Buscar

Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos (GAM09) - PROVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos (GAM09)
1.	Nos reatores de fluxo horizontal, os sólidos sedimentáveis são digeridos. Esses reatores, geralmente, são utilizados junto à lagoas facultativas e de maturação, as quais recebem uma denominação específica. Sobre esta denominação, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Lagoas biológicas.
 b)	Lagoas anaeróbias.
 c)	Lagoas sépticas.
 d)	Lagoas aeróbias.
 
 
2.	O tratamento preliminar de esgotos ou efluentes consiste na remoção de particulados sólidos maiores. Para a remoção destas impurezas, os equipamentos mais utilizados são grades, peneiras e desarenadores que proporcionam uma filtração mecânica. Por isso, este tipo de tratamento é classificado como um processo físico. Com base nos processos físicos primários do tratamento de esgotos, analise as sentenças a seguir:
I- Os sólidos maiores devem ser retirados nesta etapa preliminar do tratamento de efluente para preservar e proteger sistemas dinâmicos das etapas posteriores do tratamento, como as bombas centrífugas.
II- A areia é prejudicial ao sistema de recalque de líquido, pois causa abrasão na tubulação e aumenta a perda de carga na tubulação.
III- O tratamento preliminar de efluentes envolve também a remoção de material orgânico por ação bacteriana.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças II e III estão corretas.
 b)	As sentenças I e II estão corretas.
 c)	Todas as sentenças estão corretas.
 d)	As sentenças I e III estão corretas.
 
 
3.	O sistema de esgotamento sanitário é composto por um conjunto de processos, equipamentos e serviços com variadas funções, tais como a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final dos esgotos domésticos, de modo a proteger a saúde pública, atender aos padrões legais existentes e proteger o meio ambiente. O tratamento de esgoto sanitário é realizado por meio de operações físicas unitárias e processos químicos e biológicos, agrupados, cujo nível de tratamento dependerá do conjunto adotado. Sobre o sistema de esgotamento sanitário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) As operações físicas unitárias são métodos de tratamento nos quais predomina a aplicação de processos físicos, como gradeamento, mistura, sedimentação, flotação e filtração. 
( ) Nos tratamentos de esgoto por processos químicos, a remoção ou conversão de poluentes se faz pela adição de produtos químicos ou por reações químicas, como desinfecção e precipitação. 
( ) Os processos biológicos de tratamento de esgoto dependem das condições em que se realiza a atividade biológica para a remoção de poluentes, como o processo de estabilização da matéria orgânica, no qual convertem a matéria orgânica em gases, água e outros compostos inertes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - F - V.
 b)	V - F - F.
 c)	V - V - V.
 d)	V - V - F.
 
 
4.	O tratamento preliminar de esgotos ou efluentes consiste na remoção de particulados sólidos maiores. Para a remoção destas impurezas são utilizados processos de gradeamento, peneiramento e caixas de areia que proporcionam uma remoção mecânica. Com base nos exemplos citados de processos físicos primários do tratamento de esgotos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gradeamento.
II- Peneiramento.
III- Caixas de Areia.
( ) É o processo que é aplicado para retenção de constituintes menores contidos no esgoto ou efluente. Estes equipamentos são classificados de acordo com o grau de abertura de suas malhas. Este espaçamento varia entre 0,5 e 2 mm.
( ) É o processo que é aplicado para retenção de material grosseiro contido no esgoto ou efluente. Estes equipamentos são classificados de acordo com o tamanho de sólidos que são retidos, geralmente em torno de 0,5 a 2 cm.
( ) São tanques projetados para a remoção de um constituinte do efluente ou esgoto por sedimentação gravitacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	III - II - I.
 b)	I - II - III.
 c)	I - III - II.
 d)	II - I - III.
 
