Buscar

Gabarito AP 2 GP 2017 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2 Período - 2017/2º
Disciplina: Gestão de Pessoas II Coordenador: André Ferreira
RESPOSTAS (GABARITO):
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	C
	E
	F
	D
	A
	G
	E
	B
1) O feedback é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio do feedback, um colaborador pode saber sobre o seu desempenho e os seus resultados, sua atuação em um projeto específico, sua forma de se relacionar com outras pessoas, seu estilo de liderança, seu modelo mental de tomada de decisão entre outros aspectos. Apesar do feedback ser uma ferramenta poderosa, nas organizações a maioria dos gestores prefere ignorar essa responsabilidade. Stephen Robbins (2002) cita algumas razões para esta resistência. Com referências às razões apresentadas por Robbins a seguir: 
I. Os Gestores não alocam tempo para o processo de feedback, tendo em vista a pouca importância que devotam ao desenvolvimento de pessoas, dando assim prioridade a ações ligadas à remuneração; 
Pode-se afirmar que:
 (c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras;
2) Metodologia significa a forma como os treinamentos podem ser aplicados. Dos conceitos relacionados a metodologias listados a seguir::
II - On the job: São realizados em laboratórios ou salas interativas que reproduzem fielmente as condições de trabalho, buscando criar condições que os treinandos tenham a sensação de estarem acessando as próprias máquinas e os instrumentos do próprio local de trabalho. No entanto, uma desvantagem é o fato de que, se o treinamento não for bem planejado, pode-se prejudicar o aprendizado das tarefas.. 
Pode-se afirmar que:
	(e) Somente as I, III e IV são verdadeiras;
	
3) Com referências às competências individuais, das afirmativas abaixo:
Pode-se afirmar que:
	(f) Todas as afirmativas são verdadeiras
	
4) Para avaliar se os resultados da gestão de cargos & salários e seus objetivos estão sendo atingidos, alguns indicadores podem ser utilizados. Dentre os indicadores apresentados a seguir: 
IV. Atender as demandas políticas e sociais locais (responsabilidade social): A gestão de cargos & salários deve levar em consideração o impacto da organização na sociedade na qual está inserida.
Pode-se afirmar que:
	(d) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
5) A pesquisa salarial consiste em verificar os salários praticados por outras empresas e desta forma buscar estabelecer uma equidade externa. Com referência à afirmativas abaixo: 
II - Para realização da pesquisa salarial deve-se escolher pelo menos trinta empresas, com preferência para organizações que possuam vínculos comerciais com a empresa patrocinadora da pesquisa. 
Pode-se afirmar que:
(a) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
6) Com referência aos TIPOS DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL OU ESTRATÉGICA apresentados no livro, das afirmativas abaixo:
Pode-se afirmar que:
 (g) Todas as afirmativas são verdadeiras.
7) No processo de internacionalização de empresas, o conceito de cultura nacional pode afetar o ambiente de negócios das organizações. Hofstede (1991), em pesquisa realizada em 72 subsidiárias da IBM, identificou cinco dimensões independentes das culturas nacionais. Com referência as afirmativas abaixo:
Pode-se afirmar que:
 (e) Todas as afirmativas são verdadeiras
8) Com referência aos conceitos apresentados abaixo:
IV. Convenção coletiva: diferencia-se do acordo coletivo em função dos atores do processo de negociação. Enquanto no acordo a relação é entre empresa e sindicato dos trabalhadores, na convenção coletiva a negociação e o acordo ocorre entre o sindicato dos trabalhadores e a justiça do trabalho.
Pode-se afirmar que:
 (b) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras;

Outros materiais