fichamento de caso mudança culturais
6 pág.

fichamento de caso mudança culturais


DisciplinaCultura Organizacional e Gestão da Mudança12 materiais45 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ano, queria que a HP atingisse um crescimento de 15% no ano fiscal de 2000. A meta condizia com a tendência de Fiorina de mirar alto. Apesar das duvidas o faturamento da HP realmente aumentou pouco mais de 15% no ano. Fiorina buscou conversar com as pessoas falando as funcionários da HP sobre a visão que tinha do futuro, seus esforços foram reconhecidos pelos executivos que diziam que sua liderança vinha exercendo um impacto muito positivo sobre o ambiente de trabalho da empresa, declarando que o novo ambiente era energizante, rápido e divertido, também os funcionários se encantaram com ela. Fiorina desenvolveu um plano motivacional criando incentivos monetários as metas de desempenho, bonificações e bônus pelas metas internas mais elevadas, no ano de 2000 o plano se expandiu para os demais gestores e a partir de 2001 o plano de distribuição de resultados foi substituído por um sistema segundo o qual todos os empregados da HP fariam jus a uma bonificação individual.
Mudanças Estratégicas
 Uma serie de modificações na estratégia da HP foram realizadas com o objetivo de acompanhar as tendências do setor, a venda de soluções em lugar de produtos, mudança radical de estrutura, mudanças na área de marketing e vendas na organização além das aquisições. O crescimento da HP foi colocado por Fiorina em ênfase em receitas acima de lucros, isso lhe dava abertura para as aquisições . Fiorina liderou grandes negociações sendo uma delas a fusão da HP e da Compaq apesar de muitos do conselho ser contrários a fusão.
 Na época da fusão os executivos da HP e da Compaq acreditavam que a empresa resultante da combinação estaria mais apta a enfrentar as mudanças pelas quais passava o setor.
 A integração da empresa tivera êxito e a HP tinha evitado muitos dos problemas que costumam surgir quando duas grandes empresas combinam suas operações. No quesito eficiência a HP reduziu seus custos superando antes do prazo as metas de cortes tanto de custos quanto de recursos humanos. A HP partiu da estratégia anterior da Compaq chamada de empreendedorismo adaptável, para impulsionar sua estratégia de soluções. As aquisições ajudara Fiorina a realizar sua meta e mudar a cultura da HP, a nova cultura vinha de cima, empurrada e incluía praticas administrativas inclusive renumerações de incentivos, encontradas na maioria dos concorrentes da empresa.
	
\ufffd