail.com

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica da assistência social, que objetiva prevenir situações de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e também é “porta de entrada” dos usuários da rede de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Tendo como principal serviço ofertado, à Proteção e atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer a proteção familiar, prevenir o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção de situações de riscos, tendo como objetivo a qualidade de vida.
O CRAS destina-se a população que vive em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos familiares, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária, promovendo a emancipação social, desenvolvendo a cidadania para cada um dos seus membros.
O Centro tem caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.
Tem a finalidade de prevenir os agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais.

2 DADOS DO PROJETO

2.1 TÍTULO DO PROJETO

CRAS VOLANTE

2.2 LOCAL E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

A intervenção será feita através de caravanas e blitz nos bairros do município com maior vulnerabilidade social, com panfletos divulgando e informando os serviços que são ofertados no CRAS São Vicente/RN.

2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA (EX: REGIÃO, BAIRRO, CIDADE)

Bairros e Centro do município de São Vicente/RN.

3 PROBLEMA DIAGNOSTICADO

Foi diagnosticado através de pesquisa, que uma grande parte da população do município não tinha conhecimento sobre as atividades que eram desenvolvidas no CRAS e os programas que são ofertados.

4 OBJETIVO GERAL

Promover ações através de caravanas e blitz nos bairros com maior vulnerabilidade social, com a equipe técnica do CRAS trazendo informação sobre projetos ofertados, convidando-os para participar dos grupos e ações.

4.1 OBJETIVO (S) ESPECÍFICO (S)

 Divulgar os s er viço s soc io ass iste nc ia is o fer tados pe lo C e ntro d e Re ferê nc ia de
Divulgar os serviços socioassistenciais ofertados pelo o Centro de Referência de Assistência Social, assim como os grupos dos SCFV, PAIF;
Conscientizar o verdadeiro papel e funções de CRAS no município de São Vicente/RN;
Tirar dúvidas das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social em relação aos serviços prestados pelo CRAS - São Vicente/RN;
Possibilitar o acesso as informações sobre ações e programas ofertados.

5 JUSTIFICATIVA

O Serviço Social atua sobre todas as necessidades humanas de uma da classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece. O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade por excelência onde o Assistente Social atua nas demandas que surgem oriundas destas necessidades e situações.
Em conversa com a orientadora de campo e a coordenadora do CRAS - São Vicente/RN ficou nítido que mesmo com todos os esforços, ainda há falta de informação à população da área territorial do Centro Referência de Assistência Social (CRAS) a acomodação e a precariedade de conhecimento das famílias sobre os serviços ofertados pelo mesmo.
De fronte desta problemática objetivou-se com este objeto de estudo a elaboração do Projeto CRAS Volante: Publicação dos Serviços oferecidos pelo CRAS - São Vicente R/N, objetivando fazer com que as famílias referenciadas e cadastradas conheçam que o CRAS é um ambiente onde elas podem buscar apoio, orientações, informações, soluções, garantia de direitos, assim como, conscientizar-se que nem tudo que ocorre está cabível ao CRAS solucionar dependendo de apoio mútuo da comunidade e os órgãos assistenciais.

6 PÚBLICO-ALVO / BENEFICIÁRIO

O projeto será direcionado para as famílias da área de abrangência territorial do Centro de Referência de Assistência Social CRAS – São Vicente/RN em especial famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social e que também fazem parte de programas sociais ou não. Atingirá diretamente os usuários e população local.
7 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Será realizado através de caravanas e blitz pelos bairros com maior vulnerabilidade social decorrente de pobreza, e terá a equipe técnica do CRAS e outros colaboradores, Assistente Social, psicóloga, coordenadora, orientadora social, oficineiros, eu e mais uma estagiária. Os recursos a serem utilizados panfletos, convites o carro da secretaria de Assistência Social.

8 PARCEIROS TÉCNICOS / FINANCEIROS

Para o desenvolvimento e execução do projeto de pesquisa será realizada parcerias com órgãos e instituições relacionados:
Secretaria de Assistência Social;
CRAS São Vicente/RN;
CREAS São Vicente/RN.

9 PRODUTOS DOS PROJETOS

Panfletos, carro da Secretaria de Assistência, funcionários do CRAS.
Famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, decorrente de pobreza, seja elas usuárias ou não do CRAS. Para ter acesso as ações e programas que são ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social.

10 IMPACTOS ESPERADOS

É necessário para consolidação do presente projeto de intervenção o alcance os objetivos propostos e metas destacadas posteriormente. Este é um projeto que irá discutir aspectos relacionados