Buscar

prova 1 rick

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
	Curso: GESTÃO AMBIENTAL
	Disciplina: MICOLOGIA 
	
	Professor (a): DANIELLA MARIÚBA 
	Turno: 
	
	Acadêmico (a):
	Período:
	Turma: 
ESPECIAL 
	
	( X ) Avaliação 1º Bimestre ( ) Avaliação 2º Bimestre () Avaliação de segunda chamada 
	Nota:
Valor da prova: 10,0
Orientações gerais: Responda á CANETA, não faça rasuras ou borrões, escreva de forma legível.
1- Responda:
a)Qual a importância da imunidade celular nas micoses?
R A importância da resposta imune na hanseníase não se restringe à determinação do espectro clínico; no decorrer da doença ou muitas vezes após início do tratamento alguns pacientes podem apresentar manifestações clínicas agudas secundárias à liberação de antígenos e a reações de hipersensibilidade
b)O que são fungos dimórficos e quais suas formas e vias de infeccção?
R fungos dimórficos (que altera entre formas micelianas e leveduriforme). Se o fungo estiver parasitando o organismo, encontra-se na forma de levedura.A esporotricose está distribuída universalmente e a transmissão clássica ocorre por traumatismo causado por vegetais onde o fungo se encontra ou pela forma zoofílica, isto é, lesões causadas por animais que portam o fungo (o principal portador do fungo é o gato).Inicialmente, ocorre a formação de um nódulo no local onde ocorreu a infecção. Posteriormente, surgem outros nódulos espalhados pelo corpo, devido à disseminação pela via linfática ou por contiguidade.
c)Qual o perfil clínico de paciente com suspeita clínica de paracoccidioidomicose.
R É a micose sistêmica mais frequente na América Latina, causada por Paracoccidioides brasiliensis e P. lutzi; fungos dimórficos cuja forma parasitária é a levedura. Acomete, principalmente, agricultores que mantém contato direto com a natureza, especialmente o solo.
A infecção se dá a partir da inalação de elementos infectantes do fungo ou reativação de lesão primária quiescente (isto é, já adquirida e que não se desenvolveu), que acomete o pulmão, mucosas, pele e linfonodo.
O diagnóstico é feito através do exame microscópico direto de material clínico como pus, escarro, secreções, entre outros. O cultivo da cultura de leveduras desse fungo também é utilizado para diagnosticar.O tratamento varia de acordo com o estado imunológico do paciente e a forma clínica do fungo, podendo ser utilizados medicamentos como sulfamidas, anfotericina B, itraconazol, entre outros.
d)Quais os principais mecanismos de virulência dos fungos?
R são atributos do fungo que proporcionam aos mesmos sobreviver em condições adversas e causar doença.
Para um organismo causar doença: tem que entrar no hospedeiro (trato respiratório,inoculação no tecido – pele e mucosa); aderir, se multiplicar no tecido, invadir e evadir dosistema imune; causar dano – Todas essas etapas dependem dos fatores de virulênciaque o fungo usa
2-Quais as diferenças entre fungos de patogenicidade conhecida de fungos de patogenicidade discutida correlacionando a importância do diagnóstico?
R Os fungos patogênicos, em geral, penetram no organismo por via inalatória ou por traumatismo cutâneo Nas cadeias alimentares, atuam como decompositores,  juntamente com as bactérias   promovem a reciclagem da matéria orgânica em sais minerais!
Substâncias orgânicas como substrato, umidade e ausência de luz ou luz fraca são as condições requeridas para um bom desenvolvimento da maioria das espécies.
NA INDÚSTRIA  "CURA" = processo pelo qual microrganismos (bactérias ou fungos) agem na composição do leite.  Alteram aroma, sabor e riqueza nutritiva  (produzem AA essenciais, vitaminas). Atuam na produção de queijos: Camembert (leite de ovelha); Roquefort e Gorgonzola. O Saccharomyces, dafermentação alcoólica, também é usado no preparo de massas de pães e bolos.
3-Como se faz o diagnóstico de uma cromomicose?
R é o exame micológico direto de raspado da lesão ou material pustuloso apurado com hidróxido de potássio a 10%. Corpos escleróticos (muriformes ou fumagoides) septados em dois planos podem ser observados. Eles geralmente se apresentam como células arredondadas ou ovoides, acastanhadas, de parede espessa, com dupla divisão (horizontal e vertical), o que confere aspecto semelhante à amora. 
4-A estrutura chamada”corpos asteróides” são encontradas em que tipo de micose e qual o agente etiológico?
5-Indique V quando a alternativa for verdadeira e F quando for falsa.
a)A colonização por levedura pode ocorrer por espécies de Malassezia não por Candida( )
b)A candidíase oral apresenta as mesmas formas clínicas que a criptococose( )
c)Aspergilose e candidíase são as micoses oportunistas mais freqüentes( v )
d)Aspergilose e Candidíase são micoses oportunistas que causam as mesmas manifestações clínicas com curso fatal( f )
6-A Criptococose cutânea gralmente é ...................a criptococose do sistema nervoso central. As espécies de ..................... mais frequentes relatadas como agente etiológico são ..................... e ........................... No diagnóstico laboratorial são observadas ...................... e à microscopia da cultura são vistas ..........................
7-Com base nas questões anteriores,faça um desenho esquemático das estruturas fúngicas ao exame direto das seguintes micoses.
a)Aspergilose
R  é uma doença infecciosa causada pelo fungo Aspergillus sp., que acomete principalmente o pulmão. Normalmente esta afecção é benigna, mas representa papel importante em infecções sistêmicas malignas, como é o caso dos pacientes com AIDS.
b) Candidíase
R pode acometer boca ,gaganta,couro cabeludo ,vagina dedos ,unhas ,brônquios ,pulmões ,trato gastrintestinal ou fungemia seu principalagente é a espécie cândida albicans 
c)Criptococose
R infecção subaguda ou crônica ,de comprometimento pulmonar,sistêmico e,principalmente,do sistema nervoso central causada pelo cryptococcus neoformans.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes