2287 prova
15 pág.

2287 prova


DisciplinaPortuguês69.713 materiais1.609.122 seguidores
Pré-visualização4 páginas
que aleatoriamente.
A partir dessas palavras, fazer um esquema, dividindo-as por parágrafos.
Imagine que você tivesse pensado nesses elementos. Como você os organizaria em uma dissertação? 
 Curiosidade falta de personalidade e influência dos amigos.
Fuga fácil aos problemas por meio do vício
 Ausência de estrutura familiar
Frustração x fracasso ( pessoal ou profissional )
Usuário x traficante
 Selecionou-se aqui uma das 50 melhores redações de concurso em São Paulo. Observe que o candidato observou os dois itens indispensáveis a um bom texto : correção gramatical e argumentação consistente.O tema dado aos candidatos foi \u201c amizade\u201d.
 \u201cNão é bom que o homem esteja só...\u201d.- Livro do Gênesis , Bíblia Sagrada.
 No mundo contemporâneo , profundamente marcado por um ritmo acelerado e frenético de vida que isola e atomiza as pessoas , a amizade verdadeira tem se tornado cada dia um bem mais raro e precioso.Em toda a história humana , jamais se conheceu tamanha distorção e descaracterização das relações pessoais como nos dias de hoje.Isso se deve , dentre outras coisas, ao fenômeno da \u201cmercantilização da vida\u201d , que muitos autores têm apontado como marca marca do mundo de hoje.
 Nessa perspectiva , as relações humanas passaram a se caracterizar fundamentalmente pelo interesse , e as amizades deram lugar a trocas instantâneas e passageiras com o intuito de suprir carências individuais , em um esforço egoísta de satisfazer desejos.
 Com o advento da globalização , criou-se uma nova maneira de interatividade entre as pessoas: a amizade virtual.Diariamente , milhares de pessoas isolam-se em seus computadores a fim de conectar-se a seus amigos, numa crença ilusória de que estão cultivando e estabelecendo vínculos reais.Na verdade , estão cada vez mais distantes do mundo real , em um esforço solitário de interação.
 Dessa forma, cultivar amizades constitui algo cada vez mais difícil.De um lado , a imposição de um ritmo extremamente confuso de vida dificulta a troca e o conhecimento mais profundos.De outro , o individualuismo acentua o isolamento e a distância entre as pessoas.
 Mesmo assim , as expectativas de todo ser humano o levam ao anseio pela excelência da amizade que durante toda a História foi exaltada e elogiada por tantos autores.Embora tenha perdido espaço no mundo contemporâneo , a amizade cantada por Milton ou Caetano é extremamente atual, pois sintetiza as carências de todas as pessoas.
 Com isso , é urgente se buscar uma revolução dos sentimentos e das relações a fim de desconstruir a visão utilitarista e mercantilizada que se criou da amizade , resgatando sua verdadeira essência ; a fim de superar as dificuldades e imposições do mundo , que procuram apenas distanciar , isolar e atomizar as pessoas , relegando-as a uma vida internalizada e solitária.
 
