2 provas Metodologia científica unifacvest
15 pág.

2 provas Metodologia científica unifacvest


DisciplinaMetodologia Científica52.598 materiais1.047.689 seguidores
Pré-visualização3 páginas
"sob nenhuma hipótese", "todas as vezes" etc.
IV - Deve-se evitar utilizar verbos na primeira pessoa, mesmo que a intenção seja apresentar um conclusão e/ou interpretação pessoal dos dados analisados. O texto deve ser escrito de forma impessoal, optando pelo uso da terceira pessoa. 
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, II e III
b )
 I e II
c )
 I e IV
 
d )
 II, III e IV
e )
 II e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
São considerados elementos de apoio ao texto as citações, notas de rodapé, ilustrações, equações, siglas e demais itens que tenham como objetivo facilitar a compreensão e a visualização do conteúdo exposto no trabalho acadêmico:
Quanto à formatação de equações, siglas, abreviaturas e símbolos é correto afirmar:
I - As equações e fórmulas não podem ser destacadas no texto e devem utilizar o espaçamento previsto para a digitação, que é de 1,5 entrelinhas.
II - A abreviatura apresenta, de forma resumida, certas palavras ou expressões, não sendo indicado o seu uso no corpo do texto, apenas para indicação de figuras, páginas ou outras expressões de uso comum.
III - A sigla é "conjunto de letras iniciais dos vocábulos e/ou números que representam determinado nome" (NBR 14724). A sigla pode ser utilizada no trabalho acadêmico desde que seja respeitada a seguinte orientação: ao usar uma sigla pela primeira vez, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parênteses, a sigla com letras maiúsculas, podendo ser usado no texto subsequente apenas a sigla.
IV - A lista de símbolos é um elemento opcional e, quando elaborada, deve seguir a ordem em que os símbolos são apresentados no texto com o devido significado.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II e III
b )
 I e IV
c )
 I, II, III e IV
d )
 IV
 
e )
 II, III e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
"Relatar é basicamente contar o que se observou. É tipicamente o primeiro texto produzido após uma pesquisa de campo ou de laboratório, em que o pesquisador envolve-se diretamente com as realidades. É claro que a confiabilidade e a validade dos relatórios de pesquisa dependem, em grande parte, do notório saber, da capacitação e do olho clínico do pesquisador". (SANTOS, 2015, p. 30)
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Sobre a elaboração e formatação de relatórios, é correto afirmar que:
I - O objetivo do relatório é relatar, descrever os dados, as informações ou os processos observados e analisados.
II - O relatório é considerado um texto científico mais simples, por ser caracterizado como uma atividade descritiva. Sua redação deve ser clara, objetiva e concisa, dispensando a elaboração da introdução e conclusão.
III - Geralmente o relatório se refere a um projeto ou a um período específico da pesquisa e tem por objetivo historiar o desenvolvimento da pesquisa, apresentando os caminhos percorridos, seus objetivos, descrevendo as atividades realizadas e os resultados obtidos (parciais ou finais).
IV - Recomenda-se que no decorrer da execução do trabalho sejam coletados e organizados diversos materiais que posteriormente ajudarão na elaboração do relatório.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, III e IV
b )
 II e III
c )
 I, II e III
d )
 I e IV
 
e )
 I, II, III e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Tendo como base as normas para a elaboração e apresentação gráfica de um trabalho acadêmico, analise as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As referências, na estrutura do trabalho, correspondem à parte pós-textual, sendo um elemento obrigatório; quanto à paginação, é contada e numerada.
( ) No trabalho, todas as folhas devem ser contadas e numeradas, a partir da folha de rosto.
( ) As margens do trabalho devem ser para o anverso e verso: esquerda e superior de 2 cm e direita e inferior de 3 cm.
A sequência correspondente à análise é:
a )
 F, V, V
b )
 F, F, V
c )
 V, F, F
 
d )
 V, V, F
e )
 V, V, V