AD1   PCNE   2015.2
2 pág.

AD1 PCNE 2015.2


DisciplinaPráticas443 materiais365 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais \u2013 CCH
Licenciatura em Pedagogia
 
- EAD
UNIRIO/CEDERJ
Fundação Centro de Ciências e
Educação Superior a Distância 
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a
Distância do Estado do
Rio de Janeiro
Primeira Avaliação a Distância - 2015.2
 Disciplina: Práticas Educativas em Contextos não Escolares - PCNE
Coordenação: Mônica Menezes de Souza
	Nome:
	Matrícula:
	Email:
	Polo:
	Cidade em que reside:
Prezado (a) Estudante:
Essa é a sua primeira avaliação à distância. Leia atentamente as instruções abaixo:
Você encontrará 05 questões nesta prova, que foram extraídas dos textos e vídeos referentes às semanas do Eixo I e início do Eixo II. Para realizá-la, não deixe de estudar os textos disponíveis em Cadernos Didáticos, assim como assistir aos vídeos que se encontram na página da disciplina, além de acessar o hipertexto, disponível na semana 04;
Leia cada questão e procure ter clareza, concisão e objetividade na elaboração de suas respostas;
Mantenha o padrão de fonte, espaços e margens desta prova (espaço até 1,5 cm \u2013 2,0 cm superior e esquerda e 1,5 inferior e direita \u2013 Arial 11);
É desejável (não obrigatório) que você utilize aproximadamente de meia a uma lauda para responder a cada questão;
Revise suas respostas antes de entregar sua avaliação;
Em caso de alguma citação, não se esqueça das regras básicas: coloque o trecho entre aspas e indique a fonte; caso contrário, sua resposta poderá ser anulada;
Esta avaliação deverá ser postada na Plataforma até: 22/08/2015 \u2013 sábado \u2013 às 23:55hs. Após realizá-la, salve-a em seu computador, e envie para a Plataforma, de acordo com as instruções. 
A avaliação é individual e autoral.
Questões:
1) Tendo como referência os textos 01 a 03 e os vídeos das semana 01 e 02, apresente algumas definições para a educação informal, não formal e formal, fornecendo exemplos de cada uma. 
(2,0 pontos)
2) Faça uma pesquisa junto às escolas de seu município (trabalho e/ ou residência) que exemplifique algumas práticas de educação não-formal dentro da escola, tendo como base o texto 02, de Gloria Gohn. Em sua resposta não se esqueça de identificar a escola, o município onde está situada e qual seu público-alvo, além das práticas que acontecem nesse espaço escolar. (2,0 pontos)
3) "A educação formal, escolarizada, muitas vezes burocratiza o saber. Os adultos escutam pouco as crianças; perderam a relação de alteridade em relação a elas. " (GADOTTI, Texto 03, pág. 5)
O que o autor propõe com esta afirmativa, tendo em vista a construção do saber e formação da identidade das crianças como cidadãs? (2,0 pontos)
4) Levando-se em consideração o conceito de cidades educadoras - que consta no texto 04, no hipertexto da semana 04 e nos vídeos da semana 05 - selecione pelo menos um princípio da \u201cCARTA DAS CIDADES EDUCADORAS\u201d que necessita ser implementado em seu município de trabalho ou residência. Redija um texto indicando o município, o princípio selecionado e a justificativa para sua escolha.
(2,0 pontos)
Para acessar a carta entre no link do hipertexto e clique sobre o link  Carta de Princípios, logo após o primeiro vídeo que aparece dentro da página. Para enriquecer sua resposta sugerimos que leia os textos do vários links e assista aos vídeos dentro deste hipertexto, cujo link encontra-se abaixo:
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/11/14/19-elementos-que-voce-pode-encontrar-em-uma-cidade-educadora/
5) A partir dos estudos de todo o Eixo I, responda se a educação formal e não formal são necessariamente antagônicas e conflitantes ou podem ser complementares. Redija um texto, justificando sua resposta e fornecendo exemplos. (2,0 pontos)
Boa Avaliação!
Equipe PCNE
2