\ufffd
REDAÇÃO
É de grande importância o item \u201ccoesão\u201d na avaliação de uma redação.
Por vezes observa-se uma apenação por mau uso de determinado elemento de coesão Veja alguns conectores , adequados a determinados valores semânticos.
COMPARAÇÃO:
Como
Assim como 
Bem como
Tanto...quanto
Que ou do que
CONTRASTE:
De um lado...de outro lado
Por outro lado
Em oposição
Em contraste
Ao contrário
Contudo
Todavia
Entretanto
No entanto
Embora 
Ao passo que
CAUSA:
Pois
Porquanto
Porque
Que
Pois que
Já que
Uma vez que
Visto que
Por causa de
Graças a
Em virtude de
Em vista de
Devido a
Por motivo de
CONSEQUÊNCIA: 
Logo
Pois 
Portanto
Por conseguinte
Por isso
Assim
Consequentemente
Em consequência
Em decorrência
Em resultado
Em conclusão
Como resultado
CONCESSÃO:
Ainda que
Apesar de
Embora
Mesmo que
A despeito de
Malgrado
Não obstante
Se bem que
Por mais que
Por menos que
Conquanto
Em que pese
Posto que
\ufffd
REDAÇÃO CESPE TRT / RJ
Democracia e igualdade já!
Todos são iguais perante a lei, explícita a nossa carta magna.As leis constitucionais são muito claras em determinar a igualdade entre os cidadãos.O que proporciona o fiel exercício da democracia.Mas a isonomia expressa na constituição não é plenamente assegurada.
Em um estado democrático todos deveriam ter as mesmas oportunidades.Direito à vida , à igualdade , à liberdade , à segurança e à propriedade.O cidadão brasileiro no exercício soberano de seus direitos consolidaria a defesa do ideal de cidadania.
Mas a realidade nos mostra muitos \u201cexemplos\u201d de desrespeito aos princípios e fundamentos constitucionais e em especial o descumprimento da igualdade como fundamento da democracia.A segregação ,ou melhor ,o favorecimento de alguns poucos cidadãos fere e nega a validade ao espírito da cidadania.O grande exemplo desse desrespeito à probidade administrativa é o nepotismo.Este favorece familiares e transforma o Estado num \u201ccabide\u201d de empregos públicos ,isto é , cargos públicos.
Logo se faz necessário o cumprimento da lei contra tais práticas temerárias à democracia.A sociedade civil organizada ou qualquer cidadão deve cobrar das autoridades a extinção de tais atitudes e a justiça deve efetivar o cumprimento das leis, em prol da isonomia de todos nós.
REDAÇÃO
Leia atentamente o trecho apresentado a seguir:
Numa democracia efetiva, os três poderes construídos são responsáveis pela função que cabe a cada um e pela composição harmônica entre si \u2013 o que significa um claro reconhecimento dos limites das respectivas competências. O enfraquecimento de qualquer um deles, se pode resultar em momentâneo fortalecimento dos demais, implicará, em pouco tempo, a debiliatação de todos e, portanto, do próprio regime democrático.
Escreva uma dissertação sobre o tema de que se trata o trecho acima, na qual você discutirá, argumentando de forma clara e objetiva, o que nele se afirma.
Sua dissertação deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, considerando \u2013 se letra de tamanho regular.
	01
	
	02
	
	03
	
	04
	
	05
	
	06
	
	07
	
	08
	
	09
	
	10
	
	11
	
	12
	
	13
	
	14
	
	15
	
	16
	
	17
	
	18
	
	19
	
	20
	
	21
	
	22
	
	23
	
	24
	
	25
	
	26
	
	27
	
	28
	
	29
	
	30
	
REDAÇÃO
Leia atentamente o texto que segue.
A força dos costumes de um povo costuma ter mais peso que o de certas leis. Por vezes, uma lei somente é obedecida pelo temor da punição reservada a quem ignorar. Já os costumes, arraigados na tradição de uma sociedade, são comparáveis aos conselhos de uma pessoa sábia e experimentada, que não ousamos desprezar. Cabe ao legislador ter sabedoria suficiente para dinamizar a vida de uma sociedade: deve ele, ao mesmo tempo, respeitar a índole revelada nos costumes de um povo e não temer a necessidade de propor leis que respondam aos avanços da civilização.
Redija uma dissertação na qual você argumentará, com coerência e clareza, em favor de seu ponto de vista acerca do tema discutido no texto acima.
Sua dissertação deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, considerando \u2013 se letra de tamanho regular.
	01
	
	02
	
	03
	
	04
	
	05
	
	06
	
	07
	
	08
	
	09
	
	10
	
	11
	
	12
	
	13
	
	14
	
	15
	
	16
	
	17
	
	18
	
	19
	
	20
	
	21
	
	22
	
	23
	
	24
	
	25
	
	26
	
	27
	
	28
	
	29
	
	30