Buscar

HISTÓRIA DA ARTE aula 3 Antigo Oriente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DA ARTE 
aula 3
Prof. Karime
ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO
Sumérios
Acádios 
Hititas 
Babilônios
Assírios
Persas
ANTIGO EGITO
ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO
Ou Antigo Oriente:
É o termo utilizado para denominar a região de onde apareceram as civilizações anteriores às clássicas, na região que atualmente se denomina Oriente Médio (Iraque, Kuwait, parte da Siria, Líbano, Israel, Egito) no período que vai desde a Idade do Bronze chegando até à expansão dos Persas no Século VI a.C..
Uma religião com muitos deuses
Os mesopotâmicos eram politeístas (religião com vários deuses. As divindades eram semelhantes aos humanos: nasciam, morriam, casavam-se, tinham filhos, ficavam tristes ou zangados, eram cruéis ou caridosos.
CIVILIZAÇÃO
A civilização nasceu na Mesopotâmia, onde forma inventados roda, a agricultura, os veículos, as cidades, a escrita, o direito, a medicina, a filosofia, a matemática e a astronomia. 
A arte mesopotâmica estava ligada aos deuses, que, acreditava-se, protegiam essas primeiras cidades-estados.
A MESOPOTÂMIA
Região cujo nome significa “entre rios” ficava entre os rios Tigre e Eufrates, e corresponde, grosso modo, ao atual Iraque.
À medida que ocuparam a região, os sumérios, e mais tarde os acádios e babilônios deixaram de ser caçadores e coletores para se dedicar à agricultura e à criação de animais.
Produção excedente deu origem ao comércio e surgimento de cidades dotadas de imensos templos – zigurates.
ZIGURATES
Um zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo valeda Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides planadas. O formato era o de vários andares construídos um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído — as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete.
ZIGURATES
Na Mesopotâmia acreditava-se que eram a morada dos deuses. Através dos zigurates as divindades colocariam-se perto da humanidade, razão pela qual cada cidade adorava seu próprio deus ou deusa;
serviam de depósito de cereais,moradia de governantes, biblioteca;
e para a observação do céu e das estrelas e dos níveis das enchentes dos rios (Tigre e Eufrates).
Torre de Babel
A Torre de babel bíblica talvez fosse o zigurate da Babilônia.
Infelizmente não sobrou nem mesmo a base daquela poderosa estrutura, mas de acordo com achados arqueológicos e fontes históricas, a torre colocava-se sobreposta a sete camadas multicoloridas, em cujo topo achava-se um templo de proporções singulares. Acerca desse templo, acredita-se haver sido pintado e preservado em cor anil, combinando com o cimo das camadas.
Shamash
As pessoas iam aos templos cultuar seus deuses e oferecer-lhes sacrifícios. Como alguns deuses estavam ligados a planetas (ex. Shamash ao Sol, Sin à Lua e Ishtar a Vênus) acredita-se que o movimento planetário fosse muito importante para os mesopotâmios.
11
Ishtar: era a mais célebre das deusas no panteão mesopotâmico, tinha como atributo a feminilidade, o amor, sendo também a soberana da guerra
SUMÉRIOS 2600-2400 a.C.
A lira da rainha
A lira da rainha
Esse instrumento achado no túmulo da rainha Pu-Abi, no cemitério real de Ur, se destinava a oferecer música depois da morte. No túmulo, um escravo sacrificado foi colocado ao lado da harpa, com os dedos nas cordas. 2600-2400 a.C., madeira, conchas, lápis-lazúli e ouro. 112cm de altura. Museu Britânico, Londres.
SUMÉRIOS
Aos sumérios é atribuída a invenção da escrita cuneiforme, da urbanização e da roda e sua influência cultural se espalhou por todo o ocidente da Ásia. Seus artesãos produziram admiráveis objetos de cerâmica e metal, além de esculturas.
A cidade se dividia em cidades-estados, das quais a mais importante foi Ur.
