AULA 2
4 pág.

AULA 2


DisciplinaEducação Especial12.417 materiais315.686 seguidores
Pré-visualização1 página
1.
		Na década de 80, alunos com deficiência intelectual  eram matriculados na  Escola Municipal Ramiz Galvão - RJ.  Somente esses alunos participavam da turma 109,  pois não conseguiam aprovação  e permaneciam muitos anos  na mesma classe da escola, designada de Turma dos AEs (alunos excepcionais).
A escola, nessa época, não tinha a preocupação de realizar adaptações curriculares necessárias ao processo educacional do aluno com deficiência, era o  aluno que precisava se adequar as exigências  da escola.
A Educação Especial na década de 80 no Brasil, seguia o  paradigma:
	
	
	
	 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	
	da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	
	da inclusão, que procurava garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	
	da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
	
	
	 da terapia, que foi aos poucos  substituído por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Fábio Fernandes da Silva, é jornalista, formado pela Universidade Estácio de Sá (2003), já trabalhou   na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CERVIM - Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar, atualmente trabalha na Bocha Paralímpica Santa Catarina. Fabio possui paralisia cerebral, não anda, não fala, escreve com os pés. Mesmo com tantos entraves sociais ainda existentes, consegue superá-los na   construção de uma vida social  autônoma.
Fabio é um exemplo de superação e  os efeitos da exclusão não  causaram danos  a sua formação profissional, pois o jovem  realizou  o ensino fundamental na década de 90 e vivenciou a proposta educacional:
	
	
	
	médico-assistencialista que visa cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	
	de terapia, que  aos poucos está  se transformando em um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	
	 de segregação, a escola especial representa excelente oportunidade para uma participação social plena.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão. Esta conferencia ficou conhecida como:
	
	
	
	Declaração de Educação para Todos.
	
	
	Referencial Curricular Nacional para a Educação
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	
	Estatuto Da Criança e do Adolescente
	
	
	Declaração de Salamanca.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A filosofia da integração  já norteou o trabalho no campo da Educação Especial, defendendo a ideia de que a pessoa com deficiência tem o direito de usufruir as condições de vida e escolarização comuns aos demais alunos. O momento histórico do paradigma da integração era:
	
	
	
	A antiguidade
	
	
	O século XIX
	
	
	Os anos 80
	
	
	A Idade média
	
	
	Os anos 60
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(Concurso Público Secretaria Municipal de Educação ¿ SME). A Resolução CNE/CEB nº 02/2001 institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Com base no texto da Resolução, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	 Os alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classes comuns devem frequentar classes especiais no contra turno.
	
	
	 O acesso às classes comuns dos alunos com necessidades educacionais especiais depende de sua adaptação à escola.
	
	
	Alunos com necessidades educacionais especiais estudem em salas de aulas diferenciadas.
	
	
	 Para que os educandos com necessidades educacionais especiais atinjam os objetivos propostos para sua educação, devem ser matriculados em escolas especiais.
	
	
	 As escolas devem organizar-se para atender aos educandos com necessidades educacionais especiais, objetivando uma educação de qualidade.
 
	
Explicação:
A escola tem por obrigação  de atender com qualidade os alunos com necessidades especiais.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiências no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. No que se refere ao paradigma inclusivo na rede escolar, qual das respostas está INCORRETA?
	
	
	
	A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
	
	
	O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado neste paradigma e desejado como um meio de se ampliar as experiências interpessoais e de mobilizar diversificadas formas de construção de conhecimento.
	
	
	O aluno deve se adequar à estrutura física e pedagógica oferecida pela escola já que a família optou por matriculá-lo lá.
	
	
	As condições de aprendizagem deverão ser proporcionadas pela escola, com a mediação do educador, para que o aluno obtenha sucesso escolar.
	
	
	Professores têm relevante papel na criação de condições favoráveis para seu aprendizado e desenvolvimento psicossocial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
	
	
	
	Atendimento educacional especializado
	
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	
	
	Realização de adaptações curriculares necessárias
	
	
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular