AAP GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
3 pág.

AAP GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


DisciplinaGeografia da População485 materiais5.738 seguidores
Pré-visualização1 página
1) A Região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil, ficando atrás somente da Região Sudeste. Como no restante do território brasileiro, a faixa litorânea, apresenta um adensamento populacional mais acentuado. Esta realidade encontra-se em curso ha bastante tempo. Isto porque, as economias de exploração no período colonial iniciaram pelo litoral do Nordeste brasileiro, respectivamente a extração de pau-brasil e a produção de cana de açúcar.
No caso apresentado acima, reflita sobre os motivos que influenciaram para esse arranjo demográfico e avalie as afirmativas, a seguir:
I. Percebe-se a importância das características naturais que proporcionaram, de forma clara, segundo o texto, o ambiente ideal para a localização populacional significativa dessa localidade.
II. A história do desenvolvimento e ocupação da região permite afirmar que os fatores históricos têm sido importantes na determinação de uma densidade demográfica maior na região costeira nordestina.
III. Pelo fragmento apresentado podemos afirmar que as características econômicas regionais são fundamentais para podermos compreender a ocupação de uma região.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas a afirmação II está correta.
2) No decorrer da história brasileira, a ocupação populacional do território por parte dos portugueses e a formação de uma sociedade ocidentalizada, vai migrando e se deslocando por esse espaço. Esse deslocamento vai do nordeste em direção ao sudeste. Posteriormente o sul é atingido, e a partir do sul, uma onda populacional leva a fronteira agrícola em direção ao norte, passando pelo centro-oeste.
No deslocamento da população, levando a ocupação do nordeste para o sudeste, no início do século XVIII, apresenta grande importância uma atividade econômica de grande impacto nacional, que proporcionou esse deslocamento populacional em direção ao sudeste, especialmente Minas Gerais, trata-se da(o):
Alternativas:
a) descoberta de ouro.
b) cultivo de café.
c) criação de gado.
d) extração de madeira.
e) plantação de cana de açúcar.
3) Para o Fundo de População das Nações Unidas \u2013 FNUAP (UNFAP, 2012), o envelhecimento da população é uma conquista da humanidade e tem como principal fator o triunfo do desenvolvimento sobre modelos de vida que apresentavam características tão insalubres no passado, ainda que se o aumento da expectativa de vida das populações não se consolide de forma homogênea em todas as regiões do planeta. Isto significa dizer que os países desenvolvidos já convivem com uma população de idosos que cresce cada vez mais. No entanto, o progresso técnico conhecido por estas regiões do mundo tem avançado para os países em desenvolvimento e deste modo é possível observar que entre os 15 países com mais de 10 milhões de idosos, 7 estão entre os países em desenvolvimento.
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas \u2013 Fnuap (UNFAP, 2012), após a virada para o século XXI muitos países passaram a registrar um aumento na expectativa de vida, registrando a idade média de 80 anos ou mais.
Refletindo sobre o texto apresentado, analise as afirmações a seguir em busca das causas para o crescimento da expectativa de vida em diversos lugares do mundo.
I. A melhoria efetiva das distribuição de renda em muitos lugares do mundo, com uma diminuição sensível das desigualdades tem fomentado o aumento da expectativa de vida.
II. As melhorias e os avanços médico-sanitários têm influenciado no sentido de aumento da expectativa de vida.
III. Melhor acesso e disponibilidade de políticas de prevenção e acompanhamento de doenças contribuem para a maior média de anos vividos da população.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d) As afirmações I, II e III estão corretas.
e) Apenas a afirmação II está correta.
4) As deficiências do sistema de saúde brasileiro, a redução do número de filhos e a expansão das redes de saneamento básico em todas as regiões do país são alguns aspectos importantes relacionados à mortalidade infantil. Hábitos pessoais como o ato de fumar, a prática da amamentação materna e o uso correto de métodos anticoncepcionais também são discutidos, com suas múltiplas consequências. A desnutrição e as doenças associadas à alimentação da população, os problemas relacionados à saúde da mulher, como a assistência à gravidez e ao parto e o aborto, são outros aspectos fundamentais na determinação da mortalidade infantil e da mortalidade das gestantes.
Sobre a taxa de mortalidade infantil, analise as assertivas a seguir:
I - A mortalidade infantil primária é aquela que representa a taxa de nascidos vivos que falecem antes de completar seu primeiro ano de vida.
II - A mortalidade infantil secundária é a representa o número de crianças que não chegam a completar cinco anos de vida.
III - Altas taxas de mortalidade pode significar que o país apresenta condições de miserabilidade.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e II.
d) I e III.
e) I, II, III.