Resumo Orçamento na Constituição Federal
50 pág.

Resumo Orçamento na Constituição Federal


DisciplinaAdministração Financeira e Orçamentária I1.930 materiais16.562 seguidores
Pré-visualização12 páginas
último ano do mesmo mandato.
FALSO. Muito cuidado com essa pegadinha , e com a pegadinha dizendo que o PPA tem a mesma VIGÊNCIA do mandato presidencial. Ambas são falsas, pois o PPA inicia somente no segundo ano , e termina no 1º ano do novo governo.
Q643266 No plano plurianual, é vedado o estabelecimento de metas direcionadas a públicos específicos.
FALSO. As Diretrizes, objetivos e metas REGIONALIZADAS JÁ SÃO metas para públicos específicos , portanto não é vedado não.
Q436518 O projeto de lei do plano plurianual da União deve ser encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro de cada mandato do chefe do executivo e devolvido, para sanção, até o encerramento da sessão legislativa. Esse prazo não é obrigatório para os demais entes da Federação
CORRETO. Esse prazo de 4 meses que está no ADCT é para a UNIÃO.
Q369561 O plano plurianual \u2014 instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal \u2014 estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessárias a investimentos a serem realizados durante mais de um exercício financeiro
CORRETO. Note que PPA = MÉDIO PRAZO! . 
Estabelece objetivos e metas para despesas de capital CORRETO . 
E esse finalzinho ele só colocou o \u201ce outra dela decorrentes\u201d de outra forma. Investimento É UMA DESPESA DE CAPITAL , então ele estará no PPA , e a despesa corrente necessária à esse investimento é a \u201cdespesa decorrente da despesa de capital\u201d.
Q883601 A regionalização das diretrizes, dos objetivos e das metas da administração federal no plano plurianual deve ser feita por macrorregiões geoeconômicas.
FALSO. A regionalização será expressa em macrorregiões, estados ou municípios. Em casos específicos, poderão ser aplicados recortes mais adequados para o tratamento de determinadas políticas públicas, tais como região hidrográfica, bioma, territórios de identidade e área de relevante interesse mineral
Teoria
MTO: O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada
OBSERVAÇÕES SOBRE O PPA
- É encaminhado até 31 de agosto do primeiro mandato (4 meses antes do final) 
- Legislativo tem até 22 de dezembro para aprovar (final da sessão legislativa). 
Este é o prazo da União, os outros entes não precisam seguir esse prazo em especifico
- Inclui programas de governo de qualquer duração (pode ultrapassar 4 anos).
- Elaborado pelo SPI/ministério Planejamento e inserido no SIOP.
Resumo Guia do PPA 
Introdução e Dimensões
Q840642 No plano plurianual, é vedada a regionalização de metas por meio de critérios que abranjam territórios maiores que as macrorregiões econômicas.
FALSO. O PPA 2016 2019 fala sobre isso: A regionalização será expressa em macrorregiões, estados ou municípios. Em casos específicos, poderão ser aplicados recortes mais adequados para o tratamento de determinadas políticas públicas, tais como região hidrográfica, bioma, territórios de identidade e área de relevante interesse mineral.
Q792373 Os programas contidos no orçamento público dividem-se em temáticos; de gestão, manutenção e serviços ao Estado; e operações especiais, incluindo-se nesta última categoria os serviços da dívida externa
CORRETO. Note que no PPA só existem dois tipos de programas , que são os temáticos e os de gestão. Entretanto , a questão pergunta sobre \u201corçamento público\u201d , que entendemos ser a LOA. Então , CORRETO , na LOA realmente as operações especiais estão incluídas (pois são justamente um desdobramento de um programa que não se inclui no PPA).
Toda ação do Governo está estruturada em PROGRAMAS orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos para o período do PPA, ou seja, quatro anos
O PPA 2012-2015 inaugurou um novo modelo de estrutura e conceitos para o Plano Plurianual, definindo os espaços de atuação do Plano e do Orçamento, o que permitiu elevar o Plano a um nível mais estratégico, com a criação dos Programas Temáticos que retratam a agenda de governo organizada pelos temas de políticas públicas.
