2 provas Metodologia científica unifacvest
15 pág.

2 provas Metodologia científica unifacvest


DisciplinaMetodologia Científica52.658 materiais1.049.729 seguidores
Pré-visualização3 páginas
e o memorial. O curriculum vitaetornou-se exigência universal para todos os profissionais, particularmente nos momentos de acesso e promoção nas carreiras nas empresas, nas entidades culturais, nas instituições universitárias e nos institutos de pesquisa". (SEVERINO, 2007, p. 243)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Sobre o curriculum vitae é correto afirmar que:
I - O curriculum vitae é o registro da trajetória de formação e atuação do profissional, de modo a expressar seu perfil técnico e científico.
II - O currículo deve ser impresso e entregue pessoalmente, aproveitando a oportunidade para conhecer a empresa e seus gestores.
III - É importante se preocupar com a apresentação gráfica do currículo. Sugere-se a utilização da fonte tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e texto justificado.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I e II
b )
 II
 
c )
 I e III
d )
 II e III
e )
 I
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo são classificados como: elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Quanto à elaboração dos elementos textuais, é correto afirmar que:
I - São considerados elementos textuais o resumo em língua vernácula, a introdução, o desenvolvimento teórico e a conclusão.
II - A introdução tem o objetivo de apresentar de forma sucinta e objetiva o trabalho, fornecendo ao leitor informações sobre sua natureza, sua importância e como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos.
III - O desenvolvimento teórico do trabalho é a parte principal do texto, em que se descreve com detalhes a pesquisa, os conceitos apresentados e o posicionamento de diversos autores.
IV - A conclusão, ou como também denominada considerações finais, é uma síntese do trabalho, em que são apresentados de forma resumida e objetiva os resultados da pesquisa.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I
b )
 II, III e IV
 
c )
 III e IV
d )
 I e II
e )
 II
QUESTÃO 1
A NBR 14.724 é a norma que regulamenta a apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos. De acordo com esta norma pode-se afirmar que:
I - São considerados elementos pré-textuais: folha de rosto, dedicatória, resumo e sumário.
II - O único elemento pós-textual obrigatório é o item referências.
III - A dedicatória, o agradecimento e a epígrafe são elementos pré-textuais opcionais.
IV - O sumário é o último elemento pré-textual obrigatório.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II e III
 
b )
 III e IV
c )
 I e II
d )
 I, II, III e IV
e )
 I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Ao organizar e redigir o seu trabalho acadêmico, o pesquisador deve considerar que a forma como é apresentada a pesquisa e sua escrita pode favorecer ou prejudicar o entendimento por parte do leitor.
"O importante e indispensável é o entrosamento entre as partes, de modo que uma suceda naturalmente a outra, mantendo uma linha de raciocínio lógica, coerente e clara". (ANDRADE, 2009, p. 57)
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2009.
Quanto à escrita do texto científico e o encadeamento dos conceitos apresentados, analise as sentenças a seguir e assinale a correta:
a )
 Inserir citações, imagens, tabelas e gráficos para finalizar um tópico é um recurso interessante, pois desperta a atenção e interesse do leitor.
b )
 É recomendado finalizar cada seção do trabalho com um parágrafo de fechamento, apresentando as considerações sobre o que foi apresentado no tópico e apresentando o tópico seguinte.
c )
Deve-se apresentar as ideias de formaclara e objetiva, utilizando frases longas e parágrafos extensos, evitando que o texto fique muito fragmentado. 
 
d )
 A objetividade na escrita é uma característica muito valorizada no meio acadêmico. Assim, iniciar uma nova seção com conceitos específicos demonstra objetividade e facilita a compreensão.
e )
 Ao organizar o texto em parágrafos, é importante que o autor tenha em mente que cada parágrafo aborda um assunto distinto, sendo desnecessário relacionar um parágrafo a outro, o que evita repetições desnecessárias. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Todo pesquisador, num dado momento de seu trabalho, depara-se com a importante tarefa de redigir a conclusão (ou considerações finais) de seu estudo. Esse capítulo deve trazer uma síntese do trabalho e apresentar de forma clara, resumida e objetiva os resultados da pesquisa. (KLEINA, 2016)
Sobre a elaboração do capítulo das considerações finais, analise as orientações a seguir:
I - No capítulo das considerações finais não há número mínimo ou máximo de páginas.
II - Devem ser inseridos gráficos e tabelas, sempre que possível, para facilitar a visualização dos resultados obtidos.
III - Não se deve trazer novas informações nesse capítulo, apenas reafirmar o que já foi discutido e apresentado no texto.
IV - O texto das considerações finais deve ser conclusivo, retomando os objetivos específicos apresentados no início da pesquisa.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, II, III e IV
b )
 I e IV
c )
 II, III e IV
 
d )
 I, III e IV
e )
 II e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Marconi e Lakatos (2017, p. 286) trazem a seguinte definição de artigo científico: "são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro".
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Sobre a elaboração e a composição de artigos científicos, é correto afirmar que:
I - É um texto com a apresentação sintética dos resultados das pesquisas ou estudos realizados, tornando-se um meio rápido e sucinto de divulgação do conhecimento produzido, por meio da publicação de periódicos especializados, como revistas científicas.
II - Existem 2 tipos de artigo: o artigo original, cujos resultados são próprios e advêm de pesquisas, e o artigo de revisão, que apresenta e discute dados de pesquisas e informações já publicadas.
III - O artigo científico tem como principal objetivo a sua publicação em jornais, revistas ou periódicos especializados, não sendo aceito como trabalho de conclusão de curso.
IV - Assim como um trabalho monográfico, o artigo científico é composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, II e IV
 
b )
 II e IV
c )
 II, III e IV
d )
 I e III
e )
 I, II e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Pode-se afirmar que a essência de um estudo encontra-se nas Considerações Finais, capítulo que deve ser fundamentado em deduções lógicas, retomando os objetivos da pesquisa. 
A redação das Considerações Finais, segundo Fachin (2005, p. 165), "deve ser breve, clara, objetiva, apresentar visão analítica do corpo do trabalho, inter-relacionando-o e levando em conta o problema inicial do estudo. É decorrente dos dados obtidos ou dos fatos observados, não se deve introduzir novos argumentos, apenas demonstrar o que foi encontrado no decorrer do estudo".
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
A autora alerta sobre a importância de não inserir novos conceitos ou novos dados no capítulo das considerações finais. Analise os itens a seguir identificando como deve ser redigido esse capítulo:
I - Sugere-se que não sejam inseridos tópicos nem subcapítulos nas considerações finais. O texto deve ser escrito de forma lógica, coesa e coerente.
II - Devem ser inseridas, sempre que possível, ilustrações, quadros e tabelas, facilitando assim a compreensão do conteúdo exposto.
III - Por se tratar de um capítulo de encerramento do estudo, podem ser utilizadas as expressões que denotam sentido absoluto ou conclusivo, como: "sempre", "nunca",