Questionario unidade 2 Voleibol aspectos pedagógicos e aprofundamentos unip ead
9 pág.

Questionario unidade 2 Voleibol aspectos pedagógicos e aprofundamentos unip ead


DisciplinaVoleibol880 materiais9.628 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A aprendizagem motora é um processo de mudança interna no indivíduo que passa a incorporar um novo movimento ao seu acervo motor depois de praticá-lo. Quando o aluno aprende um fundamento do voleibol, ele é capaz de executá-lo mesmo após um tempo sem prática. Como o voleibol é composto de habilidades abertas (sujeitas a mudanças constantes na execução, de acordo com o momento da partida), o aluno que aprendeu os fundamentos deve estar preparado para executá-los em várias situações diferentes. Com base na metodologia estudada para a aprendizagem dos fundamentos do voleibol, leia com atenção as afirmações a seguir e verifique quais estão corretas. 
  
I. A repetição da execução do fundamento é necessária para a aprendizagem, porém não é suficiente. 
II. Para verificar se um aluno realmente aprendeu um fundamento do voleibol, o professor pode fazer um teste com a execução contra a parede e considerar que ele aprendeu quando consegue executar o teste corretamente. 
III. Se o aluno apresenta estabilidade na execução do fundamento, ou seja, se consegue executá-lo mesmo após algum tempo sem prática e em situação de jogo, podemos afirmar que ele realmente aprendeu o fundamento. 
IV. Utilizar recursos audiovisuais e demonstrações do movimento permite que o aluno crie uma representação mental do fundamento a ser aprendido antes de executá-lo, o que facilita a aprendizagem. 
V. O aluno que apresentar erros na execução técnica não deve avançar de fase até que o movimento esteja totalmente corrigido. 
  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, III e IV
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e IV
	
	c. 
I, III e IV
	
	d. 
I, III e V
	
	e. 
II, III e V
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: A utilização de recursos audiovisuais na fase inicial da aprendizagem facilita ao aluno entender e criar uma imagem mental do que vai aprender, facilitando, assim, a aprendizagem. Como as habilidades específicas do voleibol são abertas, o fato de o aluno conseguir executar uma técnica contra a parede não significa que ele aprendeu a habilidade, pois ele deve saber executá-la em situação de jogo. A aprendizagem da técnica é um processo longo e contínuo, em que cada um vai evoluindo de acordo com seu ritmo.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A defesa é um fundamento decisivo no jogo de voleibol. Tanto é que as regras foram alteradas de forma a ser criada a função de líbero, jogador especialista em defesa. Quanto à defesa em pé no jogo de voleibol (sem considerar mergulhos e rolamentos), é possível afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Quando ensinada não precisa da aplicação de um novo processo de 5 etapas, pois é muito semelhante à técnica da manchete, mas serão necessários alguns exercícios de adaptação.
	Respostas:
	a. 
É uma técnica totalmente diferente das outras, que precisa da aplicação de um novo processo metodológico (5 etapas).
	
	b. 
O jogador deve impulsionar a bola para cima quando ela toca seus braços.
	
	c. 
Diferente da manchete, na defesa os braços deverão estar flexionados.
	
	d. 
A posição de expectativa é mesma da manchete.
	
	e.
Quando ensinada não precisa da aplicação de um novo processo de 5 etapas, pois é muito semelhante à técnica da manchete, mas serão necessários alguns exercícios de adaptação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Comentário: A manchete de defesa se assemelha à manchete de recepção, no entanto, sua postura é mais baixa e o contato com a bola, ao invés de impulsioná-la deve amortecer o impacto. Como a estrutura do movimento é a mesma da manchete, não é necessário outro processo completo de aprendizagem, apenas exercícios de adaptação às diferenças do movimento.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A popularidade do voleibol tem aumentado ao longo dos anos, muito em função do sucesso que o voleibol brasileiro vem alcançando internacionalmente. Nossa seleção masculina é tricampeã olímpica e a feminina é bicampeã olímpica, além de acumularem diversos títulos mundiais importantes. Temos também muitos atletas brasileiros jogando em diversos países do mundo, assim como técnicos brasileiros de voleibol que são muito respeitados fora do país, liderando equipes estrangeiras. Essa popularidade desencadeia uma busca pela prática do esporte por crianças cada vez mais jovens, que procuram o vôlei com a intenção de se tornarem atletas profissionais. Nesse sentido, qual deve ser a postura do profissional de educação física que trabalha com iniciação ao voleibol com uma turma de crianças e adolescentes em um clube esportivo? 
  
I. Apenas aceitar trabalhar com crianças acima de 10 anos, pois estão em uma idade mais adequada à prática do voleibol. 
II. Começar a introduzir o ensino das técnicas do voleibol não importa em que idade, pois quanto mais cedo a criança tiver contato com o universo da modalidade, mais chance ela tem de se tornar um profissional no futuro. 
III. Adequar o seu trabalho ao grupo de alunos. Fazer uma avaliação do desenvolvimento motor e maturacional e seguir o trabalho mesclando atividades que melhorem e ampliem a base motora dos alunos com conhecimentos específicos do voleibol. 
IV. Por se tratar só de um trabalho de iniciação, não é necessário o uso de nenhum método específico, apenas deixar que os alunos joguem e, dessa forma, aprenderão. 
V. Verificar quais são os objetivos do clube com aquele trabalho, se são apenas recreativos ou se pretende que esses alunos integrem as categorias de base para representar o clube em competições. 
  
A alternativa que contém as afirmações corretas é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
III e V
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II, III e V
	
	c. 
I, IV e V
	
	d. 
III e V
	
	e. 
IV e V
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: O voleibol não é uma modalidade que se aprende apenas jogando. As técnicas são habilidades complexas que precisam ser ensinadas e exigem pré-requisitos motores e de desenvolvimento. É importante que o professor avalie seus alunos quanto a esses requisitos e adapte os conteúdos de forma a adequá-los ao nível dos alunos e aos objetivos da instituição a que pertencem.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A posição de expectativa, também conhecida como posição básica, é um dos fundamentos do voleibol. No ensino do voleibol é correto afirmar com relação à posição de expectativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A posição de expectativa pode ser ensinada em conjunto com as técnicas de deslocamento.
	Respostas:
	a. 
Não é necessário ensinar a técnica e corrigir o movimento pois, no jogo, o aluno irá aprender naturalmente.
	
	b. 
A posição de expectativa pode ser ensinada em conjunto com as técnicas de deslocamento.
	
	c. 
Não há como ensinar essa técnica sem os demais fundamentos.
	
	d. 
Na posição de expectativa os braços deverão estar estendidos para baixo, ao longo do corpo e na lateral.
	
	e. 
Na posição de expectativa as pernas deverão estar flexionadas, o tronco ereto e os pés plenamente apoiados no solo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: A posição de expectativa serve para a rápida entrada em ação, portanto, a posição deve ser de tronco e pernas flexionadas e braços à frente do corpo. Como esse é um movimento muito acoplado aos deslocamentos, o processo de aprendizagem pode ser conjunto.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	As habilidades motoras específicas do voleibol, também conhecidas como técnicas ou fundamentos são: posição de expectativa, deslocamentos, toque de bola por cima, manchete, saque, cortada, bloqueio e defesa. O toque de bola por cima é o fundamento mais utilizado pelos levantadores porque permite ao jogador dominar com maior precisão o envio da bola, preparando o ataque da equipe. Para que você possa