Resumo programação e execução orçamentária
51 pág.

Resumo programação e execução orçamentária


DisciplinaAdministração Financeira e Orçamentária I1.930 materiais16.561 seguidores
Pré-visualização12 páginas
de incentivo ou benefício fiscal e os Restos a Pagar, além das despesas autorizadas na Lei de Orçamento anual.
Art. 10. Os Ministérios, Órgãos da Presidência da República e dos Poderes Legislativo e Judiciário, dentro do limite global de saques fixado e de acordo com o fluxo dos recursos do Tesouro Nacional, aprovarão o limite de saques de cada UNIDADE ORÇAMENTÁRIA, tendo em vista o cronograma de execução dos projetos e atividades a seu cargo, dando ciência ao Tribunal de Contas da União (Decreto-lei nº 200/67, art. 72, § 1º).
Parágrafo único. A unidade orçamentária poderá partilhar seu limite financeiro entre unidades administrativas gestoras, quando conveniente e necessário, observadas as normas legais pertinentes.
Art. 11. Toda ATIVIDADE deverá ajustar-se à programação governamental ao orçamento anual, e os compromissos financeiros, inclusive quando financiados por operações de crédito internas ou externas, ficam subordinados aos limites estabelecidos na programação financeira de desembolso aprovada.
Art. 15. Os restos a pagar constituirão item específico da programação financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado.
Art. 16. Revertem à dotação a importância da despesa anulada no exercício, e os correspondentes recursos financeiros à conta do Tesouro Nacional, caso em que a unidade gestora poderá pleitear a recomposição de seu limite de saques; quando a anulação ocorrer após o encerramento do exercício, considerar-se-á receita orçamentária do ano em que se efetivar (Lei nº 4.320/64, art. 38).
Teoria
Programação financeira em geral
(CESPE) A programação financeira é um instrumento que foi introduzido pela LRF.
FALSO. Ela já existia desde a lei 4320, e foi aperfeiçoado pela LRF.
(CESPE/ ADAPTADA) Tanto a programação financeira quanto o cronograma de desembolso devem estar contidos na LOA.
FALSO. NENHUM DELES está continua na LOA, porque eles são emitidos mediante DECRETO DO EXECUTIVO, em até 30 dias da publicação do orçamento.
Q489199 A programação financeira tem o objetivo de ajustar o ritmo de execução do PPA ao fluxo provável de recursos financeiros, de modo a executar os programas de trabalho
FALSO. Ele alterou o texto da lei do DL 200/67. O objetivo é ajustar o ritmo de execução DO ORÇAMENTO PROGRAMA \u2013 DA LOA \u2013 ao provável fluxo de recursos financeiros.
DL 200/67 Art. 17. Para ajustar o ritmo de execução do orçamento-programa ao fluxo provável de recursos, o Ministério do Planejamento e Coordenação Geral e o Ministério da Fazenda elaborarão, EM CONJUNTO, a programação financeira de desembolso, de modo a assegurar a liberação automática e oportuna dos recursos necessários à execução dos programas anuais de trabalho
Q595769 A programação financeira é o instrumento de planejamento de execução das despesas.
FALSO. Não é bem isso, não é somente ligado a despesa \u2013 a programação visa COMPATIBILIZAR o fluxo de execução do orçamento ao provável ingresso de receitas, para minimizar eventuais insuficiências de caixa. 
A programação financeira compreende um conjunto de ações que tem como objetivo estabelecer o fluxo de caixa da União para o exercício financeiro, tendo como parâmetros a previsão da receita, os créditos orçamentários autoriza dos na LOA e eventuais reaberturas de créditos especiais e extraordinários, considerando ainda a conjuntura econômica e observando a tendência de resultado do exercício (superávit, déficit ou equilíbrio).