SUMÉRIOS
O estandarte de Ur. Muitos pesquisadores acreditam que não se trate de um estandarte militar, mas da caixa de som de um instrumento musical.2600-2400 a.C. mármore, lápis-lazúli, calcário vermelho e conchas. 26cm alt. Museu Britânico.
SUMÉRIOS
Cabeça de touro. Pequenas figuras de touro e cabeças de touro esculpidas são comuns na arte da Mesopotâmia. Elas podem ter sido usadas como oferendas ou servido para o culto às divindades. Acad - o deus do trovão- surgia montado num touro. 
 
                                                 Cabeça de touro          
 
                                                 Cabeça de touro          
BABILÔNIOS
O Primeiro Império Babilônico (2000 a.C. – 1750 a.C.).
Destacou-se o governo de Hamurábi, que conquistou muitos territórios e unificou quase toda a Mesopotâmia.
As mudanças do governo de Hamurábi:
Desenvolveu a agricultura com as construções de irrigação;
Intensifica o comércio nas localidades do Império;
Elabora um dos primeiros códigos de leis escritas do mundo, o Código de Hamurábi que regulava diversos aspectos da vida cotidiana e punia de acordo com a categoria social. 
Após a morte de Hamurábi seus sucessores não aguentam as invasões e são derrotados pelos hititas, um povo que habitava a região da Ásia Menor.
BABILÔNIOS 2000-1750 a.C.
Fiel de Larsa
ASSÍRIOS 1300-612 a.C.
Rei Salmanasar III
ASSÍRIOS
Enquanto Babilônia era destruída, se formava, ao norte, no Planalto de Assur, o Império Assírio (1300 a.C. – 612 a.C.). Famosos pela característica violenta, por deixar cidades destruídas e fileiras de mortos ao saqueá-las. 
Essa violência vem da necessidade de se defender de inúmeras invasões, assim desenvolveram um exército forte com infantaria, cavalaria, carros de combate; usavam capacetes, botas e grandes escudos.
ASSÍRIOS
A primeira capital foi Assur, depois foi Nínive. O rei Assurbanipal (669 a.C. – 626 a.C.) constrói a biblioteca de Nínive, com tábuas com escritas cuneiformes. O apogeu do império foi com o rei Sargão II que conquista grande território, mas essa extensão territorial acaba sendo um problema para os reis assírios que não conseguem controlar as revoltas e com os impostos elevados surge conflitos internos que põe fim ao império no final do século VII a.C. e as cidades assírias são conquistadas pelos babilônios.
 Touro alado Assírio
Protetor divino: 
Os assírios erguiam estátuas de figuras guardiãs para afastar os maus espíritos. Várias entidades locais, como Assur, Ishtar e Shamash eram representadas com um capacete com um ou mais pares de chifres, símbolo de divindade. Seu corpo de touro ou leão enfatizava a força; as asas, a velocidade; a cabeça humana, a inteligência.
Figura guardiã alada – essa figura faz parte de um par de estátuas monumentais do palácio de Sargão II em Khorsabad. Trata-se de um lamassu, touro alado com cabeça humana. Séc. VIII a.C., alabastro, 420cm de alt.. Louvre, Paris, França.
No contexto
Escrita cuneiforme: em forma de cunha. Foi a primeira inventada pelo homem. Produzida pela impressão de uma haste de junco sobre argila molhada, ela surgiu na Mesopotâmia por volta de 3000 a.C.. Várias línguas do Oriente Próximo – suméria, acadiana, hitita – foram registradas dessa maneira.
Placa cuneiforme: essa inscrição lista o nome e os títulos de Salmanasar III, rei da Assíria, antes de descrever a construção de um templo em Nimrud. Séc. IX a.C., argila, Museu Britânico.
ASSÍRIOS E BABILÔNIOS – a arte do azulejo
A ARTE DO AZULEJO - murais
As mais antigas peças de azulejos conhecidas, datam de cinco mil anos a.C. e foram encontradas em escavações no Egito. Sabe-se também que os assírios e babilônios usavam revestimentos semelhantes. Mas foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha e de lá se difundiu por toda a Europa. Também dos árabes provém a origem do nome azulejo, derivado do termo "azuleicha" - que significa "pedra polida".
