Buscar

Fundamentos da Administração Questionário Unidade I Unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos da Administração
Modulo I 
1) A globalização e a internacionalização dos recursos econômicos elegeram a _______________ como o tema principal, no contexto estratégico das empresas. Para sobreviver neste tumultuado e volátil mundo corporativo passouse a utilizar de forma intensa e progressiva automação das operações produtivas e administrativas, visando ao aumento da efetividade, eficácia por meio da eficiência, ao longo do tempo. Entre as alternativas, assinale aquela que preenche corretamente a lacuna. 
Resposta: Competitividade
Comentário: Fatores da modernidade como globalização, descentralização de poder nas organizações, downsizing, avanços da tecnologia da informação, terceirização, entre outros, têm exigido grandes mudanças no entendimento sobre a organização do trabalho, dos empregos e, consequentemente, do papel dos gestores à frente das organizações. Os administradores devem se voltar para o conhecimento, preparandose para os novos desafios e habilidades de desenvolver para atuar nesse novo cenário. A globalização e a internacionalização dos recursos econômicos elegeram a competitividade como o tema principal, no contexto estratégico das empresas.
2) Como em toda profissão, o exercício desta proíbe atividades com intenções ocultas ou de caráter ilegal, o que macularia a imagem do administrador profissional, prejudicando a imagem reconhecidamente elevada pelas organizações e seus acionistas. No exercício profissional do administrador lhe é vedado (entre as listadas, aponte a alternativa incorreta):
Resposta: Incorreta - Dificultar o exercício da profissão a terceiros, não habilitados ou impedidos.
Comentário: É vedado ao administrador profissional facilitar o exercício da profissão a terceiros não habilitados ou impedidos.
3) Considerando a evolução da teoria e da prática nas organizações, o maior expoente entre os filósofos foi René Descartes, matemático e físico francês considerado o fundador da filosofia moderna. As famosas coordenadas cartesianas foram criadas por Descartes e foi muito valioso o impulso que deu à matemática e à geometria da época. Na filosofia, celebrizouse pelo livro “O discurso do método”, no qual descreve os principais preceitos de seu método filosófico, hoje denominado método cartesiano, cujos princípios são (entre os listados, aponte a incorreta):
Resposta: Princípio da verificação.
Comentário: não existe o princípio da verificação. Veja na íntegra os princípios criados por Descartes:
• Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidências aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática, evitamse a prevenção e a precipitação, aceitandose apenas como certo aquilo que seja evidentemente certo.
• Princípio da análise da decomposição: consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas partes forem possíveis e necessárias à sua melhor adequação e solução, e resolvêlas cada uma separadamente.
• Princípio da síntese ou da composição: consiste em conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, começando pelos objetivos e pelos assuntos mais fáceis e simples de conhecer, para caminharmos gradualmente para os mais difíceis.
• Princípio da enumeração ou da verificação: consiste em fazer, em tudo, recontagem, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado de lado.
4) De acordo com as posições que ocupa na empresa, o administrador deverá desenvolver habilidades, que estão divididas em três categorias principais. Todo administrador precisa das três habilidades para poder executar seus papéis e buscar as melhores formas e modelos de gestão. Essas habilidades são:
Resposta: Interpessoais – informacionais – decisórias.
Comentário: Papéis interpessoais
A. categoria de papéis são relativos ao relacionamento interpessoal e à construção conjunta dos resultados almejados. Representam o modo como os gestores interagem e influenciam seus subordinados diretos. São divididos em três papéis: símbolo, líder e ligação.
B. Papéis informacionais Manutenção e desenvolvimento de uma rede de informações, pois os gestores investem a maior parte do seu esforço planejando, captando, processando e aplicando informações nas suas decisões. Todos vivemos em função de um fluxo intenso e contínuo de informações. Para atingir a excelência na gestão, os administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações. Na categoria informacional, destacamse três importantes papéis: monitor; disseminador e portavoz.
C. Papéis decisórias São tocantes às análises dos dados e informações disponíveis e das escolhas que os gestores devem fazer. Os papéis dessa categoria respondem pela função central do administrador. Para a devida representação, o gestor deve desenvolver as suas habilidades interpessoais para motivar e comprometer os colaboradores para que participem do processo decisório, bem como as habilidades conceituais, que o subsidiarão com análises do ambiente, o entendimento global do negócio e o pensamento estratégico empresarial.