CUIDADO: Não foi o PPA 2016-2019 que institui a criação de programas temáticos, isso foi no PPA passado.
Para no novo PPA 2016-2019: Diante dessas constatações, a orientação para este novo ciclo do PPA aponta para um instrumento mais estratégico, no qual seja possível ver com clareza as principais diretrizes de governo e a relação destas com os Objetivos a serem alcançados nos PROGRAMAS TEMÁTICOS.
Para isso é fundamental que os Programas Temáticos reflitam as prioridades dos planos setoriais e o diálogo com a sociedade e suas entidades representativas.
Q883605 A última lei do plano plurianual foi elaborada como instrumento mais estratégico, no qual é possível identificar as principais diretrizes de governo e a relação dessas diretrizes com os objetivos a serem alcançados nos programas temáticos.
CORRETO. Copia e cola do guia do PPA.
É PAPEL DO PLANO PLURIANUAL:
1- Além de declarar as escolhas do governo e da sociedade
2- Indicar os meios para a implementação das políticas públicas
3- Bem como orientar taticamente a ação do Estado para a consecução dos objetivos pretendidos. 
Dimensões
Nesse sentido, o Plano estrutura-se nas SEGUINTES DIMENSÕES:
1- Dimensão ESTRATÉGICA: precede e orienta a elaboração dos PROGRAMAS TEMÁTICOS. É composta por uma Visão de Futuro, Eixos e Diretrizes Estratégicas. 
2- Dimensão TÁTICA: define caminhos exequíveis para as transformações da realidade que estão anunciadas nas Diretrizes Estratégicas, considerando as variáveis inerentes à política pública e reforçando a apropriação, pelo PPA, das principais agendas de governo e dos planos setoriais para os próximos quatro anos. 
A Dimensão Tática do PPA 2016-2019 é expressa nos Programas Temáticos e nos Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado. 
Esta dimensão aborda as entregas de bens e serviços pelo Estado à sociedade. 
Q893251 A dimensão tática do plano plurianual define os caminhos exequíveis para as transformações da realidade que estão anunciadas nas diretrizes estratégicas, considerando as variáveis inerentes à política pública.
CORRETO. Foi copia e cola do Guia do PPA 2016-2019 (está na pasta)
3- Dimensão OPERACIONAL: relaciona-se com a otimização na aplicação dos recursos disponíveis e a qualidade dos produtos entregues, sendo especialmente tratada no Orçamento.
CUIDADO: é A DIMENSÃO TÁTICA que entrega bens e serviços à sociedade (e não a operacional , como o nome sugere)
Programas
1- PROGRAMAS TEMÁTICOS: 
Q893256 Os programas temáticos são constituídos por determinados grupos de dotações orçamentárias que expressam e orientam as ações governamentais para a entrega de bens e serviços à sociedade.
CORRETO. Esta estava no MTO 2019 (Também tem muito parecido no PPA 2016 2019)
MTO: O programa temático é aquele que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade;
Retratam as agendas de governo, organizadas por recortes selecionados de Políticas Públicas que orientam a ação governamental. Sua abrangência representa os desafios e orienta a gestão do Plano, no que diz respeito ao monitoramento e avaliação da dimensão tática. 
TEM COMO ATRIBUTOS:
1- Código: Convenção adotada para organização e representação do programa
2- Título: Expressa o tema a ser tratado.
3- Contextualização: É um texto produzido no momento da elaboração do programa temático. Descreve sucintamente a política e expõe o porquê dos objetivos terem sido escolhidos, como eles se relacionam entre si e como se pretende alterar a realidade a partir da atuação do Governo Federal em torno deles
4- Indicadores: Conjunto de parâmetros que permite acompanhar a evolução de um programa. Cada indicador permite identificar, mensurar e comunicar, de forma simples,