Buscar

AD1 CIÊNCIA POLITICA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Ciência Política
Nome da Atividade: Avaliação a distância 1
Nome da aluna: Estephany Moreira Pereira 
Pólo: Paracambi - RJ
Matrícula: 17113110109
UFF – Universidade Federal Fluminense
Durante muito tempo, os tipos de poder foram classificados de duas formas: A tipologia clássica que define as formas de poder de acordo com os fins, enquanto a tipologia moderna o define conforme os meios. 
Segundo a tipologia clássica — formulada por Aristóteles —, são os três tipos de poder existentes: poder paterno, é exercido no interesse do seu objeto de exercício — o filho; poder despótico, é exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse de quem o exerce, ou seja, do senhor; poder político, exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos. 
Aristóteles também divide as formas de governos em três categorias, que são: o governo de um só, o governo de poucos e o governo de muitos. Também define a boa forma do governo e a sua forma degenerada. Segundo Aristóteles o bom governo é guiado para satisfazer o interesse de todos —governantes e governados — podendo assim ser exercido por um só individuo, o rei, no caso da monarquia; por uma minoria, os melhores, no caso da aristocracia ou pela maioria, no caso da politeia, que significa o governo da pólis.
Já o mau governo é guiado para satisfazer o interesse dos governantes e que também pode ser exercido por um só individuo, pelo tirano, que governa para si e seus interesses em detrimento dos interesses dos governados, no caso da tirania; por uma minoria, os mais ricos, que exerce o poder em seu próprio interesse em detrimento dos interesses dos mais pobres que são a maioria, no caso da oligarquia ou pela maioria que exerce o poder em seu próprio interesse, em detrimento dos interesses da minoria, no caso da democracia.
No século XX, o pensador italiano Norberto Bobbio que se baseou em Weber, formulou a tipologia moderna das formas de poder. De acordo com Bobbio os poderes que formam essa tipologia são: o poder econômico, é exercido por todo aquele que, em um momento de escassez, se aproveitam da posses de bens considerados necessários para fazer com que aqueles que não o possuem agir de um certo comportamento que, pode ser, algum tipo de trabalho, por exemplo; o poder ideológico é baseado na influência que algumas ideias formuladas por pessoas que são revestidas de autoridade tem sob o comportamento dos seus comandados e o poder político, fundamentado na “posse dos
instrumentos através dos quais se exerce a força física,
isto é, através das armas de qualquer espécie e grau.”
(BOBBIO, 1984, p. 8).
Apenas o Estado exerce o poder politico na sociedade, exerce o poder quando o força a pagar impostos, cumprir leis, matar ou morrer. Nenhuma outra organização tem o poder de empregar a força sobre os indivíduos. O que diferencia o Estado do poder político de sindicatos, empresas e etc, é o uso da força que somente pode ser usada legalmente pelo Estado, os outros meios de poder políticos podem influenciar o estado através de suas ações, mas não exercer o poder político, ou seja, exercer a força de forma legitima que é exclusiva do Estado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais