Buscar

Enuciado e repostas das questões 11 e 12 comunicação e linguagem.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11
	Enunciado -
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Tendo por objetivo a melhoria de produto ou de serviços, a valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível com a confiança do mercado, a empresa pode investir para ser bem informada e para informar bem."
Como o sistema comunicacional de uma empresa está vinculado à criação e à manutenção dessa "imagem compatível com a confiança do mercado"?
Resposta Esperada -
A empresa, ao interagir com o meio externo, por meio de ações ligas ao marketing, por exemplo, acaba colocando a mostra seus valores. Assim, por meio da comunicação, uma empresa pode construir sua imagem e, ao mesmo tempo, manter sua posição de confiabilidade no mercado. Ao mesmo tempo, também por meio da comunicação, a imagem da empresa pode tornar-se desgastada, manchada, comprometendo seu posicionamento. Tudo depende do modo como a instituição organiza sua comunicação, pautando-se – ou não – em preceitos morais e éticos, que condizem com aquilo que o ambiente externo dela espera.
	12
	Enunciado -
Observe a seguinte informação:
"Como todo tipo de comunicação com um público, a comunicação empresarial não pode permanecer indiferente às mudanças tecnológicas. Ao contrário, deve recorrer ao arsenal de tecnologia à sua disposição para cumprir metas."
Em uma empresa, quais metas poderiam ser alcançadas, em termos de comunicação, com o auxílio das novas tecnologias?
Resposta Esperada -
É fato que as novas tecnologias propiciaram – e ainda o fazem – muitos avanços na área da comunicação, inclusive no campo empresarial. Em termos de metas, de alcance de resultados, com o auxílio de novas tecnologias, as empresas podem construir um sistema comunicacional muito mais ágil e eficiente, com a conexão de todos os integrantes da empresa de forma organizada, estruturada por meio de um sistema, por exemplo; os clientes também podem ser acessados com mais facilidade; a divulgação dos serviços/produtos da empresa pode ser aprimorada, enfim, os processos que envolvem a comunicação acabam ganhando novos contornos.

Outros materiais