Buscar

Atividade Estruturada HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL Resenha do filme 1492 A Conquista do Paraíso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
	NOME DA DISCIPLINA:
	HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	NOME DO PROFESSOR:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	NOME DO ALUNO:
	FABIO LACERDA DE MAGALHÃES
	DATA:
	09/07/2014 - 201301016705
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
	Resenha sobre o filme "1492 - A Conquista do Paraíso”
	O filme aludido retrata o momento em que Colombo, interpretado por Gerard Depardieu, desponta em busca de novas rotas para se chegar às Índias durante século XV. Procura esta alcançada em três viagens que marcaram a vida deste indivíduo e seus adjuntos. A descoberta em si da América, foi caracterizada pelo catastrófico comportamento que os europeus tiveram com os povos do Novo Mundo, assim como as ações que Colombo alcançou para colonizar o continente que ele descobriu “acidentalmente”.
	Na obra, Colombo a princípio é notado como um alienado que desejava descobrir o impossível, o além-mar. Se depara com dificuldades para concretizar seu anseio e financiar seu projeto, já que é considerado tanto por Portugal como pela Espanha um estrangeiro, o que de fato parece. Todavia ele consegue, embora com muitas resistências, reverter essa situação. Ao persuadir as duas lideranças principais da época, a Igreja e a nobreza, ele assegura difundir a fé católica e conseguir lucros para a Coroa espanhola, sobretudo prometia achar ouro.
	Ao descrever Colombo, pelo meio de suas ações, o filme sugere uma imagem otimista, de um homem afável, dedicado e disposto a se preocupar com o próximo. O encontro entre as culturas europeia e indígena é exposto com um clima de hospitalidade, comunhão e curiosidade, porém a cobiça falou mais alto e a peleja travada na busca incansável ao ouro ou quaisquer outras riquezas dando inicio a um imenso conflito.
	O filme apresenta grande aplicação para o desenvolvimento crítico, que leva a refletir sobre a forma de dominação perpetrada por Colombo e outros europeus, quando da construção de um forte com um grande sino, elemento simbólico da Igreja Católica, assegurando ali a presença de “novos donos”. Insinua ainda a interpretação de que aquele povo desprovia de religião, cultura e tampouco um Deus. 
AVALIAÇÃO CRÍTICA
	Os portugueses, de “olho” nas Índias, estavam perto do Brasil, mas apenas uma década mais tarde desembarcaram na tão sonhada terra das especiarias e essa demora possivelmente tenha sido por causa de Cristovão Colombo, um homem famoso de passado obscuro. Uns dizem que era genovês, outro que nascera na Espanha. O importante, porém, não é o seu lugar de origem e sim o que ele realizou. Vários sábios europeus já imaginavam que a terra fosse redonda e isso não era novidade, pois muitos séculos antes, geógrafos gregos lançavam essa ideia. Quem navegasse em direção ao Ocidente chegaria ao tão precioso Oriente sem cair em abismo algum. “Faça a experiência com uma laranja e verá”. Foi esta a ideia de Colombo.
	Desse jeito, imaginando que a superfície do globo fosse bem menor do que realmente é, Colombo jamais pensou que chegara a uma terra desconhecida, a um continente que teria decisiva participação no futuro da humanidade.
	Colombo procurou diversos meios de iniciar seu projeto, mas cada país tinha interesses diferentes. As ricas cidades italianas viviam do comercio oriental através do Mediterrâneo. Portugal estava interessado no caminho contornando a África. A França vivia em lutas dentro e fora do país. Mas a Espanha, que completava a “reconquista do seu território”, desejava lançar-se ao comércio marítimo; a atividade mais lucrativa do momento.
	A expressão “reconquista do seu território” remete a questão dos povos de religião muçulmana que haviam conquistado Portugal e Espanha e durante muito tempo permaneceram neste território, desenvolvendo aí uma brilhante civilização. Até que os soberanos luso-espanhóis puderam retomar o poder, expulsando os invasores. Portugal libertou-se primeiro e, quando chegamos ao século XV, os reis espanhóis já estavam senhores de todo o país. São estes reis que aceitam, após algumas hesitações, as ideias de Colombo. A hesitação se deu em razão do pouco dinheiro, devido as lutas contra os muçulmanos e além do plano de Colombo ser arriscado, ele exigia inúmeras riquezas como recompensa. Mas enfim, os soberanos decidiram-se e lá se foi Colombo com suas famosas caravelas: Santa Maria, Pinta e Niña.
	Depois de arriscada viagem que durou meses, avistaram terras. Era uma das ilhas Bahamas, no mar das Antilhas. Estas ilhas ficam próxima à península da Flórida, território norte-americano, e à grande ilha de Cuba (a maior do mar das Antilhas). Colombo batizou-a com o nome de S. Salvador.
	Colombo imaginou-se no oriente, mas ao invés dos palácios e soberanos poderosos que esperava encontrar, viu apenas a floresta verde e homens quase desarmados. Foi uma grande decepção, mas mesmo assim, não desistiu e outras viagens realizou, iniciando a conquista de um novo continente, sem imaginar a importância deste feito.
	A confusão com Portugal está atrelada a esta expedição, pois quando o rei de Portugal soube que haviam chegado às Índias (ao menos todos pensavam assim) ficou tão descontente que resolveu tomar satisfações com o rei espanhol. Este, que saíra a pouco de uma guerra, não queria outra e assim, após muitas discussões, entrou em um acordo. Portugal e Espanha dividiram entre si as terras a serem conquistadas.
	Outros países não levarão o acordo muito a sério. Mais tarde a Inglaterra, frança e Holanda ocuparam terras que pertenceriam, pelo tratado, à Espanha. Os países orientais, possuindo culturas tão desenvolvidas quanto a europeia, acabaram impondo a independência.
	Quanto a divisão das terras, o tratado, assinado na cidade de Tordesilhas, na Espanha, estabelecia o seguinte: um meridiano, isto é, uma linha que divide a terra de um polo a outro, passando a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas>. Acesso em: 09 jul. 2014). Estas são pequenas ilhas de colonização portuguesa, em frente à costa da África, em pleno Oceano Atlântico.
	Posto a ideia da chegada de Colombo às Índias, a descoberta do novo continente se deu às novas expedições, quer espanholas, quer portuguesas, explorando a terra e constatando a sua extensão, a variedade de sua fauna e flora, o aspecto e modo de vida de seus habitantes. Devido a viagem de Fernão de Magalhães ao redor do mundo, e também ao entrarem em contato com a verdadeira Índia, o que os portugueses finalmente conseguiram.

Outros materiais