Q466177 A programação financeira de desembolso, que é o instrumento básico do planejamento da União, ajusta o ritmo de execução do orçamento-programa ao fluxo provável de ingressos de recursos
Q489206 A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando o ajuste da despesa fixada às novas projeções de resultados e da arrecadação
DEFINIÇÃO: A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando o ajuste da despesa fixada às novas projeções de resultados e da arrecadação. Compreende um conjunto de atividades com o objetivo de ajustar o ritmo de execução do orçamento ao fluxo provável de recursos financeiros, assegurando a execução dos programas anuais de trabalho, realizados por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, com base nas diretrizes e regras estabelecidas pela legislação vigente.
O SIAFI: é o PRINCIPAL INSTRUMENTO utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal, sua responsável é a Secretaria do Tesouro Nacional.
CUIDADO: A programação financeira é um processo DINÂMICO \u2013 ela pode mudar a cada bimestre, com aquele artigo da LRF que limitar o empenho e MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA se ao final do bimestre a realização da receita não for comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal.
PALUDO diz que os instrumentos que temos para garantir o cumprimento das metas fiscais da LDO são justamente o limite de empenho e limite da movimentação financeira.
Meta fiscal/meta de resultado = montante de recurso que o ente público deve economizar pra pagar o juros da dívida pública.
A programação financeira SE REALIZA EM TRÊS NÍVEIS DISTINTOS: 
1- Secretaria do Tesouro Nacional \u2013 STN, o ÓRGÃO CENTRAL; 
Compete ao TESOURO NACIONAL estabelecer as diretrizes para a elaboração e formulação da programação financeira mensal e anual, bem como a adoção dos procedimentos necessários a sua execução. 
2- Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração \u2013 SPOAs (ou equivalentes, os chamados órgãos setoriais de programação financeira \u2013 OSPF); 
Compete Aos ÓRGÃOS SETORIAIS a consolidação das propostas de programação financeira dos órgãos vinculados (UGE) e a descentralização dos recursos financeiros recebidos do órgão central.
3- Unidades Gestoras Executoras (UGE):
Compete às UNIDADES GESTORAS executar a despesa propriamente dita (empenhar -> liquidar -> pagar)
Q133258 O principal agente de articulação entre as unidades gestoras e as secretarias do tesouro e orçamento federal são as unidades orçamentárias
FALSO. Quem faz esse meio de campo entre o órgão central (STN) e as unidades gestoras (UGE) são os órgãos SETORIAIS (Órgãos setoriais de programação financeira \u2013 OSPF)
OBJETIVOS DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA
Q883446 A verificação do cumprimento das metas fiscais durante o exercício financeiro depende da programação financeira. 
CORRETO. Está nos objetivos que o MTO diz.
Q392248 A finalidade básica do decreto de programação orçamentária e financeira e de limitação de empenho e movimentação financeira é garantir que a parcela do plano plurianual prevista para o exercício em curso seja efetivamente realizada
FALSO. É garantir o cumprimento da legislação orçamentária \u2013 principalmente a LDO , visto que o decreto de programação nada mais é que uma maneira de se controlar o atingimento do resultado primário previsto na LDO. 
I) Note que O PPA POUCO IMPORTA E NÃO TEM NADA a ver com a programação financeira, pois o PPA trata mais dos programas que devem ser priorizados, e não da parte de CAIXA propriamente dita.
Q371892 O objetivo da programação orçamentária e financeira da execução das despesas públicas é monitorar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no plano plurianual
FALSO. Mais uma com o mesmo erro. A finalidade principal é assegurar o cumprimento da META DE RESULTADO PRIMÁRIO prevista na LDO.
Obs.: Note que não haverá sanção nenhuma se um eventual programa do PPA não for integralmente executado durante o exercício \u2013 mas certamente haverá sanção se as metas fiscais da LDO forem descumpridas. Aqui fica claro como o que é importante mesmo é assegurar o cumprimento DAS METAS e não \u201cdos programas\u2019.
Em resumo, os OBJETIVOS desse mecanismo são:
1- Estabelecer normas específicas de execução orçamentária e financeira para o exercício;
2- Estabelecer