2287 prova
15 pág.

2287 prova


DisciplinaPortuguês69.655 materiais1.605.339 seguidores
Pré-visualização4 páginas
\ufffdNúcleo Preparatório Para Concursos
OFICINA DE REDAÇÃO
Regras básicas para uma boa redação:	
1-Use sempre letra legível! O examinador não fará esforços para entender sua letra.
2-Tenha cuidados com a sua folha. Mantenha-a limpa e não a amasse.
3-Faça a marcação de parágrafos de forma bem nítida.Use dois ou três centímetros para sua margem.Procure mantê-los alinhados.
4-Faça a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas de forma bastante clara.
5-Jamais exceda o número de linhas pedidas como limite.
6-Nunca ultrapasse as margens (direita e esquerda).
7-Evite rasuras e borrões. Se errar, com um traço apenas, anule seu erro e reescreva.
8-Evite excesso de advérbios e adjetivos.
9-Cuidado com redundâncias do tipo \u201cHá muitos anos atrás\u201d , \u201cmonopólio absoluto\u201d. Use \u201cHá muitos anos\u201d , \u201cmonopólio\u201d.
10-Evite o excesso de \u201cque\u201d.
11-Não use gírias , clichês ou frases feitas.
12- Evite períodos muito longos. Quanto mais longo o período, maior a possibilidade de erros de pontuação, concordância etc.
13-Em citações, use aspas.
14- Cuidado com o uso de \u201catravés de\u201d. \u201cAtravés de\u201d significa \u201cpor dentro de\u201d. Use \u201ccom\u201d ou \u201cpor meio de\u201d.
15-Evite posições muito radicais.
16-Evite o uso de \u201cmesmo\u201d. Veja o exemplo : \u201cAs testemunhas chegavam e podíamos perceber que as mesmas estavam muito tensas\u201d. Por que usar \u201cas mesmas\u201d? Escreva somente : \u201cAs testemunhas chegavam e podíamos perceber que estavam tensas\u201d. Outro exemplo: \u201cEncontrei o defensor ontem e falei com o mesmo sobre as provas .\u201dEscreva :\u201dEncontrei o defensor ontem e falei-lhe sobre as provas\u201d.
17-Pense no tema proposto pela banca e faça um esquema com a divisão de assuntos por parágrafos.A divisão do texto é sempre a mesma : INTRODUÇÃO , DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
VEJAMOS , AGORA, UM EXEMPLO DE REDAÇÃO COM ESSE ESQUEMA:
Tema : COMO ENCARAR A QUESTÃO DO ERRO
1º§ O homem nunca pôde conhecer acertos sem lidar com seus erros.
2º§ O erro pressupõe a falta de conhecimento ou experiência, a deficiência de sintonia entre o que se propõe a fazer e os meios para a realização do ato.Deriva-se de inúmeras causas, que incluem tanto a falta de informação, como a inabilidade em lidar com elas.
3º§ Já acertar, obter sucesso , constitui-se na exata coordenação entre informação e execução de qualquer atividade. É o alinhamento preciso entre o que fazer e como fazer, sendo esses dois pontos indispensáveis e inseparáveis.
4º§ Como atingir o acerto? A experiência é fundamental e ,na maioria das vezes, é alicerçada em erros anteriores, que ensinarão os caminhos para que cada experiência ruim não mais ocorra. Assim, um jovem que presta seu primeiro concurso e fracassa pode, a partir do erro, descobrir seus pontos falhos e, aos poucos, aliar seus conhecimentos à capacidade de enfrentar uma situação nova .Esse mesmo jovem ,no mercado de trabalho, poderá estar envolvido em situações semelhantes: seus momentos de fracasso estimularão sua criatividade e maior empenho, o que fatalmente levará a posteriores acertos fundamentais em seu trabalho.
5º§ Assim , o aparecimento dos erros nos atos humanos é inevitável. Porém ,é preciso, acima de tudo, saber lidar com eles, conscientizar-se de cada ato falho e tomá-los como desafio, nunca se conformando, buscando sempre a superação e o sucesso. Antes do alcance da luz, será sempre preciso percorrer o túnel.
(Redação de aluno)
VEJAMOS OUTRO EXEMPLO!
Aquilo por que vivi
1º§ Três paixões simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida : o anseio de amor , a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões , como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso , instável, por sobre o profundo oceano de angústia , chegando às raias do desespero.
2º§ Busquei, primeiro , o amor, porque ele produz êxtase \u2013 um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o , ainda, porque o amor nos liberta da solidão \u2013 essa solidão terrível através da qual nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que \u2013 afinal \u2013 encontrei.
3º§ Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens.Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.
4º§ Amor e conhecimento, até ao ponto em são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a construir um fardo para seus filhos , e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria ser a vida humana. Anseio por avaliar o mal, mas não posso, e também sofro.
Vejamos como fazer a divisão de parágrafos:
1-Introdução \u2013 é aquele que abre seu texto, aquele em que você apresenta o tema a ser desenvolvido. A estrutura recomendada é de 4 a 6 linhas ( aproximadamente 2 períodos).
Uma das formas de fazer uma boa introdução é por meio de uma declaração. Uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor.
Poderíamos exemplificar: 
Tema \u2013 Liberação da maconha
É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda. ( Alberto Corazza, Isto é, 20 dez. 1995)
2- Desenvolvimento \u2013 é a essência do texto. É a parte onde se apresentam os argumentos.Pode ter dois, três ou até mais parágrafos.
3- Conclusão \u2013 é a parte em que se retoma o tema e a ele se dá um fecho. Deve ser breve. 
Como fazer uma esquematização de ideias antes de começar a escrever?
Suponhamos que o tema fosse : A pena de morte : contra ou a favor ?
a)contra \u2013 não resolve
b)1- direito à vida
2- outros países , EUA
3- erro judiciário
4- classes baixas
c)ineficaz : solução \u2013 erradicação da pobreza
\ufffd
MÓDULO DE REDAÇÃO
 Algumas dicas são valiosas para escrevermos bem e de forma agradável aos nossos leitores \u2013 ainda que esses sejam examinadores pouco complacentes e com humor duvidoso.Veja o pensamento que Thomas Jefferson nos deixou:
 \u201c O mais valioso de todos os talentos é o de nunca usar duas palavras , quando uma diz o que você quer.\u201d
 Por vezes usamos determinada palavra , por simpatia ou vício , inúmeras vezes em um mesmo texto , deixando-o pesado e repetitivo.Leia a opinião de Mark Twain acerca disso:
 \u201c Toda vez que quiser escrever a palavra `muito,escreva danado de. Seu editor irá apagar todos os danado de. E seu texto vai ficar bom.\u201d
 Procure ler seu texto em voz alta para que seja mais fácil perceber as impropriedades que cometeu.Não deixe para lê-lo ao fim da escritura.Pode ser muito tarde para corrigir o que julgar ruim.A cada parágrafo escrito , faça a leitura!Exemplo do benefício que essa leitura paralela pode trazer é a percepção de rimas e cacófatos indesejáveis.
 Lendo os períodos , procure reconhecer os problemas dessa natureza.
 \u201c Na época da sua construção , a usina de Itaipu tinha milhares de funcionários , quadro que foi enxugado em 50%.\u201d
 \u201c O fato é que a Venezuela deve iniciar um complexo processo de negociação para definição dos termos dessa adesão.\u201d
 \u201c A prática , por suscetível