Buscar

AD1 Corpo Humano 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Baseado nas principais consequências da doença, sugira o provável período de gestação em que ocorreu a infecção e, qual seria o tecido primitivo embrionário mais afetado e porque (4 pontos).
R: A síndrome da Rubéola Congênita é causada pela infecção da mãe pelo vírus da rubéola. O vírus atravessa a membrana placentária e infecta o embrião. Quanto mais cedo for a infecção maior será o risco de malformação, devido ao fato de ser logo nas primeiras semanas o período da organogênise a qual ocorre a diferenciação dos tecidos e a formação dos órgãos.
A infecção deve ter acontecido entre a 4ª e 5ª semana. Levando em consideração que a tríade clássica afeta os olhos, o ouvido e o coração, creio que o tecido primitivo mais afetado seja o ectoderma, pois é a partir desse folheto que são formados o cristalino dos olhos, a orelha interna e a retina pela diferenciação do ectoderma em neuroectoderma.
2- Quais seriam as principais alterações teciduais embrionárias causadas pela doença (5 pontos)?
R: O vírus da rubéola é uma doença transplacentária que inibe a mitose, estimula a apoptose e apresenta uma frequência maior de rupturas cromossômicas, comprometendo a diferenciação dos tecidos e órgãos na organogênese.
As células fetais infectadas diminuem sua velocidade de multiplicação, logo produzem órgãos menores possuindo menos células. Esse atraso na organogênese acarreta no desenvolvimento hipoblástico do órgão produzindo as anomalias conhecidas. Todos esses eventos afetam os mecanismos básicos do nosso organismo que está em desenvolvimento, desregulando e causando interferências nas interações intercelulares, na biossíntese de enzimas e nutrientes, no balanço osmótico, no pH celular e na modulação da expressão gênica.

Outros materiais