BABILÔNIOS (império revitalizado) 604-562 a.C.
detalhe do portão de Ishtar
28
BABILÔNIOS
A cidade Babilônia foi reconstruída, palácio e templos foram erguidos
ou recuperados, como a Torre de Babel (um Zigurate de 100 metros de altura) e os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
O rei de maior destaque foi Nabucodonosor (605 a.C. – 561 a.C.) que torna Babilônia o centro político e econômico da Antiguidade Oriental
Porta de Ishtar
Uma das 8 portas da antiga cidade da Babilônia, construída por volta de 580 a.C. por Nabucodonosor. Feita de tijolos decorados e relevos esmaltados de touros e dragões, tem 23m de altura. A porta faz parte de uma via processional situada no coração da cidade.
Porta de Ishtar
La porta azzura di Ishtar, che era l’entrata principale di Babilonia, presentava lo spettacolo impressionante della forza e della grandezza.
JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
As organizações sociais na Babilônia
Eram organizações estratificadas (divisão da sociedade em camadas como castas) e basicamente se dividia em: população livre e os escravos.
A população livre era formada por: artesãos, criadores de gado, camponeses, estes eram os mais pobres da população livres. Agora os mais ricos e quem realmente mandava eram os da Aristocracia (uma pequena parcela da população que comandava): grupos de pessoas mais ricas a altos funcionários do palácio, o rei e sua família, sacerdotes e grandes comerciantes e generais.
JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
Foram construídos por Nabucodonossor, segundo historiadores do passado, para sua esposa e rainha. A rainha tinha "paixão pelos arredores montanhosos" de sua terra natal, e, achando a cidade da Babilônia muito plana e depressiva, foi a inspiração para o rei criar o jardim cheio de terraços, para recriar o terreno verde e montanhoso tão desejado.
JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
O nome Jardins Suspensos atingiam 100m de altura e eram, na realidade, jardins construídos em andares, ao invés de serem suspensos, como o nome indica.
A construção dos jardins em terraços fazia com que estes se parecessem com pequenas elevações, ou montanhas, com as árvores ao topo, sendo vistas de uma distância considerável por sobre as muralhas do palácio de Nabucodonossor. Sem dúvida, este fato fez perpetuar o sentido de ilusão e maravilha se perpetuasse e o termo jardins suspensos também, ao invés de sobrepostos. Os jardins botânicos com flores fragrantes e esculturas surgiam dentre piscinas e fontes. Árvores frutíferas acentuavam as áreas retangulares cultivadas, sob a sombra das árvores. A água descia em cascata a partir do lago-reservatório por sobre a vegetação localizada em baixo.
LOCALIZAÇÃO: os Jardins Suspensos estavam localizados no banco leste do Eufrates, num antigo bairro da cidade, entre as margens do rio e os palácios reais
 
PERSAS 516-465 a.C.
Grifo gigante, escultura de uma das colunas do Palácio dePersépolis, sudoeste da Pérsia.
Estranha criatura da mitologia, com corpo de leão, cabeça e asas de águia, orelhas de cavalo e, em lugar de crinas, barbatanas de peixe.
Estranha criatura da mitologia grega, com corpo de leão, cabeça e asas de águia, orelhas de cavalo e, em lugar de crinas, barbatanas de peixe.
38
Cronologia 
Embora a Mesopotâmia e regiões vizinhas tenham sido ocupadas em tempos remotos por uma sucessão de povos e culturas, suas formas de arte foram sempre muito semelhantes. 
Estilo e temas
A escultura foi a forma de arte mais praticada no período.
Em pequenas dimensões, o objeto mais comum era o selo cilíndrico.
Esse era um objeto corriqueiro em todo o ocidente da Ásia por volta de 3000 a 500 a.C. e os acádios produziram um dos mais belos exemplares. Em geral a imagem era produzida rolando-se o cilindro sobre uma pastilha de argila, mas também podia ser usado em portas e vasos de todos os tipos, ou como amuleto contra o mal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes