Resumo serviços públicos
20 pág.

Resumo serviços públicos


DisciplinaDireito Administrativo I54.553 materiais991.026 seguidores
Pré-visualização5 páginas
e liquidações necessários. 
§ 3º A assunção do serviço autoriza a ocupação das instalações e a utilização, pelo poder concedente, de todos os bens reversíveis.
 § 4º Nos casos previstos nos incisos I e II deste artigo, o poder concedente, antecipando-se à extinção da concessão, procederá aos levantamentos e avaliações necessários à determinação dos montantes da indenização que será devida à concessionária, na forma dos arts. 36 e 37 desta Lei.
1- Advento do termo contratual: Quando chegar ao prazo final da concessão.
2- Encampação: Retomada do serviço pelo Estado antes do prazo final por motivo de interesse público, DESDE QUE haja uma lei especifica autorizativa e ainda haja uma indenização prévia ao concessionário. 
CUIDADO: Encampação é a retomada do serviço para o Estado POR INTERESSE PÚBLICO \u2013 não confundir com a retomada do serviço porque o concessionário não cumprir os requisitos que é caducidade. 
3- Caducidade: Ato irregular praticado pelo concessionário (previsto na lei das concessões um rol de atos que vai gerar a caducidade). Não se exige lei, é feito por meio de decreto (mas antes fazer um processo administrativo com contraditório e ampla defesa), cabe indenização SE HOUVER posterior. 
4- Rescisão: SEMPRE pela via judicial.
5- Anulação: Caso ocorra alguma ilegalidade
6- Falência ou extinção do concessionário: Vai ser extinto o contrato.
CUIDADO: A lei das concessões estabelece que no caso de rescisão o contrato deverá continuar a prestar o serviço até a sentença transitar em julgado (só pode parar de prestar o serviço quando a decisão transitar em julgado).
CUIDADO: A reversão NÃO É FORMA de extinção da concessão, é apenas retornar ao bem concedente todos os bens e direitos transferidos ao concessionário.
Exemplo: No início o Estado transferiu alguns bens e direitos ao concessionário. Extinto o contrato de concessão, o concessionário vai devolver tudo que o Estado tinha \u201cemprestado\u201d a ele.
João Paulo
João Paulo fez um comentário
nice
0 aprovações
Carregar mais