AULA 3
5 pág.

AULA 3


DisciplinaEducação Especial12.380 materiais314.802 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão
	
	
	
	Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A sequência correta é?
		
	
	F V V
	
	V V V
	
	V F F
	 
	V F V
	 
	F F V
	
Explicação:
VFV
( V) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
(F ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.( não atendeu a pergunta proposta. A escola é inclusiva, estava frase não atende a inclusão.
(V ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras....
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho voltado para pessoas com deficiência. Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro foi:
		
	
	 um fato que provocou reação negativa porque não atendia às necessidades da pessoa surda na época.
	 
	um fato importante porque fundou a primeira instituição especializada no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
	um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
	
	 um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
	 
	 um fato importante porque fundou a primeira instituição de educação inclusiva no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
Explicação:
1857 Foi fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro ¿ Brasil, o ¿Imperial Instituto dos Surdos- Mudos¿,hoje, ¿Instituto Nacional de Educação de Surdos¿¿ INES, criada pela Lei nº 939 (ou 839?) no dia 26 de setembro. Foi nesta escola que surgiu, da mistura da língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Dezembro do mesmo ano, o Eduardo Huet apresentou ao grupo de pessoas na presença do imperador D.Pedro II os resultados de seu trabalho causando boa impressão
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em 1994 cerca de 100 países se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem as diretrizes educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou como principal diretriz para o sistema educacional. Marque a resposta certa.
		
	
	A inclusão na rede regular de ensino será uma conquista mundial depois que os países criarem uma política nacional para inclusão dos deficientes. Os países teriam 2 anos para planejar essa política e 5 anos para implementá-la.
	 
	A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
	
	As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores. Os colegas não poderão ajudar o aluno com deficiência para que não se crie vínculos.
	
	A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
	
	A inclusão na rede regular de ensino deve acontecer mediante a participação dos familiares do aluno com deficiências na escola tanto para ajudar em sua locomoção como para realizar todas as atividades escolares por ele.
	
Explicação:
Na rede regular de ensino, conforme manda a inclusão. Onde o sistema educativo oferece as condições física, didáticas para atende aos alunos.
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).
		
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	 
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
	
Explicação:
A matrícula dos alunos do ensino regular, tanto o alunos da Educação Especial como  ensino comum, conforme costa no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza:
		
	
	Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta.
	 
	Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual.
	
	O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado.
	
	Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares.
	 
	Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro.