Buscar

RELATORIO AULA RATICA 1

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 OBJETIVO	�
42 MATERIAL	�
3DESENVOLVIMENTO DA AULA ..............................................................................5
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................6
��
OBJETIVO
Realizar jogos simbólicos visando utilizar a fantasia e a criatividade para a execução das atividades. 
Atividade 
Jogos Simbólicos
O jogo de regra, o jogo simbólico e os jogos de exercício sensório-motor
O jogo simbólico é predominantemente entre os 2 e 6 anos. A função dessa atividade lúdica, “consiste em satisfazer o eu em uma transformação do real em função dos desejos”, ou seja, tem como função assimilar a realidade. (Um dos conceitos de Piaget). A tendência da criança é reproduzir nesses jogos relações que predominam o seu meio ambiente assimilando dessa maneira a realidade de se auto expressar. Esses jogo-de-faz-de-conta possibilitam a criança uma realização de sonhos e fantasias, revelando conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações. Já entre os 7 e 11/12 anos, o simbolismo cai e começam a aparecer com mais frequência desenhos, trabalhos manuais e construções com materiais didáticos, representações teatrais, etc. Já nesse campo o computador pode se tornar uma ferramenta muito utilizada. “… é evidente que os jogos de construção não definem uma fase entre outras, mas ocupam, no segundo e sobretudo no terceiro nível, uma posição situada a meio de caminho entre o jogo e o trabalho inteligente…”. (Piaget, apud [RIZ 97])
A elaboração deste trabalho foi estudada sobre a necessidades que definimos como as crianças devem conhecer o trabalho em grupo, cooperação, atenção, sincronia e motricidade. Iniciamos o estudo deste tema com a leitura abordando como as crianças se comportam diante a brincadeira e a integração da criança a escola. Foi encontrado a garantia das dificuldades como a coordenação de cantar e bater palmas ao mesmo tempo. O objetivo deste trabalho é buscar entender o processo de do trabalho com as crianças em mostrar o significado de cada ação refletida nas escolas. O partir dessa busca, perceber quais são os facilitadores e as barreiras desse processo.
MATERIAL
Os próprios alunos sentados em uma rodinha. Não utilizamos matérias concretos.
DESENVOLVIMENTO DE AULA
Executar com os alunos uma dinâmica de grupo e mostrar a importância da cooperação e coordenação motora para realizar a brincadeira colocando a atividade a prova de suas ações e que devemos mudar o olhar que temos das pessoas para que nos tornemos uma sociedade necessária. 
Uma brincadeira também de socialização para o conhecimento de cada colega.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Brincadeira proposta é tornar as oportunidades igualitárias e ajudar para que cada um possa ter uma noção básica de coordenação motora, podendo também ser adaptada para as crianças com deficiência. Para que a inclusão realmente aconteça temos que mudar o significado, quebrar preconceitos, e abrir nos adaptarmos para que essas pessoas possam ser inclusas a fim de nos tornarmos, cada vez mais, uma sociedade justa e igualitária.   
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
EDUCAÇÃO FISICA
BARBARA GABRIELE RIBEIRO SILVA
JOGOS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
Circuito Motor e Brincadeira cantada
VITÓRIA DA CONQUISTA
2017
BARBARA GABRIELE RIBEIRO SILVA
RELATÓRIO AULA PRATICA 3:
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
3º SEMESTRE – 13/05/2017
VITORIA DA CONQUISTA
2017

Continue navegando