5) Em uma consideração dos estudos sobre a sociedade do conhecimento e suas implicações nas mudanças no perfil do administrador profissional, Wick & León (1997) comparam características do administrador do passado com as do administrador do terceiro milênio. O futuro administrador não está distante, permanece em constante evolução e está atuando nas organizações enquanto completa o desenvolvimento de suas futuras habilidades e características profissionais. O perfil dos administradores do futuro aponta algumas características que estão listadas a seguir. Entre elas há uma que não pertence a esse grupo. Aponte qual:
Resposta: Crença na plenitude da sua educação e preocupação com pequenas reciclagens.
Comentário: no futuro não bastará cuidar da educação e se preocupar com reciclagens eventuais e necessárias para momentos específicos. O que se prevê é a prática da educação continuada (atividade permanente para a vida toda).
6) O administrador deve atentar para o cumprimento dos deveres instituídos pelo seu código de ética. Deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, os bens e os interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional. Deve atentar para outras obrigações, como (aponte a alternativa incorreta):
Resposta: Conservar dependência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados.
Comentário: o correto é conservar independência na orientação técnica de serviços. Veja na íntegra todas as obrigações:
• Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional.
• Conservar independência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados.
• Comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas.
• Informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.
• Renunciar, demitirse ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto.
• Evitar declarações públicas sobre os motivos de seu desligamento, desde que do silêncio não lhe resultem prejuízo, desprestígio ou interpretação errônea quanto à sua reputação.
• Esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.
• Manifestar, em tempo hábil e por escrito, a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício da profissão, formulando, em caso de dúvida, consulta ao CRA no qual esteja registrado.
• Aos profissionais envolvidos no processo de formação do administrador, cumpre informar, orientar e esclarecer sobre os princípios e as normas contidas no código deética da profissão.
• Cumprir fiel e integralmente as obrigações e os compromissos assumidos, relativos ao exercício profissional.
• Manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão.
7) O administrador profissional se tornou fundamental na condução da sociedade moderna. Esse profissional é um agente importante para viabilizar realizações com maior eficiência e eficácia, cumprindo integralmente as suas obrigações. Entretanto, a sua atuação profissional é permeada de direitos, os quais, ele deve preservar e lutar pela sua efetivação (entre os direitos listados, aponte a incorreta):
Resposta: Exercer a profissão a depender de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza discriminatória.
Comentário: o exercício da profissão deve ser exercido independentemente das questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, entre outros.
8) Para um bom desempenho como gestor, o administrador deve desenvolver habilidades necessárias para o trato organizacional e negocial. De forma geral, as características básicas de um bom administrador são (assinale a alternativa incorreta):
Resposta: Pensamento tático: habilidade para interpretar e explicar distorções dos padrões nas informações.
Comentário: táticas reúnem ferramentas para administração e não são formas de pensar, e sim de planejar. Logo, não se tem pensamento tático na administração.
9) Segunda Revolução Industrial (1860 a 1914). O segundo período da Revolução Industrial foi caracterizado pelos seguintes eventos (entre os listados, aponte a incorreta):
Resposta: O crescente domínio da ciência pela indústria.
Comentário: o domínio que surgiu na época foi da indústria pela ciência. Devemos considerar que a indústria evoluiu substancialmente com a presença e o desenvolvimento da ciência. Veja todas as mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial.
• Substituição do ferro pelo aço.
• Substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo.
• O desenvolvimento de maquinaria automática e alto grau de especialização do trabalho.
• O crescente domínio da indústria pela ciência.
• Transformações radicais nos transportes e nas comunicações.
• A partir de 1880, Daimler e Benz constroem automóveis na Alemanha.
• Dunlop aperfeiçoa o pneumático, em 1888.
• Henry Ford inicia a produção do seu modelo “T“, em 1908.
• Primeira experiência com o avião por Santos Dumont (1906).
• O desenvolvimento de novas formas de organização capitalista.
• A substituição do capitalismo industrial pelo capitalismo financeiro.
• Dominação da indústria pelas inversões bancárias, financeiras e de crédito, como: a formação da United Steel Corporation, em 1901, pela J. P. Morgan & Co.
• A formação de imensas acumulações de capital provenientes de trustes e fusões de empresas.
• O desenvolvimento das holding companies.
• A expansão da industrialização até a Europa Central e Oriental e o Extremo Oriente.
10) Segundo Katz (1986), as três categorias de habilidades imprescindíveis para o bom desempenho do administrador são:
Resposta: Técnicas – humanas – conceituais.
Comentário: de acordo com as posições que ocupar na empresa, o administrador deverá desenvolver habilidades, que estão divididas em três categorias: técnicas, humanas e conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades para poder executar seus papéis e buscar as melhores formas e modelos de gestão.

Outros materiais