AULA 3
5 pág.

AULA 3


DisciplinaEducação Especial12.391 materiais315.071 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Explicação:
A Educação Especial dentro da nossa atual LDB/9394/96,  como modalide de educação, integrante do sistema educacional brasileiro.
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
Explicação:
Essa é uma inverdade,A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A médica italiana Marina Montessori trouxe uma grande contribuição para a educação de crianças com necessidades especiais ao criar o Método Natural de aprendizagem. Das premissas abaixo, qual NÃO faz parte do método Natural criado por Maria Montessori?
		
	
	Numa sala de aula há agrupadas que são grupos escolares de crianças com idades diferenciadas.
	
	O educador deve incentivar a atividade da criança que significa a manifestação espontânea, sendo a aprendizagem um processo ativo de deslocamento no espaço e escolha pelo indivíduo de tarefas que correspondam as suas necessidades do momento.
	
	A escola deve promover uma aprendizagem centrada na criança.
	 
	Crianças com necessidades educativas especiais devem ser segregadas e educadas em escolas da rede especial, pois prejudicam o desenvolvimento natural das crianças normais e intelectualmente preservadas.
	
	A criança deve se auto-educar através de atividades de estimulação sensorial e intelectual.
	
Explicação:
Não se enquadra dentro do método natural de Montessori é  que os alunos  com necessidades educativas especiais devem ser segregadas e educadas em escolas da rede especial, pois prejudicam o desenvolvimento natural das crianças normais e intelectualmente preservadas.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
 
		
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	 
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
Explicação:
 
Vai atuar  articulada com o ensino comum,  sendo que vai ser orientado para o momento do atendimento as necessidades educacionais desses alunos.