Buscar

CC CCJ00352

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: DR RAFAEL GOUVÊA DE AGUIAR
MATRÍCULA:201608129225
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
Título	
Caso Concreto 2
Descrição	
1ª.Questão: Pedro e Mariana após treze anos de casados e dois filhos absolutamente incapazes, com 06 e 08 anos respectivamente, resolvem se divorciar. Considerando que Mariana vive com os filhos na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e Pedro, por conta de uma nova oportunidade de trabalho, mudou-se para Volta Redonda, responda: Qual o juízo competente para processar e julgar a ação de divórcio? Fundamente.
A Segunda Seção do STJ, por maioria, entendeu que a competência para as ações que envolvam interesse de menor é do foro do domicílio dos pais ou responsável. Ostentando ambos o pátrio poder, as ações deverão ser propostas no foro do domicílio daquele que detém a respectiva guarda.artigo 147, I, da Lei 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo o qual a competência jurisdicional deve ser determinada pelo domicílio dos pais ou responsável pelo menor.Nesse caso, seria no domicílio da mãe do menor.
2ª Que stão. Objetiva.
(IESES/ 2018) Acerca das regras jurídicas dispostas no Código de Processo Civil e que definem a competência interna, assinale a alternativaINCORRETA:
O foro de domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade, a impugnação ou anulação de partilha extrajudicial e para todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.
A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta.
A ação fundada em direito real sobre bens imóveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.
A ação fundada em direito pessoal será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.

Outros materiais