Resumo orçamento técnicas e conceitos
53 pág.

Resumo orçamento técnicas e conceitos


DisciplinaAdministração Financeira e Orçamentária I1.930 materiais16.577 seguidores
Pré-visualização13 páginas
ser identificados custos unitários ou parciais. Ressalte-se também que certas instituições descentralizadas \u2013 no caso brasileiro, as autarquias em sua boa parte \u2013 utilizam com mais propriedade a sistemática pública de orçamento e contabilidade, podendo utilizar os dois primeiros esquemas de custos apontados.
4- Sistema de custos para organizações industriais: O modelo aqui dirige-se às indústrias clássicas cujo processo produtivo se caracteriza pela transformação de matéria-prima em produtos finais dirigidos ao consumo ou produtos intermediários a serem vendidos a outras indústrias. A organização pública do tipo industrial pode perfeitamente utilizar os sofisticados sistemas de custos já à disposição e empregados pelas indústrias privadas. O manual do ILPES chama a atenção para dois métodos amplamente difundidos de determinação de custos industriais:
O sistema de ordens específicas de trabalho: no qual é possível determinar, separadamente, os elementos de custo em cada trabalho ou ordem de trabalho em processo em cada centro de custos;
O sistema de custo por processo: em que só é possível o conhecimento do custo unitário no final do processo produtivo
A implantação dos modelos apontados de contabilidade de custos na área pública IMPLICA A ADOÇÃO DE UMA SÉRIE DE NOVOS CONCEITOS, podendo, exemplificadamente, ser destacados dois: o rateio e o diferimento de despesas.
TIPOS DE CUSTOS SEGUNDO AS EXIGÊNCIAS DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
De acordo com a divisão clássica, os custos podem ser: reais ou históricos e predeterminados. 
1- Os custos reais ou históricos: resultam da experiência passada, em que as operações todas foram devidamente acompanhadas e registradas. São os custos realmente ocorridos. 
2- Os custos predeterminados: são aqueles calculados anteriormente à execução dos trabalhos e operações, classificando-se em estimados e padrão.
Os custos estimados resultam das tentativas de calcular os custos antes da realização das operações, com a utilização da própria base metodológica de cálculo dos custos históricos. 
Os custos-padrão são determinados por estudos que consideram as características próprias do sistema produtivo conforme sua concepção e capacidade. 
NA ELABORAÇÃO do orçamento E NO SEU PROJETO aparecem os custos predeterminados 
NA EXECUÇÃO e CONTROLE orçamentário, os custos reais ou históricos, os quais auxiliarão a feitura das estimativas dos custos predeterminados do orçamento seguinte