5.	O tratamento preliminar de esgotos ou efluentes consiste na remoção de particulados sólidos maiores. Para a remoção destas impurezas, os equipamentos mais utilizados são grades, peneiras e outros equipamentos que proporcionam uma remoção mecânica. Por isso, este tipo de tratamento é classificado como um processo físico. Com base nos processos físicos primários do tratamento de esgotos, analise as sentenças a seguir:
I- De maneira geral, o termo primário se refere à aplicação de processos unitários físicos, químicos e biológicos de tratamento de efluentes.
II- O tratamento preliminar de esgotos e efluentes remove constituintes como galhos, areia e graxa, que possam causar problemas operacionais ou de manutenção as operações e aos processos de tratamento e sistemas auxiliares.
III- O tratamento preliminar de efluentes e esgotos visa à remoção de matéria orgânica biodegradável e desinfecção do líquido.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Somente a sentença III está correta.
 b)	Somente a sentença II está correta.
 c)	As sentenças I e III estão corretas.
 d)	As sentenças I e II estão corretas.
 
 
6.	A presença e a atividade dos microrganismos está diretamente relacionada a fatores ambientais. Alguns parâmetros, como o pH, os nutrientes, a toxicidade de alguns íons e a temperatura podem interferir nos sistemas anaeróbios. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Grande parte dos microrganismos sobrevive em condições de pH ácido, ou seja, abaixo de sete (7,0).
II- A redução da concentração de nutrientes deve ocorrer de acordo com a legislação, sem descartar os microrganismos presentes no processo.
III- A presença de compostos tóxicos pode dificultar o crescimento de microrganismos aeróbios e anaeróbios. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças II e III estão corretas.
 b)	As sentenças I e III estão corretas.
 c)	Somente a sentença II está correta.
 d)	Somente a sentença I está correta. 
7.	A separação de areia do esgoto é efetuada em caixas de areia independentes e projetadas para separar fisicamente as partículas de areia das partículas orgânicas. As caixas de areia retangulares e quadradas de fluxo horizontal têm sido utilizadas durante muitos anos, mas estão sendo substituídas em instalações mais recentes por caixas de areia do tipo aerado ou por vortex. Com base neste tipo de equipamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As quantidades de areia no efluente ou esgoto variam de uma localidade para outra, dependendo, por exemplo, do tipo do sistema coletor de esgoto, das características da área de drenagem e dos volumes de infiltração em áreas com solos arenosos.
( ) Além de areia, a composição básica deste constituinte do efluente ou esgoto pode incluir cascalho, cinzas e outros materiais pesados.
( ) A remoção de areia dos efluentes é necessária para aumentar a formação de depósitos pesados em tanques de aeração, digestores aeróbios, adutoras, canais e condutos forçado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - F - V.
 b)	F - F - V.
 c)	F - V - F.
 d)	V - V - F.
 
8.	Um dos processos envolvidos nos sistemas de tratamento de águas e efluentes consiste na passagem de uma mistura sólido-líquido através de um material poroso, no qual os sólidos ficam retidos e o líquido é liberado. Com relação a esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Flotação.
 b)	Filtração.
 c)	Peneiramento.
 d)	Decantação.
 
9.	Conforme algumas referências, o controle qualitativo realizado no processo de lodos ativados é realizado em função do predomínio das populações de microrganismos presentes. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Trachelophyllum (ciliado livre).
II- Vorticella micróstoma (ciliado pedunculado) e baixas concentrações de ciliados livres. 
III- Anelídeos do gênero Aelosoma.
IV- Filamentos.
( 3 ) Excesso de oxigênio dissolvido.( 2 ) Efluente de má qualidade.
( 1 ) Idade do lodo avançada.
( 4 ) Intumescimento do lodo ou bulking filamentoso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - IV - III - II.
 b)	II - III - IV - I.
 c)	III - II - I - IV.
 d)	IV - II - III - I.
 
10.	Para manter as condições ideais de vida no reator biológico de oxidação, alguns parâmetros devem ser levados em consideração. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para sobreviver, os microrganismos necessitam de uma faixa ótima de temperatura.
( ) As propriedades físicas do meio, a cinética das reações, a estrutura das enzimas e as funções básicas dos microrganismos são afetadas pela temperatura.
( ) Os microrganismos aeróbios são mais sensíveis a mudanças de temperatura que os anaeróbios.
( ) Em temperaturas inferiores a 10 °C, o processo anaeróbio torna-se menos ativo, inviabilizando o sistema, mesmo em efluentes com alto teor de carga orgânica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - F - V.
 b)	F - F - V - F.
 c)	V - F - V - F.
 d)	F - V - F - V.

Outros materiais